64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
HÁBITOS DE LEITURA NA UNIVERSIDADE: uma análise das leituras pretendidas e imaginadas pelos professores e aquelas praticadas pelos alunos do curso de biblioteconomia da UFMA.
Felipe Pinheiro Gonçalves 1
1. Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
HÁBITOS DE LEITURA NA UNIVERSIDADE
A leitura na universidade amplia profundamente a capacidade de apreensão e de comunicação. Aumenta a faculdade de raciocínio e a compreensão dos alunos e os torna de certa forma intelectualmente independentes. A boa leitura habilita a tirar proveito dum manancial de conhecimento e permite que não apenas navegue-se nas profundezas da leitura, mas também que no decorrer do percurso haja uma interação com o ambiente em volta. Observa-se no entanto uma dificuldade de leitura aprofundada e coerente com a realidade do ensino superior.
METODOLOGIA:
As informações são alcançadas a partir da realização de entrevista semi-estruturada com professores e a coordenadoria do curso de biblioteconomia e a chefia de departamento, para aproximar o polo onde os professores organizam e gerenciam este mundo de leitura a ser oferecido aos alunos com a fácil captação e imediatamente corrente informação desejada; Questionários e entrevistas com alunos como recursos para colher,dos alunos,informações que possibilitem adentrar o campo onde se processam as práticas de leitura.
Os materiais utilizados na pesquisa foram questionários aplicados a professores, alunos, registrando anotações abreviadas sobre o próprio trabalho de acessar as informações.
Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos os alunos do primeiro e sétimo período de 2011; professores e coordenadores do curso de Biblioteconomia.
RESULTADOS:
Percebe-se nas entrevistas feitas com os professores de filosofia, metodologia científica, biblioteconomia, coordenadora e chefe do curso biblioteconomia da UFMA que,os alunos falam que fazem leitura,contudo nota-se o desconhecimento de muitos conceitos e linguagens usadas na universidade e no mercado de trabalho;além do mais falta habilidade em transmitir uma mensagem o que acarreta na incapacidade imaginativa.
CONCLUSÃO:
A Avaliação que fizemos confirma a importância de uma ação contínua de incentivo à prática da leitura na universidade. Nesta era de informação, é essencial fazer uma leitura prática e ter bom aproveitamento. Fica evidente os esforços dos alunos e dos professores do ensino superior para atingir essa meta. Os dados aqui levantados, nos colocam frente a possibilidade de adensar a compreensão da leitura no ensino superior,seja trazendo o conhecimento de sua trama,seja injetando versões incômodas na interpretação e crença acerca das leituras e de leitores da universidade. Assim, isso parece apontar para a necessidade de haver mais interrogações sobre as práticas e leituras na universidade.
Palavras-chave: Leitura., Biblioteconomia., Universidade..