02.07.2007
Alunos do ensino médio e fundamental da rede pública de Belém e Abaetetuba (PA) vão participar da 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - que ocorrerá este ano em Belém, entre os dias 8 e 13 de julho - de uma maneira bem diferente e descontraída: vão fazer a comunicação radiofônica do evento. Esses estudantes fazem parte do projeto Rádio na Escola, uma iniciativa da TIM, empresa de telefonia celular que financia projetos sócio-educativos através do programa TIM música na escola.
Conceição Baía, coordenadora de projetos sociais da TIM, em Belém, informa que desde 2003 o “TIM música na escola” financia projetos sociais como o Rádio na Escola e o Brincadeiras Musicais em mais oito capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Cuiabá e Manaus. A empresa garante a compra dos equipamentos para montagem dos estúdios de rádio e também dá o treinamento técnico, periódico, para os alunos aprenderem desde o manuseio dos equipamentos até a elaboração das pautas de programação.
Os alunos da Escola Municipal Maria Luiza, em Belém, estão empolgados com a idéia de fazerem a programação radiofônica da 59ª Reunião Anual. Pode-se dizer, em certa medida, que a “equipe mirim” de produção já é entrosada e experiente, pois há dois anos eles colocam, diariamente, a Rádio Maria Luiza no ar. “A gente entra no ar todo dia, duas vezes por dia, sempre na hora do intervalo de aula, e a gente fala de tudo: histórias, cantigas, brincadeiras, informação e todo mundo da escola gosta de ouvir a gente”, conta a aluna Jéssica da Silva, 15 anos. Os alunos da escola Maria Luiza dizem que já estão preparando uma programação especial para a Reunião Anual da SBPC, com muita informação e entretenimento.
O que é a reunião anual da SBPC
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência reúne representantes de todas as áreas da ciência brasileira desde 1948, quando foi fundada em São Paulo com o objetivo de defender o avanço científico e tecnológico do país e o seu desenvolvimento educacional e cultural. A reunião anual é a oportunidade dessa comunidade se manifestar sobre questões fundamentais para a independência e desenvolvimento econômico nacionais. Todos os anos, ela é realizada em diferentes pontos do país, com o objetivo de ampliar o debate para todos os Estados, com a participação de 83 sociedades e associações científicas.
Milhares de pessoas, incluindo cientistas, professores, estudantes e outros interessados participam desses encontros que desempenham duas funções importantes. A primeira é servir de ponto de encontro e unidade dos cientistas do país, tratando tanto de temas estritamente acadêmicos como dos problemas mais gerais que afetam a atividade científica. O segundo é mais geral, ou seja, discutir as grandes questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o país como um todo.
A primeira reunião da SBPC, realizada em outubro de 1949, realizado em Campinas, interior de São Paulo, reuniu 104 participantes. Este ano são esperados aproximadamente 15 mil participantes.
*O credenciamento de imprensa poderá ser feito pelo site da Reunião Anual da Universidade Federal do Pará (http://www.sbpc.ufpa.br).
SBPC - Assessoria de Imprensa Maristela GarmesTel. 11 3259 2766www.sbpcnet.org.br
|