64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A CIÊNCIA E A CULTURA JUNTAS PARA O AVANÇO
Tula Rocha Morais 1
Sidimara Cristina de Souza 2
1. Prof. Msc/ -Depto.de Ciências Exatas, Fac.de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas-FACSAE/UFVJM
2. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM.
INTRODUÇÃO:
O trabalho aqui apresentado tem como objetivo levar aos estudantes da educação básica e superior, aos professores e à sociedade em geral, a ciência e o conhecimento desenvolvido e praticado na UFVJM e demais instituições de ensino da Educação Básica, de forma acessível e lúdica, despertando o gosto pela aquisição do conhecimento e pela pesquisa. Além de apresentar aos mesmos as riquezas culturais manifestadas na constituição histórica do Vale. Para isto idealizamos a realização da feira de Ciências da Educação básica do Mucuri, ação que contará com o apoio do público alvo para que juntos efetivem da melhor forma a atividade proposta. Sabemos que mesmo em um mundo tão moderno temos uma discrepância muito grande entre regiões brasileiras. O avanço que aproxima nações, também afasta pessoas, desconsiderando saberes. Por isto apontamos aqui a relevância deste trabalho, uma vez que permiti aos cidadãos inserir-se nesse contexto social, cultural, científico e tecnológico, possibilitando ao sujeito analisar criticamente diferentes situações. Também vale ressaltar a importância do trabalho para o desenvolvimento regional sustentável, e valorização da cultura popular, permitindo uma maior interação entre o conhecimento científico e o conhecimento popular.
METODOLOGIA:
A Feira de Ciências da educação básica do Vale do Mucuri tem como método para efetivação dos seus objetivos a metodologia participativa contando com o apoio e parceria das Secretárias de educação do Mucuri, Superintendência Regional de Ensino, UFVJM e professores e alunos da educação básica do Mucuri para a elaboração e apresentação de trabalhos interativos, apresentações culturais e realização de palestras, exposições de pôsteres, relatos de experiências. Todo o processo de construção da Feira conta com a participação do público alvo, sempre visando uma maior interação entre a população regional e a comunidade acadêmica da UFVJM. Para um maior desenvolvimento da ação é aberto um edital para que os alunos e professores da educação básica possa enviar os trabalhos científicos ou cultura desenvolvidos na sua respectiva escola, estes trabalhos são submetidos a uma comissão avaliadora e se aprovados, são apresentados na Feira de Ciências da Educação Básica do Mucuri. Durante a apresentação dos experimentos os alunos são avaliados e os três primeiros colocados são premiados com uma viagem para conhecer algum museu científico, além de ganharem uma bolsa no período de um ano para realizar atividades junto ao NUPROM e a Rádio da UFVJM.
RESULTADOS:
A realização da Feira de ciências da Educação básica do Mucuri teve como resultado a participação da Escola Estadual Alfredo Sá na Feira Jovem em Recife com o trabalho Garrafa Azul, representado o estado de Minas Gerais. Também conseguimos pleitear seis bolsas de iniciação científica junto ao CNPQ para os alunos da educação básica, premiados na II Feira. Nos dois anos de realização da Feira tivemos mais de cinco mil pessoas visitando o evento. A partir desse projeto conseguimos uma maior aproximação do conhecimento científico do público em geral. Conseguimos criar uma cultura envolvendo UFVJM e escolas da Educação Básica. A partir da Feira constituímos o Clube da Ciência, composto por alunos premiados na Feira que tem como objetivo trabalhar na divulgação científica, escrever artigos, pesquisar jogos, experimentos, novas tecnologias, organizar eventos, principalmente a feira seguinte. Os alunos do Clube da Ciência participação na elaboração de programas junto à rádio da UFVJM; participam da elaboração de um tópico da Revista Mais Ciências, denominado Desvendando Mistérios. Além de ajudarem na divulgação, organização e planejamento da III Feira de Ciências. Todas as atividades são realizadas dentro de uma carga horária de oito horas semanas.
CONCLUSÃO:
Concluímos que o projeto Feira de Ciências da Educação Básica do Mucuri - FECBAM está estimulando o espírito cientifico, contribuindo para ampliação de uma cultura científica. Também devemos destacar a interação criada entre a universidade, professores e alunos da educação básica do Mucuri, possibilitando uma aproximação entre a prática do cotidiano e a ciência. A partir do trabalho realizado conseguimos que os alunos da educação básica tivessem um interesse maior pela pesquisa, tal fato pode ser constatado em relatos dos professores que alegam uma maior cobrança dos alunos para participarem da Feira. De um modo geral os temas propostos na feira contribuirão para despertar trabalhos de iniciação científica voltados para varias áreas do conhecimento, contribuído para a ampliação de trabalhos interdisciplinares no que tange a relação do projeto com os acadêmicos envolvidos. Tal iniciativa está possibilitando a discussão de temas relevantes, como meio ambiente e sustentabilidade, contribuindo para uma formação mais crítica e propositiva.
Palavras-chave: Feira, Avanço, Ciência.