TECNOLOGIA ASSISTIVA: PESQUISAS BÁSICAS E APLICADAS
Celso Goyos
(Universidade Federal de
São Carlos)
A Tecnologia Assistiva tem produzido inúmeras e
verdadeiramente significativas contribuições para o avanço no atendimento de
pessoas com necessidades educativas especiais.
De particular interesse, dadas as condições sócio-históricas do país,
encontram-se os avanços na área educacional.
A interface da Análise Comportamental com a tecnologia computacional tem
permitido, particularmente, um avanço extraordinário nas pesquisas sobre as
bases dos comportamentos de leitura e escrita.
As aplicações práticas na área de ensino de habilidades acadêmicas e
correlatas para crianças, jovens e adultos, sem e com necessidades educativas
especiais são verdadeiramente promissoras.
As pesquisas têm analisado os comportamentos envolvidos em leitura e
escrita como relações complexas entre estímulos e entre estímulos e
respostas. Elas têm mostrado também que o repertório de leitura e escrita são independentes mas que
podem ser inter-relacionados em redes de relações para facilitar a análise e
compreensão do fenômeno e para aplicações práticas. As pesquisas nos mostram que o repertório
básico de leitura pode ser desenvolvido a partir de relações entre estímulos
auditivos e visuais, através de discriminações condicionais introduzidas por
meio de tarefas de escolha de acordo com o modelo. É também conhecido que, a depender de quais
relações são diretamente ensinadas, outras tantas emergem sem qualquer treino
adicional, permitindo uma economia grande de ensino. Com algumas modificações de procedimento, a
escrita é ensinada de forma análoga, assim como é possível ensinar língua de
sinais. Essas características estão
sendo introduzidas em programas educativos informatizados. A interface entre Análise Comportamental e a
tecnologia computacional tem também permitido avançar nesses desenvolvimentos
com a introdução de recursos, tais como reconhecimento de fala e vídeo, que
possibilitam analisar e ensinar repertórios comportamentais cada vez mais
sofisticados, com aplicações práticas diretas nas áreas de educação,
psicologia, fonoaudiologia, etc.
Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |