64ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
DESEMPENHO DA REDE PLC INDOOR NOS LABORATÓRIOS DA ENGENHARIA ELÉTRICA
Paulo Henrique Corrêa de Morais 1
Haroldo Benedito Tadeu Zattar 2
1. Estudante do curso de graduação em Engenharia Elétrica, PET Elétrica – UFMT
2. Prof. Dr./ Orientador – Depto. de Engenharia Elétrica – UFMT
INTRODUÇÃO:
Com o aumento de programas com capacidade de processamento cada vez mais pesados para tráfego de dados, voz, vídeo e imagens vem requisitando novas tecnologias para trafego de dados a alta velocidade. De modo a interligar em rede de alta velocidade os computadores dos diversos laboratórios da engenharia elétrica da UFMT este trabalho propõe mostrar uma solução com a utilização da tecnologia PLC (Power Line Communication). Esta tecnologia utiliza a rede de energia elétrica já disponível para o acesso a internet a velocidade de até 1 Gbps. As pesquisas que serão mostradas têm por finalidade avaliar o desempenho da rede PLC quando empregado nos laboratórios de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso Campus Cuiabá, na presença de diversos tipos de ruídos provocados por diversos equipamentos tanto laboratoriais como equipamentos presentes no nosso cotidiano.
METODOLOGIA:
Foram realizadas medidas de modo analisar o desempenho da rede PLC nos laboratórios de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso Campus Cuiabá. Para o análise do desempenho da rede PLC foi utilizado adaptadores PLC com taxa de transmissão de 200 Mbps, faixa de operação de 2 MHz até 34 MHz; dois filtros para bloquear os ruídos na rede elétrica sem alterar as características do sinal de entrada; 2 notebooks; um osciloscópio de 60 MHz modelo DSO3062A da marca Agilent e um analisador de espectro. Na rede elétrica de 127 V AC 60 Hz os adaptadores são ligados com e sem filtro junto aos equipamentos de cada laboratório. Ao estabelecer a comunicação entre os dois adaptadores são transmitidos arquivos simultâneos de um notebook para outro e para medir a eficiência da rede PLC foi utilizado o Commtraffic 3.1 software de analise simultânea e o próprio Gerenciador de Tarefas do Windows na aba REDES. As medidas foram realizadas nos laboratórios de Circuitos I, Eletricidade e Magnetismo, Conversão de Energia, Eletrônica, Medidas Elétricas, Maquinas Elétricas e laboratório de Telecomunicações.
RESULTADOS:
Foram analisados todos os laboratórios individualmente observando o desempenho da rede sem a presença do filtro apenas com alimentação fornecida pela rede elétrica do laboratório em questão, constatamos uma eficiência bastante baixa. Com a utilização do filtro verificamos que houve um aumento na eficiência da rede PLC. Ao ligarmos os equipamentos presentes nos laboratórios diretamente a rede elétrica onde estão ligados os adaptadores PLC notou-se uma variação na transmissão de dados devido ao ruído gerado pelos equipamentos juntamente com os ruídos externos já existentes na rede elétrica. Analisando os dados obtidos verificamos instrumentos como varivolts, lâmpadas incandescentes, transformadores, motores proporcionam uma grande queda no desempenho da rede PLC.
CONCLUSÃO:
Perante as pesquisas realizadas, conclui-se que a utilização dos filtros para a rede PLC pode inibir o efeito do ruído no canal de transmissão possibilitando assim uma alta taxa de transferências de dados. Entretanto é necessário estudar mecanismos para diminuir ainda mais a influência dos ruídos externos causados por qualquer tipo de equipamentos na rede elétrica, ou seja, há necessidade de desenvolver filtros de melhor qualidade. Observou-se também que no laboratório de maquinas a eficiência da rede PLC foi à menor de todos os outros, nos mostrando que equipamentos que possuem escovas deterioraram o sinal PLC. Com tudo a Tecnologia PLC pode ser uma solução viável para a comunicação entre os laboratórios ou até mesmo para acionamento dos equipamentos a longas distancias. Como trabalho futuro esta sendo realizadas pesquisas com filtros PLC de ordens maiores para ver qual a condição de filtro mais próximo do ideal para redes indoor e redes industriais.
Palavras-chave: PLC Indoor, Redes, Laboratórios.