ESPAÇO SOCIAL PLANEJADO E HETEROGENEIDADE SOCIAL

 

Prof. Dr. Brasilmar Ferreira Nunes

Departamento de Sociologia

Universidade de Brasília

SOL/UnB

 

 

A partir de dados do censo de 2000 do IBGE faremos uma discussão sobre a lógica de ocupação do espaço no DF tentando compreender como, em uma sociedade de mercado, o planejamento urbano esbarra em limites bastante objetivos de concretização de propostas.

 

De fato, entre a lógica racional do planejamento e a lógica do mercado temos impasses muitas vezes de difícil discernimento. Mas o resultado é que, considerando o caráter socioeconômico da sociedade brasileira, o padrão de urbanização que vivenciamos é, por natureza, heterogêneo e de difícil controle formal.

 

A questão essencial que deveria ser colocada como ponto para reflexão seria a de se perguntar se em se urbanizando a população se tem melhores condições de inserção social ou, de fato, se esse fenômeno de urbanização termina por secularizar a exclusão.

 

 


Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004