Sobre o evento Inscrição Programação Sala de imprensa Contato
|
MC-02 - CAPACITAÇÃO PARA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM "MOODLE" - Professora: Marizete Silva Santos (UFRPE) - Ementa: Introdução a educação a distância. Ambientes de aprendizagem. Definição de Moodle. Acesso ao Moodle. Atividades e recursos. Prática (chat, fórum, áudio/vídeo, questionários, tarefa entre outros). MC-03 - CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA EM RESERVATÓRIOS DO SEMI-ÁRIDO - Professores: Mario de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão (UNIVASF) e Gertrudes Macário de Oliveira (UNEB) - Ementa: Extensão territorial das secas: causas e conseqüências. Regimes climáticos do Nordeste. Sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas no Nordeste. El Niño e secas no semi-árido. Freqüência de veranicos durante a estação chuvosa. Condições climáticas e as altas taxas de evaporação. Importância de medidas e estimativas precisas da evaporação para o planejamento eficiente do uso da água armazenada em açudes. Ações para amenizar os efeitos e melhorar a convivência com a seca. MC-04 - ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADO PARA O ENSINO MÉDIO NO VALE DO SÃO FRANCISCO - Professores: Télio Nobre Leite e Helinando Pequeno de Oliveira (UNIVASF) - Ementa: Mecânica Clássica - Experimentos e simulações. Eletromagnetismo - Fundamentação teórica e experimentos para o ensino médio. Contextualizando a teoria da relatividade para o ensino médio. MC-05 - ESPÉCIES DE PEIXES PARA EXPLORAÇÃO NO VALE DO SÃO FRANCISCO - Professor: Fábio Meurer (UNIVASF) - Ementa: em breve. MC-06 - ESTATÍSTICA PARA TODOS - Professora: Lisbeth Kaiserlian Cordani (SBPC) - Ementa: Objetivo: oferecer capacitação aos professores do ensino médio em conceitos básicos de Probabilidade e Estatística, através de atividades consistentes, reprodutíveis em sala de aula, sem excesso de formalismo matemático. A abordagem inclui discussões e exemplos práticos em torno de grandes eixos: incerteza e variabilidade, estimação e análise de dados. MC-07 - HORTA ESCOLAR E ECOALFABETIZAÇÃO: TRANSFORMANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - Professora: Marília Regina Costa Castro Lyra (CEFET/PE) - Ementa: A proposta se enquadra no Programa da UNESCO para a década vigente que é trabalhar a Educação voltada para o Desenvolvimento Sustentável. O uso da horta escolar como recurso educacional pode ser um meio para alcançar esse objetivo. O minicurso pretende tornar o professor capaz de despertar interesse nas crianças pelo cultivo de hortaliças visando à aquisição de conhecimentos ligados às diversas disciplinas do currículo escolar. MC-08 - MANEJO DE IRRIGAÇÃO COM BASE NAS RELAÇÕES ÁGUA, SOLO E ATMOSFERA - Professor: Luís Fernando de Souza Magno Campeche (CEFET-Petrolina) - Ementa: Objetivos: Gerais - Capacitar técnicos e profissionais quanto aos conhecimentos básicos gerais, as bases técnicas, os meios didáticos para disseminação de conhecimento, bem como os instrumentos legais para o manejo da irrigação. Específicos - Mostrar, de modo simples e direto, e para técnicos agrícolas e agrônomos atuantes no setor produtivo agrícola, como as informações do solo, planta, clima e sistema de irrigação podem ser úteis ao manejo de irrigação. MC-09 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA - Professor: Joston Simão de Assis (EMBRAPA) - Ementa: Metodologia científica - Conceituações. Natureza humana, conhecimento e saber. Os níveis do conhecimento. A ciência e suas implicações. Formas de conceituação da ciência, natureza objetivos e funções. Ciência e Técnica. O método científico, teoria e lei científica. Os processos do método científico. A pesquisa nas ciências agrárias. Elaboração de um projeto de pesquisa. A pesquisa bibliográfica. Redação científica. MC-10 - PLANTAS MEDICINAIS: RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CIENTÍFICO - Professor: Jackson Roberto G. S. Almeida (UNIVASF) - Ementa: Como os nossos estudos partem sempre de uma planta com indicação da medicina popular, é importante falar da relação entre o conhecimento empírico e o científico. O objetivo desses estudos é comprovar em laboratório o uso popular de uma determinada espécie de planta. Segundo esse critério, chamado de etnofarmacológico, economiza-se tempo na pesquisa de novos fármacos, pois