64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PESQUISA E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE
Walquiria Freire de Carvalho 1
Ana Larisse do Nascimento Maranhão 2
Andréa da Costa Silva 3
Silvina Pimentel Silva 4
1. Centro de Educação - UECE
2. Centro de Educação - UECE
3. Centro de Educação - UECE
4. Silvina Pimentel Silva - Profa. Dra./Orientadora - Centro de Educação – UECE
INTRODUÇÃO:
Esta investigação é recorte de uma pesquisa mais ampla que se intitula "A cultura docente face à formação para a pesquisa, a gestão dos saberes na docência em cursos de Pedagogia", desenvolvida no grupo de pesquisa Educação, Cultura escolar e Sociedade - EDUCAS. Partiu da compreensão de que a formação para e na pesquisa em contexto de sala de aula se apresenta como um meio eficaz de promover não apenas uma melhoria da aprendizagem como também para promoção do desenvolvimento do indivíduo enquanto sujeito social crítico e reflexivo, apto a intervir no cotidiano da prática social. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar a ação do professor e as posturas empreendidas em sala de aula por estes, confrontando suas concepções de ensino e pesquisa com à sua prática educativa.
METODOLOGIA:
Como procedimento metodológico tomou como sujeito da pesquisa dois professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE/Fortaleza. Com eles foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas, observações em sala de aula e entrevista de explicitação. O Projeto Político Pedagógico - PPP - do curso e as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN´s de Pedagogia foram os instrumentos da análise documental, empreendida.
RESULTADOS:
Nas constatações feitas, podemos destacar que os professores integrantes da investigação apresentam uma preocupação quanto à formação em pesquisa, por considerá-la como importante ao processo de ensino-aprendizagem. Ao mesmo tempo que a colocam como possibilidade na busca de superação da dicotomia entre teoria e prática. Ademais, consideram importante o ato de desenvolver uma postura investigativa em seus alunos. Contudo, as observações demonstraram uma fragilidade na prática para o seu alcance. Mesmo assim foi possível perceber, em algumas situações de sala de aula uma intenção de aproximação entre as falas dos docentes e sua prática educativa. Em outros momentos a atuação na sala de aula divergia da concepção anteriormente exposta pelos professores nas entrevistas.
CONCLUSÃO:
Com base nas reflexões empreendidas sobre as entrevistas e observações realizadas, constatamos que, apesar da prática de pesquisa está permeando a realidade desta IES, no que diz respeito aos documentos legais que o orientam, a ênfase dada ao exercício da pesquisa limita-se, muitas vezes, a apresentação de fundamentos teóricos que se referem ao conteúdo programático da disciplina.
Palavras-chave: Pesquisa, Docência universitária, Formação.