64ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO RELACIONADAS AO MOVIMENTO DE CORPOS EM QUEDA LIVRE |
Jéssica Parente de Macedo Silva 1 Luciena dos Santos Ferreira 2 Wagner Pinheiro Pires 3 |
1. Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Física com ênfase em meio Ambiente – UFOPA 2. Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Física com ênfase em meio Ambiente – UFOPA 3. Prof. Msc./orientador - Instituto de Engenharias e Geociências - UFOPA |
INTRODUÇÃO: |
A dificuldade em ensinar os conceitos dos conteúdos de física é um desafio a ser enfrentado não só por professores da rede básica de ensino, mas também por professores do nível superior. Neste último caso, as deficiências advindas do ensino médio relacionadas à assimilação de conceitos físicos, podem retardar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de alunos ingressantes no nível superior não permitindo assim a evolução do mesmo no curso. O teste de diagnóstico é uma ferramenta que proporciona a detecção de concepções alternativas do público com que se vai trabalhar, e o mesmo geralmente é aplicado no primeiro contato com os alunos. Este trabalho tem como objetivo principal detectar as concepções alternativas de alunos ingressantes em um curso universitário da UFOPA da cidade de Santarém – PA, relacionadas ao movimento de corpos em queda livre, e analisá-las de acordo com o que prevê a teoria física para estes movimentos. Daí a importância da realização da pesquisa, pois, o resultado obtido através do teste diagnóstico pode contribuir para que o professor adapte suas metodologias em sala de aula de acordo com o público. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi desenvolvida com 46 alunos, ingressantes em um curso universitário do ano letivo de 2011 da UFOPA, na cidade de Santarém - PA, matriculados na disciplina Física Conceitual. Os mesmos responderam a um teste de diagnóstico que foi dividido em duas partes. O primeiro teste foi aplicado no primeiro dia de aula, a fim de analisarmos as concepções prévias dos alunos. Este teste consistia de 10 questões subjetivas relacionadas a diversos conteúdos de física, dentre eles o conteúdo de Mecânica Clássica. Deste, foi selecionada apenas uma das questões, a saber: “Como a massa de um objeto afeta a sua velocidade em queda livre?”. A mesma abordava implicitamente conceitos relacionados ao movimento de corpos em queda, como massa, velocidade, tempo de queda, volume, peso, densidade, entre outros. O segundo teste foi realizado no fim da disciplina como forma de verificarmos quais as mudanças ocorridas nos conceitos prévios dos alunos. A análise da pesquisa foi feita de forma qualitativa, visto que foi feita uma detecção das concepções alternativa dos alunos, e quantitativa através da análise das repostas que estavam de acordo com a teoria física deste tipo de movimento. |
RESULTADOS: |
Do total de 46 alunos matriculados na disciplina Física Conceitual, apenas 26 fizeram o teste de diagnóstico. Destes alunos que responderam o teste, 4 não responderam a questão aqui analisada, os outros 22 responderam a questão, a saber: “Como a massa de um objeto afeta sua velocidade em queda livre?”. Das respostas analisadas maior parte dos alunos respondeu a questão afirmando, direta ou indiretamente, que a massa de um objeto em queda livre influencia sua velocidade de queda. Algumas respostas associavam que, quanto maior a massa maior o peso e, portanto maior a velocidade de queda, outras associavam que a velocidade de um corpo em queda livre depende do volume do objeto, logo se a massa de um corpo aumenta consequentemente o volume aumenta. A minoria respondeu que a velocidade de um objeto em queda livre depende apenas da resistência do ar e da área de contato do objeto. O teste posterior feito com os mesmos, no fim da disciplina, mostrou mudanças nas concepções dos alunos em relação ao conteúdo abordado. Isso se mostra na reposta da maioria dos alunos que concordaram que a massa do objeto não influencia na queda do mesmo. |
CONCLUSÃO: |
Dos resultados obtidos percebe-se que, no primeiro teste, os alunos não conseguem diferenciar conceitos relacionados ao movimento de corpos em queda livre como, por exemplo, massa, volume e densidade. Percebe-se também que, as concepções alternativas desses acadêmicos, esta relacionada com as idéias prévias que os mesmos possuem do dia-a-dia, visto que os mesmos não conseguem distinguir conceitos básicos da Física Clássica. Com a aplicação do segundo teste verificamos que as concepções prévias dos alunos mudaram significativamente. É possível concluir então que, conteúdos relacionados à Física Clássica, obrigatório na matriz curricular da educação básica dada à esses alunos neste nível de ensino, não foi esclarecedora para que os mesmos, agora como acadêmicos, respondessem à questões de Física Básica, dificultando assim o desenvolvimento destes agora no nível superior. Dessa forma, o professor pode usar as concepções alternativas dos alunos como base para adaptar sua metodologia de forma que auxilie e facilite aos mesmos a assimilação dos conceitos físicos. |
Palavras-chave: concepções alternativas, conceitos físicos, queda livre. |