| G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental | | EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EM SAÚDE: A DENGUE COMO DESAFIO | | Danielle Grynszpan 1 (autor) danielle.grynszpan@terra.com.br | Camilo Pinto 1 (colaborador) camilo@ioc.fiocruz.br | Marcelo Aranda 1 (colaborador) educambaranda@ibest.com.br | Luciana Ribeiro 1 (colaborador) lucianar@ioc.fiocruz.br | Angela C. Castilho 1 (colaborador) acast@ioc.fiocruz.br |
| 1. Departamento de Biologia, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz |
| | INTRODUÇÃO: Esta pesquisa é parte de um projeto maior denominado “ABC na Educação Científica – Mão na Massa” porque está voltado para a melhoria da alfabetização científica, contando com o apoio da Academia Brasileira de Ciências. Muitas vezes são as escolas que sinalizam ao sistema de saúde sobre surtos epidêmicos e, no caso de doenças reemergentes, como a dengue, ressalta-se mais ainda o papel da educação, já que esta pode contribuir para diminuir as taxas de reinfecção. Nosso desafio maior é trabalhar a questão da saúde em uma perspectiva ambiental, por intermédio de uma parceria entre educadores, profissionais da área da didática das ciências e cientistas do campo da virologia e entomologia. Buscamos desenvolver materiais associados a estratégias educacionais próprias, voltados para uma questão ligada ao contexto de alguns municípios do interior fluminense: a dengue. | | METODOLOGIA: Foi aplicado, em uma amostra de professores públicos fluminenses, um questionário que buscava identificar seus conhecimentos, opiniões e crenças sobre a transmissão da dengue, o que é vital para a compreensão de sua possibilidade de identificar problemas, analisar situações e propor soluções para ações concretas. Os resultados coletados serviram de base à elaboração de um protótipo de material educacional que visa colaborar para uma postura mais investigativa entre os estudantes. O material vem sendo testado por professores públicos de diversas coordenadorias estaduais de ensino, dentro de um sistema avaliativo específico, a fim de ser aprimorado. | | RESULTADOS: O principal resultado, até o momento, foi a elaboração de um protótipo de material denominado "ABC Dengue", associado a uma metodologia de intervenção, que busca estimular a construção compartilhada do conceito de saúde como um processo dinâmico e intermitente de busca de qualidade de vida. Outro aspecto importante do material é que visa a superação do enfoque etiopatológico que está na base da visão reducionista, que leva a culpar unicamente os mosquitos pelo recrudescimento dos casos urbanos, prejudicando uma compreensão mais global ligada ao desequilíbrio ambiental e social, que se coaduna com o paradigma da promoção da saúde. | | CONCLUSÕES: As conclusões são ainda parciais, visto que o material e a metodologia estão em fase de teste. De todo modo, vale enfatizar que, desde já, ele vem demonstrando eficácia com relação à percepção, entre os alunos, da relação entre condições ambientais e o aparecimento de enfermidades. Esse aspecto é essencial, na medida em que temos notado que a saúde vem sendo, ainda, tratada na escola de forma descontextualizada. Outro ponto importante é que os alunos estão tendo a oportunidade de estabelecer vínculos diversos e variados, na medida em que o material permite diversas respostas para um mesmo desafio. Por fim, cabe destacar que a aplicação do material vem favorecendo, também o desenvolvimento da expressão oral e escrita em função da intesificação das interlocuções entre pares iguais e desiguais, isto é, alunos entre si e estes com os professores e medidadores que acompanham o processo. | | Instituição de fomento: Academia Brasileira de Ciências e Consulado Francês no Rio de Janeiro | | | | Palavras-chave: Dengue; Meio ambiente; Saúde coletiva. |
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Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |