| G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras | | CASA SÃO BENEDITO/ NOSSA SENHORA DO LIVRAMENT - MT : ESPAÇO DE SOCIABILIDADE E RESISTÊNCIA NEGRA | | Antônio Eustáquio de Moura 1, 2 (autor) antomo@ig.com.br | Marilia da Conceição Reis de Moura 3 (colaborador) mariliadereis@yahoo.com.br | Deroni de Fátima Leite Mendes 4 (colaborador) deroni.mendes@bol.com.br | Mauro Ferreira Mendes 5 (colaborador) |
| 1. Departamento de Pedagogia, campus de Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT | 2. Doutorado em Ciências Sociais, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP | 3. Mestrado em História, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT | 4. Curso de Geografia, campus de Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT | 5. Curso de História, campus de Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT |
| | INTRODUÇÃO: A Casa São Benedito localizada na cidade de Nossa Senhora do Livramento/MT (á partir deste momento denominada apenas de Livramento), está situada à 40 Km de Cuiabá . É um espaço freqüentado principalmente por negros das áreas rurais e urbanas de Livramento para: 1 – rezar, fazer pedidos e promessas para São Benedito , santo negro considerado protetor dos negros (as); 2 – fazer consultas espirituais, receber conselhos e “benzeção” do Sr Cesário Sarat , chefe da Casa e “Pai de Santo”; 3 – participar de cerimônias de Umbanda; 4 – fazer consultas de saúde com o Sr Cesário que prepara e receita remédios de plantas; 5 – participar dos preparativos e da realização da Festa de São Benedito; 6 – alojamento de pessoas das comunidades rurais quando vão a cidade para resolver pequenos negócios, ida aos órgãos públicos, tratamentos de saúde etc. A Casa São Benedito, também, é o local onde se realiza a mais importante Festa de São Benedito do município de Livramento e sede do Grupo de Dança do Congo de Livramento, grupo este que juntamente com o de Vila Bela da Santíssima Trindade são os únicos existente em Mato Grosso e considerados umas das maiores manifestações da cultura negra matogrossense. | | METODOLOGIA: Os dados para a elaboração deste trabalho foram coletados através de pesquisa bibliográfica, em observação dirigida durante visitas à Casa São Benedito nos anos de 2000 a 2002 ; e entrevistas com o Sr Cesário Sarat da Silva (dirigente e líder espiritual da Casa São Benedito), com freqüentadores da Casa e antigos devotos de São Benedito. Utilizamos máquina fotográfica e gravador cassete como apoio a coleta de dados. | | RESULTADOS: A Casa São Benedito é estruturada em diversos espaços para realizar suas diferentes funções, tendo: 1- na entrada, a sala com o altar de São Benedito; 2 – área coberta utilizada pelo Sr Cesario para receber visitantes, umbandistas e devotos de São Benedito; 3 – sala onde se realizam as práticas e cerimonias de Umbanda; 4 – sala com remédios de raízes e plantas; 5 – residência do Sr Cesário contendo quarto e cozinha; 6 – alojamento para visitantes de fora, e dançantes da Dança do Congo; 7 – sanitários; 8 - área de cozinha ; 9 – área de serviço para a chegada de materiais para a Festa e entrada e saída opcional de pessoas.
O Sr Cesário com a ajuda de seus familiares e de antigos devotos da Casa e de São Benedito mantém o local e realizam a Festa de São Benedito, não recebendo nenhum apoio de órgãos públicos, ONGs e entidades negras, exceto pequena ajuda da Prefeitura de Livramento na época da Festa..
Atualmente a direção da Casa enfrenta inúmeras dificuldades como a falta de apoio de entidades publicas, de ONGS e de entidades negras; invisibilidade parcial nos meios de comunicação; o preconceito de parte da população de Livramento que consideram o local como de negros atrasados; a falta de institucionalização da casa que a impede de pleitear incentivos públicos de maior monta; venda do lote dos fundo da Casa o que causou fechamento da entrada dos fundos imprescindível para realização da festa; a inexistência de um sucessor oficial do Sr Cesário que está doente. | | CONCLUSÕES: A Casa São Benedito é um espaço fixo de sociabilidade , de religiosidade e da Cultura Negra em Livramento. Sendo um local de resistência cultura, estruturação da identidade étnica da população negra e de socialização das novas gerações de negros (as) principalmente pelo “currículo invisível” da Festa de São Benedito, Dança do Congo e das demais atividades da Casa. A Casa enfrenta uma serie de dificuldades advindas da carência de recursos e apoios oficiais e não oficiais e da necessidade de adaptações aos “novos tempos”. | | Instituição de fomento: CAPES/UNEMAT | | | | Palavras-chave: CASA SÃO BENEDITO/N. S.Livramento -MT; TERRITÓRIO NEGRO; CULTURA AFRO-BRASILEIRA. |
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Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |