64ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Opera |
Entre arte e cultura: usos e significados do conceito de performance no Teatro e na Antropologia |
Rita de Cássia Souza Cruz 1 Luciana Hartmann 1,2 |
1. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes - UnB 2. Profa. Dra./ Orientadora - Departamento de Artes Cênicas - UnB |
INTRODUÇÃO: |
Este projeto iniciou-se no ano de 2009 como um breve estudo do panorama histórico do grupo Cacuriá Filha Herdeira da cidade de Sobradinho – DF e desdobrou-se por meio desta pesquisa adentrando a história da tradição da Dança do Cacuriá em Brasília e localizando seu início no Maranhão até chegar à análise da atual situação do grupo Cacuriá Filha Herdeira. Tal manifestação folclórica estudada como teatralidade e utilizando-se de elementos performáticos e espetaculares mostra-se expressivamente, apresenta-se para um público, dotada de indumentária, coreografia e repertório específico. |
METODOLOGIA: |
Por meio do levantamento do histórico do grupo através de materiais de divulgação antigos, apresentações em festivais, fotos, vídeos, arquivos e matérias de sítios virtuais e a relação com seu estado de origem, o Maranhão , além de registros de ensaios e apresentações destaco a preparação corporal dos dançarinos e a transmissão da tradição marcada nos corpos dançantes como eixo desta pesquisa. Dessa forma, como finalidade, proponho a observação do grupo em questão e de outros grupos de Cacuriá para posteriormente tentar identificar métodos de condução dos ensaios e apresentações que possam fornecer princípios corporais que permitam servir como preparação e treinamento para atores em outros processos que não a dança. |
RESULTADOS: |
No Cacuriá, não só os corpos transparecem aquilo que de singular aparece, mas a maneira em que se dispõe ao público, a forma com que se vestem como interagem uns com os outros e até mesmo como se preparam para dançar. Em alguma medida conseguimos visualizar que os corpos dançantes, a partir da observação, apreensão e vivência de outras danças, transparece essas outras tradições já existentes, mas transformadas. Esses corpos foram registrando e mostrando o que era característico do Cacuriá, o que só nele encontramos o que só ele tem a oferecer. Percebido isso, os corpos experientes repassam aos jovens “o jeito da dança”, o que a identifica. Isso gera após certo tempo uma identificação que localiza a dança; por esse motivo seus brincantes conscientemente prezam por manter a corporeidade do Cacuriá preservada em memória corporal, em consequência os ensaios com novos membros exige uma organização dos ensaios e posteriores apresentações em virtude das necessidades que aparecem, localizáveis pela demanda física, demanda do público, dos próprios dançarinos em relação a renovação de repertório, o formato em que ele será apresentado. Não pretende ser inflexível, é apenas um caminho traçado de maneira a preservar suas características de manifestação expressiva. |
CONCLUSÃO: |
O resultado previsto nesta pesquisa concentra-se especialmente em localizar a transmissão da tradição marcada nos corpos dos dançarinos e a partir daí colher materiais que possam subsidiar a elaboração de um sistema de condução de ensaios em fase de pré-expressividade e que permita fornecer princípios corporais que servirão como preparação e treinamento para atores em outros processos que não a dança. Em dada fase deste estudo o grupo Cacuriá Filha Herdeira passou por momentos de dispersão onde o acompanhamento dos ensaios e a aproximação à prática foi impossibilitada. Dessa maneira onde se esperava aplicar esses métodos em outras situações houve um retardo nessa fase conclusiva. Assim o que se pretende é um plano de exercícios que têm em comum com essa manifestação o entendimento de que existe um estado de transposição da realidade que emerge em momentos de extrapolação do cotidiano – a teatralidade reflete o meio em que ela foi gerada. |
Palavras-chave: Teatralidade, Cacuriá, Treinamento. |