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G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 1. Sociologia da Saúde |
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FUNÇÃO SOCIAL DO FISIOTERAPEUTA: IMPEDIMENTOS E APTIDÕES PARA A SUA INSERÇÃO NO PSF. |
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Emília Maria Medeiros de Andrade 1 (autor) emiliamaguela@bol.com.br | Ígor Almeida Rios Leite 1 (colaborador) igorfisiouepb@bol.com.br | Lucira Freire Monteiro 2 (orientador) freirel@uol.com.br |
| 1. Curso de Fisioterapia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB | 2. Depto. de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB |
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INTRODUÇÃO: A atual conjuntura em que se encontra a saúde brasileira, onde o PSF - Programa Saúde da Família - é o foco de todas as atenções e interesse dos demais profissionais de saúde que ainda não se encontram nele inseridos, o fisioterapeuta procura a sua inserção nesta ESF - Equipe Saúde da Família - para desenvolver suas habilidades. Impõe-se a necessidade de verificar em que medida o fisioterapeuta está apto a atuar no PSF. Considerando a sua formação, nosso propósito foi entender as exigências necessárias para a atuação do fisioterapeuta no PSF. Os resultados conseguidos permitem a UEPB e ao Curso de Fisioterapia repensar os valores tácitos nos conteúdos oferecidos ao corpo discente da instituição e a sua aplicabilidade. |
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METODOLOGIA: Estudo exploratório baseado no levantamento de informações que permitiram uma análise da realidade (quantificação e qualificação de dados sociais). Utilizando como recursos: a pesquisa documental do PSF através dos documentos do MS - Ministério da Saúde; a análise dedutiva, tendo como objeto as Leis de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Fisioterapia, para que se pudesse estudar o Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia da UEPB; a observação intensiva e extensiva foi direcionada aos alunos e professores. |
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RESULTADOS: A análise dos documentos do MS demostrou que a inserção dos profissionais precisa atender às necessidades da comunidade, esta, indicando que os mesmos possuam sensibilidade disposição e, principalmente, identificação com os princípios norteadores do PSF. A análise do Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia permitiu constatar que, a priori, atende às exigências das Diretrizes Curriculares da referida graduação. Para sua aplicabilidade, há uma demonstração de vazio entre a proposta pedagógica e a sua execução. |
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CONCLUSÕES: O Projeto Pedagógico atende os princípios das Leis de Diretrizes Curriculares do Curso de Fisioterapia, mas necessita que a instituição forneça maior infra-estrutura para a sua aplicabilidade, além de maior participação do corpo discente para promover ações que proporcionem o crescimento do curso. O PSF estabelece critérios que são excludentes e por isso, acaba não atendendo as reais necessidades da comunidade. A função social do fisioterapeuta ainda não é compreendida nem pelos promotores de ações de saúde pública, como, também, a própria Fisioterapia, estimulando uma alienação da população e não permitindo a contribuição da Fisioterapia para a melhoria da qualidade de vida de todos. |
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Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UEPB |
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Trabalho de Iniciação Científica |
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Palavras-chave: Qualificação Profissional; Função Social do Fisioterapeuta; PSF. |
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