| G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia | | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PERFÍS PROFISSIONAIS E COMPORTAMENTO DE EVASÃO NO CURSO SUPERIOR | | Helton Rocha Campos 1 (autor) helton.rocha.campos@ig.com.br | Anna Edith Bellico da Costa 1, 2 (autor) abellico.bhz@terra.com.br |
| 1. Comissão Permanente de Avaliação UFMG-PROGRAD | 2. Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte |
| | INTRODUÇÃO: O estudo analisou as representações sociais que alunos ingressantes no ensino superior tinham em relação aos profissionais formados na área do curso que pretendiam fazer e identificou a existência de perfis diferenciados dessas representações por parte daqueles que ainda permaneciam no curso escolhido, após oito semestres, e daqueles que evadiram ao longo desse mesmo período. | | METODOLOGIA: Pesquisa longitudinal, em follow-up, de uma amostra inicial de 619 estudantes que ingressaram na UFMG através dos vestibulares de 1996 e 1997.Foi realizada análise correlacional das representações sociais quanto às características pessoais do profissional formado no curso escolhido por 541 sujeitos (87,4%) não evadidos e por 78 sujeitos (12,6%) que vieram a evadir-se dos 45 cursos oferecidos pela Universidade utilizando-se como critério permanência/evasão. INSTRUMENTAL: 12 questões de um questionário de expectativas e experiências, tipo Likert, com cinco opções de resposta, aplicado no momento do ingresso na UFMG, abordando-se os sujeitos amostrados na fila do registro acadêmico, antes do primeiro contato com o curso escolhido. Essas questões descreviam características pessoais, positivas associadas ao profissional formado no curso no qual o aluno se matricularia, correspondendo às representações sociais estereotípicas: grande inteligência, opiniões e idéias originais, capacidade de fazer amigos, vinculação com a família, entusiasmo pelas pessoas e por um ideal, interesse em estudar as matérias vinculadas ao exercício profissional, responsabilidade social, inspirar confiança, ser seguro de si, êxito profissional associado á profissão e sentimentos mais fortes que a razão. Esta escala apresentou coeficiente de consistência interna a=0,80. As respostas foram correlacionadas com o critério evasão. | | RESULTADOS: a)As representações sociais estereotípicas relativas à grande inteligência, opiniões e idéias originais, capacidade de fazer amigos, vinculação com a família, entusiasmo pelas pessoas e por um ideal, interesse em estudar as matérias vinculadas ao exercício profissional, responsabilidade social, inspirar confiança, ser seguro de si, êxito profissional associado à profissão, sentimentos mais fortes que a razão correlacionaram-se fortemente, correlação de até r= 0,80, ora positiva ora negativa, e significativamente (p>0,05) com o critério evasão em determinados cursos; b) as representações sociais estereotípicas relativas a inspirar confiança, ser seguros de si conseguir êxito profissional, possuir sentimentos mais fortes que a razão não obtiveram correlações significativas (p>0,05) com o critério evasão; c)alunos de cursos dentro de uma mesma área de conhecimento apresentam perfis diferentes com relação às representações sociais, assim como cursos de áreas diferentes apresentam algumas representações sociais em comum. | | CONCLUSÕES: Determinadas representações sociais estereotípicas estão fortemente e significativamente correlacionadas com o critério evasão. Diferenças encontradas entre cursos de uma mesma área de conhecimento sugerem a necessidade de analisar a situação / perfil de cada curso separadamente sob pena de perder informações importantes sobre o aspecto analisado. Recomenda-se considerar tais diferenças quando da definição de políticas educacionais de incentivo ao ingresso e à permanência do estudante no ensino superior, e em ações preventivas de evasão neste nível de ensino. | | | | | | Palavras-chave: comportamento de evasão; representação social; profissionais. |
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Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |