64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
ACEITAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM COZINHA EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DO MARANHÃO
Thais Vieira Paiva 1
Graziela da Silva Suzuki 1
Rosana Martins Carneiro 1
Regina Helena Bernardes 1
Ana Cecília Vasconcelos Loayza 1
José Edelberto Costa Filho 1
1. Profa. - Depto de Educação Profissional - IFMA – Campus São João dos Patos
2. Profa. Esp. - Depto de Educação Profissional - IFMA – Campus São João dos Patos
3. Profa. MSc. - Depto de Educação Profissional - IFMA – Campus São João dos Patos
4. Profa. MSc. - Depto de Educação Profissional - IFMA – Campus São João dos Patos
5. Profa. Esp. - Depto de Educação Profissional - IFMA – Campus São João dos Patos
6. Prof. MSc. - Depto de Educação Profissional - IFMA – Campus São João dos Patos
INTRODUÇÃO:
O curso Técnico em Cozinha tem como intuito formar profissionais aptos a atuar nas diversas atividades que envolvem o preparo de alimentos. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, as atividades a serem realizadas por este profissional são: organização da cozinha, seleção e preparo da matéria-prima, elaboração e organização dos pratos, execução de cortes e métodos de cozimento, manipulação e armazenamento de alimentos, controle e visão de custos; ou seja, atividades integradas ao contexto das relações humanas em diferentes espaços geográficos e dimensões socioculturais, econômicas e ambientais. A partir dessas atividades, a presente pesquisa buscou avaliar a aceitação do Curso Técnico em Cozinha no Munícipio de São João dos Patos (MA) por meio de uma pesquisa de opinião, que se caracteriza por ser um instrumento relevante na coleta de informações. Dentro de um contexto formado pela indagação sobre a importância deste para a sociedade em questão, busca-se atender as necessidades educacionais e profissionalizantes direcionadas à região. Desta forma, a elaboração da pesquisa de opinião, o desenvolvimento da prática de expressar ideias após uma reflexão, por meio das respostas, são práticas importantes para a obtenção de dados principalmente no que tange à Educação.
METODOLOGIA:
Foi realizada uma pesquisa de opinião qualitativa, com estudantes do 3° ano do Ensino Médio em escolas estaduais do Município de São João dos Patos (MA), público alvo do curso Técnico em Cozinha. Previamente foi solicitada a autorização das Diretoras de cada escola participante a anuência a pesquisa, realizada em março de 2012. Os dados foram obtidos por meio de um questionário autoaplicável e autoexplicativo tipo senso, contendo perguntas relacionadas à aceitação do Curso Técnico de Cozinha e questões correlacionadas, com respostas fechadas. Para fins deste trabalho, a amostra probabilística foi calculada levando-se em consideração a população finita de escolas que ofertam o 3° ano do Ensino Médio no município, totalizando uma amostra de 233 estudantes envolvidos na pesquisa. Estes dados foram analisados pelo Programa SPSS, v. 13.0, determinando-se as frequências absolutas e relativas. Para verificar a existência de associação entre as variáveis do questionário foi utilizado o Teste Exato de Fisher ao nível de significância de 5%. Os dados foram digitados e tabulados mais de uma vez com a finalidade de verificar a consistência dos dados e minimizar erros.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que dos 233 estudantes, 66,5% (155) era do sexo feminino e 33,5% (78) do sexo masculino. A maioria dos estudantes, 68,7% afirmou ter interesse em fazer o Curso Técnico em Cozinha não havendo diferença estatística entre os sexos (p = 0,179). Quando perguntados se gostariam de aprender a preparar pratos similares àqueles apresentados por chefs em programas televisivos, 92,7% dos estudantes admitiram ter interesse nessa aprendizagem. Esta pesquisa, representativa do universo de escolas estaduais que oferecem o 3° ano do Ensino Médio no Município de São João dos Patos (MA), possibilitou um maior conhecimento e compreensão relacionado à necessidade e ao interesse nesse curso pelo público avaliado. Tais achados vêm acrescentar informações importantes para o desenvolvimento da educação profissionalizante no município e região, considerando a carência de cursos nessa área. Neste cenário, mostra-se relevante a definição de estratégias de intervenção que possam alterar a reprodução das desigualdades e desvantagens sociais existentes, buscando-se ampliar a inclusão de jovens no mercado de trabalho.
CONCLUSÃO:
O Curso Técnico em Cozinha teve uma aceitação satisfatória pelos estudantes do 3° ano do Ensino Médio das escolas estaduais do Município de São João dos Patos (MA), evidenciando a viabilidade do curso. A pesquisa de opinião mostrou-se uma ferramenta importante para avaliar a aceitação do Curso em questão, e com isso, aumentar a perspectiva para implementação de cursos afins no Campus do IFMA em São João dos Patos (MA). Tal instrumento poderá servir para a avaliação prévia de outros cursos a serem implantados na região pelas Instituições de Ensino, ressaltando-se a necessidade de ações sinérgicas entre o conjunto de instituições, organismos e organizações que conformem o entorno social do indivíduo na perspectiva do direito à educação de qualidade.
Palavras-chave: Técnico em Cozinha, Pesquisa de Opinião, Ensino.