ESPAÇO SOCIAL
PLANEJADO E HETEROGENEIDADE SOCIAL
Prof. Dr. Brasilmar
Ferreira Nunes
Departamento de Sociologia
Universidade de Brasília
SOL/UnB
A partir de dados do censo de 2000 do IBGE faremos uma
discussão sobre a lógica de ocupação do espaço no DF tentando compreender como,
em uma sociedade de mercado, o planejamento urbano esbarra em limites bastante
objetivos de concretização de propostas.
De fato, entre a lógica racional do planejamento e a lógica
do mercado temos impasses muitas vezes de difícil discernimento. Mas o resultado
é que, considerando o caráter socioeconômico da sociedade brasileira, o padrão
de urbanização que vivenciamos é, por natureza, heterogêneo e de difícil
controle formal.
A questão essencial que deveria ser colocada como ponto para
reflexão seria a de se perguntar se em se urbanizando a população se tem
melhores condições de inserção social ou, de fato, se esse fenômeno de
urbanização termina por secularizar a exclusão.
Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |