64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PARAÍBA: SUAS INSTITUIÇÕES E SEUS DOCENTES EM DISCUSSÃO
Roseane Barros da Silva 1
Severino Santino do Nascimento Neto 1
Lívia Tenorio Brasileiro 2
1. Curso de Licenciatura em Educação Física – UEPB
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Educação Física – UEPB
INTRODUÇÃO:
O estudo é parte constitutiva do projeto temático: Produção científica em Educação Física no nordeste do Brasil: os impactos do sistema de pós-graduação - região Sudeste - na produção de docentes, mestres e doutores e na implementação da pesquisa nas instituições formadoras da região Nordeste (CHAVES-GAMBOA; SÁNCHEZ GAMBOA; TAFFAREL, 2009). O projeto originou-se da pesquisa: Epistemologia da Educação Física – EPISTEF: a produção científica na Educação Física nos Estados do Nordeste (CHAVES, 2005; SÁNCHEZ GAMBOA, 2007). A necessidade de atualização e ampliação do estudo apresenta nossos objetivos: consolidar o banco de dados já existente e identificar os pesquisadores (mestres e doutores) que atuam na região nordeste do Brasil, com ênfase no Estado da Paraíba; realizar balanços da produção valendo-se de matrizes científicas já desenvolvidas no campo da epistemologia e história da ciência; identificar tendências temáticas e teórico-metodológicas; e identificar as contribuições dessa produção na formação profissional e na consolidação da pesquisa nas instituições formadoras da região. A proposta tomará, ainda, como base os indicadores oferecidos pela CAPES sobre o sistema de pós-graduação para identificar o impacto no Nordeste, onde há apenas dois cursos (UPE/UFPB e UFRN).
METODOLOGIA:
Para alcançar nossos objetivos junto ao projeto temático delimitamos: - Informações referentes aos pesquisadores (mestres e doutores) que atuam nos 08 cursos de Educação Física registrados nas 05 IES da Paraíba e 01 instituição de ensino a distância, e o levantamento das pesquisas por eles produzidas; - Informações referentes à caracterização das pesquisas produzidas, identificando: os programas de pós-graduação onde as pesquisas são defendidas; os grupos de pesquisa que vinculam os pesquisadores; as tendências teórico-metodológicas; as problemáticas abordadas e sua relação com a região nordeste; os resultados obtidos e seus desdobramentos na produção científica das instituições onde atuam; - Informações referentes às condições da produção no contexto dos cursos de pós-graduação e do desenvolvimento da pesquisa científica da Educação Física no Brasil e o impacto que o sistema nacional de pós-graduação, particularmente na área da Educação Física tem na região nordeste. O projeto geral será desenvolvido em três anos, tendo iniciado no ano de 2009 com a equipe de coordenação geral e ampliado, junto a equipe no Estado da Paraíba, e demais estados do nordeste, a partir de 2010. Em 2011 finalizamos a primeira etapa da pesquisa.
RESULTADOS:
Para atualizar os dados sobre os Cursos de Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, existentes na região, recorremos ao sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a Educação Superior no Brasil - eMEC. Neste reconhecemos a existência de 88 IES que possuem cursos de Educação Física nos 09 estados do Nordeste, sendo 05 (5,68%) na Paraíba, além desta temos 01 da região Centro-Oeste com um curso à distância. Destas 03 são públicas (UFPB, UEPB, UNB), 03 privadas (UNIPÊ, FMN, FIP), que totalizam 08 ocorrências de cursos, sendo 05 licenciaturas e 03 bacharelados. No que diz respeito ao corpo docente foram catalogados 134 registros por produção de mestrado (M), doutorado (D) e pós-doutorado (PD), assim repete-se nomes na planilha, que expressam: 15 docentes UEPB, 24 UFPB, 12 FMN, 11 FIP e 19 UNB, não sendo disponibilizados os dados da UNIPÊ. Distribuídos em: 12D - 14M na UEPB; 17D - 23M - 03PD na UFPB; 02D - 12M na FMN, 02D - 11M na FIP; 18D - 18M - 02PD na UNB, destes foram encontrados 124 produções via currículo lattes. Registra-se que essas produções são oriundas, em sua maioria, de programas da Educação Física, seguido dos programas da Educação e outras da área das Ciências Humanas e da Saúde. Identifica-se uma concentração no tema Atividade Física e Saúde.
CONCLUSÃO:
O cenário do Estado da Paraíba indica um crescimento necessário de cursos, mas que a rede pública (federal e estadual) não tem dado conta, desta forma as instituições privadas assumem este papel, bem como começa a ter intervenção de cursos à distância. Observamos o crescimento da titulação dos docentes, isto indica um avanço na qualificação do corpo docente que deve se refletir na qualificação da formação da área, porém ainda há docentes com nível de especialização. No que diz respeito a IES de pós-graduação temos, como indicam os estudos anteriores, que a concentração ainda se faz presente na região Sudeste e alguns casos no exterior, porém poucos casos na região nordeste. A produção dos mestres e doutores analisada apesar de apresentar uma concentração no tema Atividade Física e Saúde, ganha uma difusão em outros temas, tais como: Escola, Recreação de Lazer, Políticas Públicas, Comunicação e Mídia, Memória, Corpo e Cultura. Na segunda etapa da pesquisa identificaremos por onde passa esta produção, reconhecendo suas tendências teórico-metodológicas.
Palavras-chave: Educação Física, Produção de Conhecimento, Paraíba.