REALIZAÇÃO

Normas do Envio de Resumo

1. Tipos de Resumos / Apresentação

Podem ser submetidos resumos de trabalhos científicos de estudantes de graduação da UFLA, das instituições parceiras UFJF, UFSJ, UNIFEI, UNIFAL-MG e UFV e de alunos do ensino médio do Programa BIC Júnior.

Todos os resumos submetidos e aceitos serão programados para apresentação na forma de pôster.

Ressaltamos que a presença dos orientadores na apresentação dos trabalhos é indispensável, estando a renovação ou a concessão de nova bolsa condicionada a essa participação.

2. Resumos que "não" serão aceitos

Não serão aceitos pela coordenação do evento ou pelo revisor da área o resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir:

- Resumo com mais de 6 (seis) autores (contando o orientador);

- Simples descrição de projeto, intenção de trabalho ou trabalho sem resultados;

- Resumo de revisão bibliográfica;

- Trabalho que não se caracterize como pesquisa científica;

- Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.;

- Resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso).

3. Inscrição do autor

a) Para enviar um resumo é necessário que pelo menos um dos autores pague a taxa de inscrição e se inscreva até dia 18 de agosto.

b) Apenas um dos autores deverá enviar o resumo. Sugerimos que a inscrição para submissão do resumo seja feita pelo autor que, possivelmente, apresentará o pôster. O autor/apresentador deverá estar inscrito e com o crachá da inscrição durante o evento.

c) Atenção: O autor que enviar o resumo é legalmente responsável por todo o seu conteúdo (incluindo área, título, nomes dos autores, instituições etc.). A SBPC é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado por qualquer meio de comunicação da reunião (programa, certificado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor ou orientador.

d) Quantidade de resumos/apresentações: cada inscrição permite enviar até 3 (três) trabalhos. Após preencher a Ficha de Inscrição, o autor deve submeter os resumos acessando o Módulo dos Inscritos.

e) Todos os autores que desejam receber o certificado de participação devem fazer a inscrição por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição, efetuar o pagamento do boleto e apresentar o pôster. Entretanto, cada resumo deve ser enviado apenas uma vez pelo 1º autor. O resumo não deve ser enviado em duplicidade pelos autores.

4. Prazo de submissão do resumo

Inscrições online com submissão de resumos: até dia 18 de agosto.

Atenção:
O resumo submetido não poderá ser alterado nem substituído pelos autores para reavaliação. A inscrição não será cancelada e não haverá devolução do valor pago. O inscrito cujo resumo for recusado permanecerá inscrito na reunião, mas não poderá apresentar o trabalho nem alterar ou substituir o resumo.

6. Programação do pôster e publicação do resumo

A partir do dia 15 de setembro os autores deverão consultar, no site, a data de apresentação do pôster.

Apenas os trabalhos apresentados na Sessão de Pôsteres terão os resumos publicados nos Anais/Resumos no site da SBPC. Constará ISSN nessa publicação.

7. Configurações e preparação do resumo

a) Prepare o resumo em um editor de texto com fonte Arial, tamanho 10.

b) O resumo deve conter até 2.500 caracteres.

c) O resumo deve ser escrito em português e conter exclusivamente texto.

d) Não deve haver no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações; tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados podem ser colocados no pôster, se for o caso). Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso.

e) Atenção: Antes que o resumo seja enviado, sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, dos campos do resumo (incluindo área, título, nomes dos autores e demais dados). Não será possível corrigir o resumo após seu envio. Os dados serão publicados exatamente como forem enviados. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido.

8. Como enviar o resumo

a) Antes de enviar o resumo é necessário:

- Ler as Normas de Inscrição, Normas de Envio de Resumo e Normas do Pôster;

- Fazer a inscrição de um dos autores, com a taxa de inscrição paga dentro do prazo.

Após o pagamento o inscrito deverá aguardar entre 01 e 03 dias úteis para a SBPC efetivar sua inscrição. Apenas após esse procedimento será liberado no "Módulo dos inscritos" a opção para enviar o resumo.


- Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez;

- Ter preparado e revisado o resumo de acordo com as normas.

b) Passo a passo para o envio:

- Abra o resumo preparado no editor de textos;

- Acesse o "Módulo dos Inscritos" e clique em "Envio de resumo";

- No formulário online que se abrirá, preencha cada campo com a respectiva informação solicitada;

- Importante: sempre que o campo permitir, copie (CTRL C) e cole (CTRL V) as informações do resumo do "editor de textos" para o "formulário online" para evitar erros de digitação e quedas de rede;

- Se o formulário online ficar muito tempo aberto sem navegação, automaticamente será desconectado por questões de segurança;

- Após preencher todos os campos será possível conferir os dados antes de finalizar o envio.

c) Após enviar o resumo, acesse o seu Módulo de Inscrição e verifique se o resumo está disponível em seu módulo.