64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
A INDISCIPLINA DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO EM JI-PARANÁ, RONDÔNIA |
Claudia Liége Santana Silva 1,3.5 Adalberto Alves da Silva 1,4 Max Fabrício Falone Varelo 1,3,5 Mailon Aguimar de Lima 1,3,5 Ana Quiovett Nascimento 1,2 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO 2. Profa. Esp./ Orientadora 3. Granduando em Licenciatura em Química 4. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico 5. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID |
INTRODUÇÃO: |
O problema da indisciplina em sala de aula em todas as escolas têm sido sem dúvida, uma das maiores preocupações existentes entre os educadores em todo o Brasil. O mais importante é descobrir onde e como o problema se manifesta, para então, se encontrar soluções e tentar amenizar o quanto antes a situação. A escolha do assunto a indisciplina dos alunos do ensino médio na escola pública partiu da observação do cotidiano escolar e das inúmeras queixas dos profissionais de uma escola pública sobre a necessidade de estudar o problema da indisciplina em sala de aula, a fim de buscar conhecimentos e possíveis intervenções para a efetivação do ensino e da aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho é através de uma pesquisa quali-quantitativa, fazer uma análise dos fatores responsáveis pela indisciplina em sala de aula. |
METODOLOGIA: |
O estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira situado no município de Ji-Paraná, região central do estado de Rondônia. Essa pesquisa é caracterizada como um estudo explicativo e descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa. A amostra compreende 45 alunos e 12 professores atuantes no ensino médio da unidade escolar citada acima. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários e entrevistas. |
RESULTADOS: |
A partir dos dados coletados, foram citados pelos professores como principais atos como indisciplinares na escola: merendar na sala de aula 08%,negar a participação da aulas 10%, desrespeito com os professores 12%, sair no corredor na mudança de professor 22%,dispersão 23% ,conversas paralelas durante a aula 25% .Quanto aos alunos identificou-se que eles efetuam relações com “comportamentos” como definição para a indisciplina. Entretanto, a mesma é compreendida, como desrespeito aos professores e colegas e às regras da unidade escolar. Cerca de 45% dos alunos reconhecem uma relação de causa e efeito entre indisciplina e dificuldades de aprendizagem, ou seja, o aluno indisciplinado terá maiores dificuldades em aprender e concentrar-se em suas atividades,apenas para um menor número de 18%,a consideração da indisciplina como um comportamento independente da aprendizagem. Quanto às medidas adotadas pela escola para resolver os problemas de indisciplina, os alunos afirmam que as mesmas são restritas a recursos coercitivos e a punição das manifestações dos alunos, poucas são as tentativas de se verificar o que realmente é a causa destas manifestações e qual sua real ligação com o contexto escolar ou com os procedimentos pedagógicos adotadas neste contexto. |
CONCLUSÃO: |
O trabalho de investigação que realizamos veio comprovar de que a indisciplina apresentada no cotidiano escolar é um dos principais fenômenos geradores de inúmeras dificuldades, sejam elas, relacionadas às relações professor e aluno, entre alunos, entre direção e alunos. Este fato vem se agravando de tal forma que nem a escola e nem a família conseguem driblar o problema. Outro aspecto observado na escola investigada se refere à necessidade de um maior trabalho integrado e constante entre escola e a família, não apenas no momento em que há algum problema com o aluno, pois dessa forma, a relação apenas se desgasta e não é possível encontrar soluções para as dificuldades, mas que a escola possa contar com a família como efetiva parceira em todos os momentos,também precisam ser revistos para que as mudanças se dêem de forma eficaz. É preciso continuar investindo na melhoria da qualidade do ensino em nossas escolas, para isso é fundamental o maior interesse das políticas públicas na educação, incentivando a formação e aperfeiçoamento do quadro docente, realizando melhorias do espaço físico das escolas, além de contar com a participação efetiva da família e da comunidade. |
Palavras-chave: Ensino Médio, Sala de Aula, Prevenção. |