| G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior | | PROJETO DE INSERÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA ESTUDANTES RECÉM INGRESSOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | | Veriana de Fátima Rodrigues Colaço 1 (orientador) verianac@uol.com.br | Alexandra Borges do Santos 2 (autor) xandaborges@yahoo.com.br | Jorge José Maciel Melo 2 (autor) jorgejmmelo@bol.com.br | Elton Lucas Soares 2 (autor) lucas@secrel.com.br | Eveline Dantas Nogueira 2 (autor) veve_nogueira@hotmail.com | Francisco. Pablo H. Aragão Pinheiro 2 (autor) pablo_pinheiro@zipmail.com | Kelen Gomes Ribeiro 2 (autor) kelengomesr@yahoo.com.br | Ticiana Santiago de Sá 2 (autor) ticianasantiago@yahoo.com.br | Jandson Ferreira da Silva 2 (autor) jverbena@hotmail.com | Ana Carolina Leão Martins 2 (autor) carolinaleao@hotmail.com |
| 1. Depto. de Psicologia, Universidade Federal do Ceará - UFC. | 2. Curso de Psicologia, Universidade Federal do Ceará - UFC. |
| | INTRODUÇÃO: Esse projeto se define como uma possibilidade de facilitar o processo de inserção dos estudantes recém-ingressos no curso de Psicologia da Universidade Federal Ceará, bem como de promover um intercâmbio de saberes e experiências. Tal empreita foi realizada em conjunto com a coordenação do curso, núcleos de extensão, centro acadêmico, estudantes e docentes. Assim, buscou-se construir um espaço para reflexões acerca da universidade pública, do curso em questão e sua eminente pluralidade de abordagens teórico-metodológicas, em suma, questões inerentes à Psicologia e a áreas afins. Acredita-se, também, que desta forma conseguimos cultivar uma relação mais próxima e profícua dos estudantes recém ingressos com a comunidade acadêmica na qual estavam inserindo-se. Consideramos este trabalho relevante por proporcionar, especialmente aos estudantes recém - ingressos, um maior contato com a Psicologia e com a vida acadêmica, fomentando discussões e incentivando a formação de um posicionamento crítico e atuante diante das múltiplas inovações e da diversidade de possibilidades que se apresentam com a entrada na universidade pública e, mais especificamente, no curso de Psicologia. | | METODOLOGIA: Para viabilizar aos estudantes recém - ingressos uma maior aproximação e conhecimento dos diversos equipamentos e setores da Universidade foram realizadas visitas orientadas a espaços como Restaurante Universitário, Bibliotecas, Setor Médico e Odontológico, Pró-Reitorias, Clínica de Psicologia, Museu, Teatro Universitário, Casa Amarela, Casa José de Alencar, entre outros. Associadas a este procedimento foram fomentadas reflexões acerca das questões relativas à Universidade Pública na atual conjuntura política e social através de debates e conferências. Diante da multiplicidade de abordagens características do conhecimento psicológico, apontamos como estratégia eficiente, além da utilização de seminários e apreciação de conteúdos formais, a promoção de um contato mais vivencial com temas pertinentes a essa área por meio de oficinas, nas quais utilizávamos artifícios como colagens, sensibilização através de filmes e músicas. Com o intuito de auxiliá-los em questões de ordem didática, de ordem burocrática e, ou, institucional trabalhamos com o apoio à matrícula, além da orientação metodológica de trabalhos curriculares. | | RESULTADOS: Nas visitas orientadas aos diversos setores e equipamentos da Universidade contamos com uma boa participação dos estudantes e percebemos que estes desenvolveram uma maior compreensão da dinâmica de funcionamento e da integração entre aqueles diversos espaços. Nas reflexões acerca da atual conjuntura e realidade da Universidade Pública, compreendemos que os estudantes mostraram-se bastante implicados com as problematizações suscitadas, bem como a questões institucionais referentes ao próprio curso de psicologia, tais como sua história, realizações e problemas. Produzimos também uma maior sensibilização dos estudantes em relação à multiplicidade tanto teórica quanto prática inerente à psicologia, de forma a mobilizá-los positivamente para a nova realidade de conhecimentos que estes têm acesso quando da entrada no Ensino Superior. Com a orientação da matrícula e a aos trabalhos curriculares observamos nos estudantes o desenvolvimento de um maior dinamismo para a lida com estas questões. Ressaltamos que estes resultados foram inferidos de avaliações e devolutivas feitas pelos professores envolvidos, além do uso de entrevistas e questionários de avaliação aplicados junto aos alunos. | | CONCLUSÕES: Em linhas gerais, percebemos uma maior integração dos estudantes com os espaços, processos e trâmites da universidade, além do desenvolvimento de uma maior criticidade diante das adversidades e possibilidades concernentes ao ensino superior. No decorrer das atividades realizadas, observamos por parte dos alunos a possibilidade de construção de uma maior autonomia através do intercambio de experiências e saberes. Compreendemos que o processo de inserção na Universidade mediado por nosso projeto desenvolveu-se de forma mais humana e participativa, favorecendo uma maior apropriação e integração entre os estudantes e os diversos parceiros que compartilharam conosco a construção deste projeto. | | Instituição de fomento: MEC/SESu - Programa de Educação Tutorial | | | | Palavras-chave: Projeto de Inserção Universitária; Recém-ingressos; Curso de Psicologia. |
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Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |