A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE ATRAVÉS DA MÚSICA

Murilo da Costa Ferreira

 

 

O processo histórico de formação de nossa cultura afetou as mentalidades e os costumes africanos da população negra brasileira, no que diz respeito à relação entre a escrita e oralidade. Reteremos este propósito no âmbito que se inicia no “terreiro” até a formação das denominadas escolas de samba.

O primeiro ambiente, o terreiro, circunscreve-se o uso da tradição voz, uma arte que se baseia nas técnicas do encaixe, da combinação de certo modo improvisada, da colagem, sem autentificação individualizada, portadora dos anseios da coletividade. Com a introdução da escrita e sua absorção pelo contingente afrodescendente brasileiro, expressa-se à distância que o homem parece tomar para consigo, seu afastamento do próprio corpo, sua desconfiança, até sua vergonha dos contatos diretos, tendência contrariada sem cessar, mas dominante no universo das escolas de samba.

Assim,devemos recuperar os espaços mutilados pela exclusão social revitalizando o uso das linguagens musicais na construção da subjetividade dos afrodescendentes.

 


Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004