64ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica |
CRIATIVIDADE & INOVAÇÃO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL AO SÉCULO XXI |
Nelinha Almeida Moreira 1 Giselly Lima da Silva 1 Valéria Epifânio da Silva 1 Ygor Angelim do Carmo 1 Maria da Glória Vitório Guimarães 2 |
1. Depto. de Administração, Faculdade de Estudos Sociais - UFAM 2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Administração, FES - UFAM |
INTRODUÇÃO: |
Inicialmente, o projeto foi elaborado para a VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (2009), tendo como objetivo apresentar o processo de industrialização no mundo, oferecendo aos alunos da rede pública, a partir do sétimo ano do ensino fundamental, conhecimentos importantes referentes à Revolução Industrial e suas implicações na vida do ser humano. Diante da repercussão e aceitabilidade do projeto inicial, o mesmo foi reformulado pela equipe organizadora, passando a vislumbrar o público de nível superior, com intuito de disseminar informações acerca dos processos de inovação e criatividade como elementos impulsionadores da produtividade e da lucratividade, de forma a desenvolver os acadêmicos e suas respectivas redes de conhecimento. O projeto teve como público escolhido os graduandos da Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM). |
METODOLOGIA: |
O projeto é aplicado em formato de minicurso para um público alvo de cerca de trinta expectadores. Além da apresentação oral sobre a relevância da criatividade e da inovação como elementos que agregam valor ao trabalho, são utilizados cartazes com fotografias autoexplicativas e vídeos que evidenciam a evolução do ambiente coorporativo do início do século XX até o século XXI, com destaque para a exibição dos filmes Tempos Modernos, protagonizado por Charles Chaplin, e Patch Adams: o Amor é Contagioso, com Robin Williams. Por fim, os participantes são incentivados a socializarem e discutirem os conhecimentos adquiridos na oficina, por meio de dinâmicas de grupo e de uma pequena competição de perguntas e respostas para a verificação da aprendizagem obtida após a participação na oficina. |
RESULTADOS: |
Nas duas apresentações do projeto constatou-se um significativo interesse e envolvimento dos alunos com o conteúdo ministrado, potencializando transformações positivas no ambiente educacional, estimulando novos saberes e suprindo as carências por informações. Entre o público juvenil, participante da VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas, as atividades lúdicas despontaram como principal facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Já entre os alunos de graduação da FESPM, além da aceitabilidade das atividades de dinâmicas de grupo, a metodologia da exibição dos filmes também mostrou-se satisfatória, na medida em que incitou condições para debate e exposição de dúvidas. Consequentemente, após a aplicação da oficina o corpo discente manifestou muita satisfação em relação à temática discutida, apresentando novas informações e percebendo pontos até então obscuros. |
CONCLUSÃO: |
Verificou-se que a aplicação do projeto tem contribuído positivamente à formação, interpretação e análise crítica dos participantes, independentemente do seu nível de ensino, resultando em transformações positivas e grandes desenvolvimentos para a carreira profissional e acadêmica de todos. Ademais, a presente atividade de extensão contribuiu para a conscientização dos expectadores acerca da relevância do emprego de práticas inovadoras e criativas como ferramentas de mudanças nos meios organizacionais. Desta forma, após a realização deste projeto, os resultados apresentados foram bastante satisfatórios, e os objetivos alcançados. |
Palavras-chave: Inovação, Criatividade, Oficina. |