TECNOLOGIA ASSISTIVA: PESQUISAS BÁSICAS E APLICADAS

Celso Goyos

(Universidade Federal de São Carlos)

 

A Tecnologia Assistiva tem produzido inúmeras e verdadeiramente significativas contribuições para o avanço no atendimento de pessoas com necessidades educativas especiais.  De particular interesse, dadas as condições sócio-históricas do país, encontram-se os avanços na área educacional.  A interface da Análise Comportamental com a tecnologia computacional tem permitido, particularmente, um avanço extraordinário nas pesquisas sobre as bases dos comportamentos de leitura e escrita.  As aplicações práticas na área de ensino de habilidades acadêmicas e correlatas para crianças, jovens e adultos, sem e com necessidades educativas especiais são verdadeiramente promissoras.  As pesquisas têm analisado os comportamentos envolvidos em leitura e escrita como relações complexas entre estímulos e entre estímulos e respostas.  Elas têm mostrado também que o repertório de leitura e escrita são independentes mas que podem ser inter-relacionados em redes de relações para facilitar a análise e compreensão do fenômeno e para aplicações práticas.  As pesquisas nos mostram que o repertório básico de leitura pode ser desenvolvido a partir de relações entre estímulos auditivos e visuais, através de discriminações condicionais introduzidas por meio de tarefas de escolha de acordo com o modelo.  É também conhecido que, a depender de quais relações são diretamente ensinadas, outras tantas emergem sem qualquer treino adicional, permitindo uma economia grande de ensino.  Com algumas modificações de procedimento, a escrita é ensinada de forma análoga, assim como é possível ensinar língua de sinais.  Essas características estão sendo introduzidas em programas educativos informatizados.  A interface entre Análise Comportamental e a tecnologia computacional tem também permitido avançar nesses desenvolvimentos com a introdução de recursos, tais como reconhecimento de fala e vídeo, que possibilitam analisar e ensinar repertórios comportamentais cada vez mais sofisticados, com aplicações práticas diretas nas áreas de educação, psicologia, fonoaudiologia, etc. 

 


Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004