já se sabe a indicação de uma determinada planta. Além disso, busca-se correlacionar o uso popular, com as classes de constituintes químicos presentes nessas plantas e, principalmente com a atividade farmacológica apresentada por elas. MC-11 - PRINCÍPIOS DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM: CONCEITOS E APLICAÇÕES - Professor: Gerson Yukio Tomanari (USP) - Ementa: Princípios de comportamento e aprendizagem. Determinantes ontogenéticos e culturais do comportamento. Unidades básicas de análise comportamental: o papel dos eventos ambientais antecedentes e conseqüentes. Análise de contingências comportamentais: aspectos aplicados ao contexto educacional. Motivação. Desenvolvimento de repertórios e avaliação da aprendizagem. MC-12 - PRODUÇÃO DE MEL DE ABELHAS INDÍGENAS - Professor: José Maurício Dias Bezerra (UFMA) - Ementa: Importância da Meliponicultura para o Desenvolvimento Sustentável. Os Hymenoptera. O desenvolvimento da cria. Diferenciação das castas. Arquitetura do ninho. Implantação do Meliponário. Colméia MarThi. Meliponário Gaiola – Modelo MauBez. Escrituração do Meliponário. Revisão de colônias. Manejo das colônias. Alimentação artificial. Multiplicação de colônias em colméias caboclas e racionais. MC-13 - PRODUÇÃO E MICROPROPAGAÇÃO DE FLORES TROPICAIS - Professoras: Rogéria Mendes do Nascimento (UFRPE) e Joselita Cardoso de Souza (UNEB) - Ementa: Histórico e importância de flores tropicais para o estado de Pernambuco. Origem e botânica das principais espécies produzidas no Brasil. Sistemas de propagação e técnicas para produção das plantas tropicais. Colheita e tratamento pós-colheita das flores tropicais. MC-14 - A TESE FREYRIANA: CONCEITOS E REPRESENTAÇÃO DE REGIÃO - Professor: Josemir Camilo de Melo (UFPB) - Ementa: O Nordeste tem sido apresentado como região natural, segundo cientistas e administração pública. Este tipo de Representação da realidade tem levado as políticas públicas a resultados inócuos diante da vulnerabilidade, principalmente porque os recursos são destinados dentro de uma lógica de Representação que não condiz com a realidade. A pretensão é (des)construir o conceito de Região e suas implicações na prática metodológica de abordagem da realidade. MC-15 - EDUCAÇÃO AMABIENTAL: VÁRIOS OLHARES E VÁRIAS PRÁTICAS - Professora: Karen Adami Rodrigues (UFAC - Campus Floresta) - Ementa: As discussões sobre educação ambiental, através de vários olhares e práticas, demonstram que é possível se pensar numa política de educação ambiental que favoreça o envolvimento mais amplo de todas as pessoas e vise a influenciar suas vidas e de suas comunidades de forma permanente. OF-01 - AUTOMAÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA IRRIGAÇÃO - Professores: Francisco Luiz dos Santos (UNICAP) e Helinando Pequeno de Oliveira (UNIVASF) - Ementa: Noções de estruturas para irrigação e hidroponia. Sensores de umidade. Válvulas solenóides. Temporizadores. Introdução ao funcionamento de microcomputadores IBM-PC. (arquitetura de portas). Introdução rápida a uma linguagem de programação adequada. Montagem de um robô (braço articulado comandado pelo computador). MS-QBasic básico: teoria e prática. Porta paralela padrão do IBM-PC (teoria e prática). Noções de Servomotores PWM. Noções de motores de passo. OF-02 - CONTROLE QUÍMICO DE QUALIDADE DA ÁGUA - Professor: Fabiano de Almeida Marinho (CEFET-Petrolina) - Ementa: Determinação da dureza total da água, com o objetivo de determinar o teor de cálcio e magnésio, expresso em termos de CaCO3, determinação da alcalinidade da água, com o objetivo de determinar as espécies iônicas responsáveis pela alcalinidade... OF-03 - EDUCAÇÃO SEXUAL - Professoras: Maria de Fátima Alves Aguiar Carvalho e Margaret Olinda de Souza Carvalho (UNIVASF) - Ementa: em breve. OF-04 - ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE - Professores: Manoel Messias e Eric Cristóvão Araújo (UNIVASF). - Ementa: em breve. OF-05 - QUALIDADE DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO - Professores: Marcelo da Silva Batista e Carlos Wagner (UNIVASF) - Ementa: A oficina consiste na avaliação da qualidade da água do Rio São Francisco através de abordagens teórica e prática. Serão realizadas análises bacteriológica (Coliformes totais) e físico-química (Fosfato, Nitrato, Turbidez, Oxigênio Dissolvido, Temperatura.
|