| G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural | | PARTICIPAÇÃO, FAMÍLIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO UNIVERSO DE UMA ESCOLA FAMÍLIA DA FUNDAÇÃO MARIANENSE DE EDUCAÇÃO. | | Paula Inácio Coelho 1, 2 (autor) paula_inacio@yahoo.com.br | Celma Gomes de Oliveira 2 (autor) harthyoliveira@bol.com.br | Lourdes Helena Silva 2, 3 (orientador) lhsilva@mail.ufv.br | Apolliane Xavier Moreira dos Santos 1, 2 (colaborador) apollianexavier@yahoo.com.br | Eliana Aparecida Gonsaga 1, 2 (colaborador) gonsaga2001@yahoo.com.br |
| 1. Graduanda do Depto. de Educação, Universidade Federal de Viçosa - UFV | 2. Pesquisadora do Depto. de Educação, UFV, Viçosa/MG | 3. Profa. Dra. do Depto. de Educação - UFV |
| | INTRODUÇÃO: As Escolas Família Agrícola (EFAs) têm como proposta implementar um modelo alternativo de formação para o jovem do campo, a partir de um processo de reflexão/ação dos agricultores sobre a sua realidade social, cultural e política. São experiências inovadoras que têm buscado em nossa sociedade, entre outros, afirmar o princípio de participação das famílias no meio escolar. Neste contexto, o presente estudo buscou analisar os níveis e modalidades desta participação, a partir das representações sociais dos atores envolvidos na Escola Família Agrícola de Jequeri. Especificamente, realizou-se a caracterização do processo de participação das famílias na dinâmica de implantação da referida escola, além da identificação e análise das representações sociais dos seus atores sobre escola, educação e participação. Privilegiou-se, nesta etapa, as representações dos atores envolvidos diretamente com a Fundação Marianense de Educação, entidade mantenedora da Escola Família. | | METODOLOGIA: Como estratégia metodológica foi utilizado o estudo de caso, sendo o trabalho de campo realizado em duas etapas: uma de natureza exploratória e outra mais sistemática de coleta de dados. Na fase exploratória, com a utilização de fontes documentais e entrevistas, foi realizada a reconstituição da trajetória histórica da escola e, na fase sistemática de coleta de dados, através de entrevistas semi-estruturadas, foram identificadas as representações sociais presentes no universo dos seus atores. Para análise dos dados, recorremos aos procedimentos técnicos da Análise de Conteúdo proposto por BARDIN (1993). | | RESULTADOS: Através da análise dos dados identificamos que a participação das famílias na implantação da EFA foi fruto de um acordo entre a Fundação Marianense de Educação e os agricultores. Estes poderiam cultivar em uma parte do terreno destinado à construção da EFA, com a condição de que estivessem envolvidos na implantação da escola. Neste sentido, a participação das famílias limitou-se à prestação de serviços para a construção das dependências físicas da Escola Família Agrícola de Jequeri. O conjunto das análises indica, também, que a Fundação Marianense de Educação, pelo seu próprio contexto histórico de criação e pelos princípios políticos que vem orientado suas ações, concebe a EFA como um instrumento de evangelização e propagação dos valores da doutrina católica. Quanto à participação das famílias na escola, as análises revelaram um modelo de participação da Fundação Marianense de Educação ancorado na idéia de trabalhar junto, de convergência de princípios e ideais, indicando a presença de um nível de participação formal, indireta, em que as ações do sujeito não afetam o poder de decisão. | | CONCLUSÕES: As análises e comparações dos resultados indicam que o nível de envolvimento das famílias na Escola Família Agrícola de Jequeri apresenta uma relação com as representações sociais que orientam a prática da Fundação Marianense de Educação. A EFA é considerada um espaço de formação religiosa, e como tal, a presença de posicionamentos que venham em direção contrária aos seus princípios, são considerados ameaçadores, na medida que podem vir a desestruturar essa hegemonia ideológica. Assim, uma participação que implica democratização das decisões políticas da Escola Família Agrícola de Jequeri poderia abalar a ideologia doutrinária da Fundação, abrindo espaço para questionamentos e intervenções nas práticas educacionais e políticas implementadas. | | Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | | Trabalho de Iniciação Científica | | Palavras-chave: Pedagogia da Alternância; Participação; Fundação Marianense de Educação. |
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Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |