| G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 1. Antropologia da Religião | | RELIGIOSIDADE E SIMBOLISMO: A FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO EM SÃO LUIS DO MARANHÃO. | | Leandra Melo Lima 1 (autor) leandralima@bol.com.br | Andrea Joana Sodré de Sousa 1 (autor) | Karlene Carvalho Marinho 1 (autor) | Suellem Gardênia Santos Bastos 1 (autor) | Maristela de Paula Andrade 1 (orientador) saudadem@elo.com.br |
| 1. Depto. de Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Maranhao - UFMA |
| | INTRODUÇÃO: Durante o período que transcorre entre 28 de maio e 8 de junho, o Estado do Maranhão se volta para os festejos, entre os quais está presente a Festa do Divino Espírito Santo. Esse período, marcado por tradições imersas em um "mundo" de símbolos e religiosidade, alcança níveis altos de difusão midiática no Estado. Esta investigação procurou analisar a relação entre os devotos do Divino Espírito Santo e a adoção de símbolos, tais como: a pomba branca, a bandeira, o mastro, materializando, assim, a expressão dessa devoção. Este trabalho procura saber como vem se dando essa relação de "troca simbólica" entre devotos e entidade | | METODOLOGIA: Para a análise das informações coletadas na Festa do divino Espírito Santo, em São Luis-MA, em 2002, utilizamos como base teórica conceitos propostos por Marcel Mauss, relativos à importância de símbolos e à idéia de totalidade por ele defendida, procurando relacionar os estudos do autor com o culto ao Divino Espírito Santo. Inicialmente, foram realizadas visitas aos locais de festa. Em seguida, foram entrevistados integrantes e participantes que programam e compõem a Festa. | | RESULTADOS: Depois dos estudos realizados observamos que a motivação principal da realização da festa é a religião, gerando nos devotos um sentimento de responsabilidade para com a entidade cultuada, devida justamente à "reciprocidade simbólica", pois se os mesmos não cumprem suas responsabilidades devocionais, a idéia de laço quebrado com o Divino é tão fundamental que se passa a crer que se está sob maldição. Para tais devotos, qualquer violação às regras que regem a realização do ritual, com toda a sua simbologia, traz malefícios. Enfim, vê-se que as noções morais e religiosas são as dominantes em tais festas. | | CONCLUSÕES: Nota-se que toda a organização da Festa do Divino baseia-se em crenças religiosas e que a construção dos símbolos servem para acentuar e, de certa forma, materializar seu caráter sagrado. Deve-se destacar, ainda, o encadeamento das ações dos participantes que obedecem a uma tradição, sendo esta expressa de várias maneiras: roupa, comidas, dança, entoação de ladainhas, entre outros que não podem ser vistos separadamente, mas como um todo. | | | | Trabalho de Iniciação Científica | | Palavras-chave: Divino; Espirito Santo; festa. |
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Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |