1. Tipos de Resumos / Apresentação
Podem ser submetidos resumos de trabalhos científicos de estudantes de graduação da UFLA, das instituições parceiras UFJF, UFSJ, UNIFEI, UNIFAL-MG e UFV e de alunos do ensino médio do Programa BIC Júnior.
Todos os resumos submetidos e aceitos serão programados para apresentação na forma de pôster.
Ressaltamos que a presença dos orientadores na apresentação dos trabalhos é indispensável, estando a renovação ou a concessão de nova bolsa condicionada a essa participação.
2. Resumos que "não" serão aceitos
Não serão aceitos pela coordenação do evento ou pelo revisor da área o resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir:
- Resumo com mais de 6 (seis) autores (contando o orientador);
- Simples descrição de projeto, intenção de trabalho ou trabalho sem resultados;
- Resumo de revisão bibliográfica;
- Trabalho que não se caracterize como pesquisa científica;
- Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.;
- Resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso).
3. Inscrição do autor
a) Para enviar um resumo é necessário que pelo menos um dos autores pague a taxa de inscrição e se inscreva até dia 18 de agosto.
b) Apenas um dos autores deverá enviar o resumo. Sugerimos que a inscrição para submissão do resumo seja feita pelo autor que, possivelmente, apresentará o pôster. O autor/apresentador deverá estar inscrito e com o crachá da inscrição durante o evento.
c) Atenção: O autor que enviar o resumo é legalmente responsável por todo o seu conteúdo (incluindo área, título, nomes dos autores, instituições etc.). A SBPC é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado por qualquer meio de comunicação da reunião (programa, certificado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor ou orientador.
d) Quantidade de resumos/apresentações: cada inscrição permite enviar até 3 (três) trabalhos. Após preencher a Ficha de Inscrição, o autor deve submeter os resumos acessando o Módulo dos Inscritos.
e) Todos os autores que desejam receber o certificado de participação devem fazer a inscrição por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição, efetuar o pagamento do boleto e apresentar o pôster. Entretanto, cada resumo deve ser enviado apenas uma vez pelo 1º autor. O resumo não deve ser enviado em duplicidade pelos autores.
4. Prazo de submissão do resumo
Inscrições online com submissão de resumos: até dia 18 de agosto.
Atenção:
O resumo submetido não poderá ser alterado nem substituído pelos autores para reavaliação. A inscrição não será cancelada e não haverá devolução do valor pago. O inscrito cujo resumo for recusado permanecerá inscrito na reunião, mas não poderá apresentar o trabalho nem alterar ou substituir o resumo.
6. Programação do pôster e publicação do resumo
A partir do dia 15 de setembro os autores deverão consultar, no site, a data de apresentação do pôster.
Apenas os trabalhos apresentados na Sessão de Pôsteres terão os resumos publicados nos Anais/Resumos no site da SBPC. Constará ISSN nessa publicação.
7. Configurações e preparação do resumo
a) Prepare o resumo em um editor de texto com fonte Arial, tamanho 10.
b) O resumo deve conter até 2.500 caracteres.
c) O resumo deve ser escrito em português e conter exclusivamente texto.
d) Não deve haver no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações; tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados podem ser colocados no pôster, se for o caso). Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso.
e) Atenção: Antes que o resumo seja enviado, sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, dos campos do resumo (incluindo área, título, nomes dos autores e demais dados). Não será possível corrigir o resumo após seu envio. Os dados serão publicados exatamente como forem enviados. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido.
8. Como enviar o resumo
a) Antes de enviar o resumo é necessário:
- Ler as Normas de Inscrição, Normas de Envio de Resumo e Normas do Pôster;
- Fazer a inscrição de um dos autores, com a taxa de inscrição paga dentro do prazo.
Após o pagamento o inscrito deverá aguardar entre 01 e 03 dias úteis para a SBPC efetivar sua inscrição. Apenas após esse procedimento será liberado no "Módulo dos inscritos" a opção para enviar o resumo.
- Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez;
- Ter preparado e revisado o resumo de acordo com as normas.
b) Passo a passo para o envio:
- Abra o resumo preparado no editor de textos;
- Acesse o "Módulo dos Inscritos" e clique em "Envio de resumo";
- No formulário online que se abrirá, preencha cada campo com a respectiva informação solicitada;
- Importante: sempre que o campo permitir, copie (CTRL C) e cole (CTRL V) as informações do resumo do "editor de textos" para o "formulário online" para evitar erros de digitação e quedas de rede;
- Se o formulário online ficar muito tempo aberto sem navegação, automaticamente será desconectado por questões de segurança;
- Após preencher todos os campos será possível conferir os dados antes de finalizar o envio.
c) Após enviar o resumo, acesse o seu Módulo de Inscrição e verifique se o resumo está disponível em seu módulo.
|