BIOCOMBUSTÍVEIS: A GRANDE ALTERNATIVA PARA O BRASIL

 

Expedito José de Sá Parente Júnior (1)

 

(1) TECBIO - Tecnologias Bioenergéticas Ltda.

Rua Prof. Rômulo Proença, s/n. Bloco A, Galpão 01 - PARTEC/NUTEC

Campus do Pici. 60455-970, Fortaleza, BRASIL

expeditojr@tecbio.com.br

 

 

 

A natureza tem se oferecido como fonte das energias necessárias para a manutenção de sua flora e fauna, onde se insere o Homem. Todas essas energias têm origem no Sol, salvo energias de fonte nuclear ou naquelas baseadas no movimento dos planetas. Dos diversos tipos de recursos energéticos, o da biomassa aparece como a forma mais viável de armazenamento da energia solar.

A presença dos alimentos, rações e adubos, junto com os combustíveis da biomassa; encontra justificativa considerando que, da mesma forma que os combustíveis são os alimentos das máquinas, os alimentos e as rações são, respectivamente, os combustíveis dos homens e dos animais, e os adubos são os combustíveis ou alimentos das plantas. Este binômio combustível/alimento induz ao entendimento lógico de Sistemas Integrados de Produção de Energia da Biomassa (ou Bioenergia).

O presente trabalho propõe sistemas bioenergéticos integrados para a produção de alimentos, biocombustíveis e especialidades químicas, visando o desenvolvimento social e econômico endógeno em diversos cenários brasileiros, todos com grandes potencialidades e motivações sociais urgentes.

            No mais, na presente conferência será apresentada uma análise comparativa entre a indústria do petróleo e a indústria da biomassa. Face ao grande interesse atual em torno do biodiesel, as discussões serão centradas nesse biocombustível, tratando, inclusive, sobre seus aspectos técnicos, tecnologias de produção existentes, questões econômicas e seu status atual no Brasil e no Mundo.


Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004