| G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior | | SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO ATRAVÉS DO PROCESSO INTERDISCIPLINAR | | Rosivan Alves Nilander 1 (autor) rosivannilander@yahoo.com.br | Kirla Korina dos Santos Anderson 2 (autor) kirla7@hotmail.com | Adriana C. Salgado 3 (autor) adrianasalgado@ig.com.br | Anderson Siqueira Teodoro 4 (autor) engenharianewanders@bol.com.br | Joanna de Castro Magalhães 3 (autor) joannadcm@yahoo.com.br | Flávia Graciela de Alcântara 3 (autor) flavialcantara@yahoo.com.br | Fernanda Cristina Soares Silvino 3 (autor) fernanda_silvino@yahoo.com.br | Arthur Eugen Kummerle 5 (orientador) akummerle@hotmail.com | Wallace Pacienza Lima 6 (autor) wallaceplima@bol.com.br | Monique de Mattos Azevedo 7 (autor) niquemattos@hotmail.com |
| 1. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará - NAEA/UFPA | 2. Depto. de Sociologia, Universidade Federal do Pará - UFPA | 3. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | 4. Depto. de Engenharia Florestal, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ | 5. Depto. de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ | 6. Dpto. de Farmácia e Bioquímica, Universidade Severino Sombra - USS | 7. Depto. de Pedagogia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
| | INTRODUÇÃO: Historicamente, os Cursos de Graduação que integram as universidades têm buscado uma aproximação mais efetiva entre alunos e instituição, porém percebe-se que esta aproximação não tem garantido o conhecimento necessário acerca daquilo que a universidade faz, oferece e do que realiza. É nesse sentido que acadêmicos que participaram da 55ª Reunião Anual da SBPC, em Recife, justificam este trabalho o qual reside na necessidade de proporcionar a integração entre os diferentes Cursos de Graduação e, sobretudo, promover uma forma diferente de divulgação dos seus trabalhos de Iniciação Cientifica para a sociedade. Assim, as informações relativas ao fazer profissional das diversas áreas do conhecimento, possibilitarão uma proximidade e integração entre acadêmicos, se tornado importante, garantindo desde então a socialização do conhecimento referente ao ensino, a pesquisa e a extensão praticados nas Instituições de Ensino Superior do país. | | METODOLOGIA: A metodologia do trabalho privilegiou atividades tais como: apresentação dos seus projetos de pesquisa um para com outros, com a devida explicação dos termos técnicos, apresentando os principais resultados, dificuldades e conclusões, bem como visitas ao campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e aos centros respectivos das ciências como um todo. Também foi realizado um café de confraternização, em que foram discutidos os usos do termo interdisciplinar de forma mais prudente, pois o que geralmente acontece sob este nome, consiste, na verdade, em ações multidisciplinares que não se desenvolvem sob um nível de interação voltado para a transformação efetiva do homem e da realidade. Não buscam "derrubar as cercas" epistemológicas, socioculturais, políticas, econômicas, etc. visando com isso tornar claros direitos, deveres dos universitários. | | RESULTADOS: O Processo Interdisciplinar ora desenvolvido buscou trabalhar a situação do saber científico na contemporaneidade, destacando a importância da interação das ciências, as quais passam hoje por uma situação de crise generalizada necessitando de uma reflexão profunda sobre suas categorias, sobre a relação com seus objetos, e sobre o saber que é gerado. Na verdade, este processo questiona a separação absoluta entre ciência e filosofia (e vice-versa), separação esta que impede a compreensão das problemáticas internas, do enraizamento histórico e principalmente da função social do saber científico; modelo da racionalidade técnica, cujos perigos (riscos de grande conseqüência) assustam a humanidade neste século. | | CONCLUSÕES: Após o término das atividades realizou-se uma avaliação da proposta de integração através da socialização do conhecimento ora produzido, destacando a relevância dos mesmos e a necessidade de garantia de uma prática permanente de forma interdisciplinar. Nesse sentido, percebemos a necessidade de discussão também da transversalidade, concebido como eixo fundamental para o entendimento da interdisciplinaridade e tendo como modos de se trabalhar o conhecimento na busca de uma reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar. Com efeito, a interdisciplinaridade fornece elementos para uma visão mais ampla e adequada da realidade, que tantas vezes aparece fragmentada pelos meios de que dispomos para conhecê-la e não porque o seja em si mesma. | | | | Trabalho de Iniciação Científica | | Palavras-chave: Socialização; Conhecimento; Interdisciplinaridade. |
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Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |