PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM E PROGRAMAS
COMPUTADORIZADOS.
Maria
Martha Costa Hübner
(Universidade
de São Paulo)
A tecnologia assistiva envolve a
aplicação do computador enquanto uma condição de ensino, criada pelos próprios
educadores para ensinar. As máquinas de ensinar de Skinner (1972), a linguagem Logo
e todos os programas comportamentais de ensino de leitura, escrita, habilidades
numéricas, gramaticais são exemplos recentes.O computador é, assim, parte das condições de ensino ou, em algumas
vezes, toda a condição de ensino aplicada com um aprendiz. Toda no sentido que
é somente através do computador que as instruções são dadas, que as respostas
são emitidas e as conseqüências liberadas. O fato destas
condições estarem sendo realizadas através de um computador não o torna
uma panacéia para a correção dos problemas que tínhamos antes de sua invenção e
nem tão pouco o torna uma entidade “causal “ ou uma instrumento bom em si
mesmo.O computador comporta um programa,
um “software” e é este, em suas características,
que vai definir se as condições de ensino computacionais são adequadas ou não
ao que se pretende. Assim, a aplicação de recursos computacionais na abordagem
comportamental, para ser eficaz, deveria englobar um adequado manejo de
contingências de reforçamento. As máquinas de ensinar de Skinner englobam os
princípios básicos deste manejo, dentre eles: intercâmbio entre o
programa e o aluno, 100% de acertos para prosseguir, inicío com material no
nível dos alunos, maximização do acerto, feedback imediato.É provável
que não seja possível uma análise geral do efeito do computador na educação,
mas sim análises específicas de “programas informatizados”. A avaliação de
alguns “softwares” será, neste sentido,
apresentada, tanto no tocante ao valor computacional (flexibilidade,
manutenibilidade, documentação, “feedback” imediato, avaliação do
aprendizado, recursos sonoros, uso de Ilustrações, portabilidade, robustez
técnica, como do ponto de vista dos princípios de aprendizagem aplicados.
Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |