64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇAO AMBIENTAL: PREVENÇAO E CUIDADOS COM O LIXO URBANO
Rozélia Ramos Oliveira 1
Monica de Melo Paiva 1
Ellen Sudario Alves 1
Raimundo do Carmo Mendes 1
Aline Cristina Alves Barbosa 1
Alcantara Oliveira Barbosa 1
1. Profa .Dra./Orientadora - Depto de Letras e Pedagogia - UEMA
INTRODUÇÃO:
A educação ambiental é uma questão que ainda precisa ser vista e revista a todo momento, pois nela consiste os aparatos necessários para sensibilizar a sociedade no que diz respeito ao lixo. A tomada de consciência é que possibilitará a preservação da vida de milhares e milhares de seres humanos, que vivem nesse planeta chamado terra. O projeto pretende despertar essa consciência na comunidade do bairro Canaã, através de reuniões de sensibilização para o enfrentamento da questão, atividades educativas, minicursos, palestras, oficinas, bem como eventos de forma mais abrangente, sensibilizando e mobilizando a sociedade em geral para o debate em torno da preservação ambiental no município de Santa Inês. A ideia deste trabalho surgiu de observações preliminares das condições sanitárias do referido bairro e das iniciativas pontuais de ações educativas desenvolvidas por organizações da sociedade civil, em parceria com o poder público. O projeto envolve uma equipe de professores e alunos dos cursos de Pedagogia e Enfermagem do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (UEMA/CESSIN) para o trabalho de sensibilização e capacitação da comunidade para o tratamento adequado do lixo e para os cuidados mais abrangentes com o meio ambiente.
METODOLOGIA:
A partir do conhecimento e da experiência vivida dos agentes sociais envolvidos na questão, iniciamos com visitas exploratórias e de sensibilização na expectativa de abrirmos um diálogo em torno do tema proposto: a questão ambiental e o lixo urbano. Ao visitar o Bairro Canaã fizemos reuniões, registos fotográficos, filmagens e aplicação de questionários para conhecer as famílias da comunidade, com palestras na Escola Municipal Edmilson Gonçalves. Realizamos uma ação com os alunos com o objetivo de sensibilizá-los para reutilização de garrafas PET por meio de uma horta ecológica. Na UEMA realizamos o dia ECO É LÓGICO: LIXO ZERO NO CESSIN, que consistiu em uma campanha para conscientizar os acadêmicos do centro sobre este problema. Ministramos uma palestra na V Semana Acadêmica do CESSIN/UEMA com a temática Ética, Ciência e Responsabilidade Social do Educador, onde discutimos a questão do lixo no Brasil e em Santa Inês, bem como a Lei dos Resíduos Sólidos.
RESULTADOS:
A realização do trabalho nos ajudou a pensar em uma propostas de campanha de sensibilização de diferentes segmentos sociais do município, para a questão ambiental, abrindo um debate em torno dos problemas enfrentados nessa área e buscando soluções. A campanha deve incluir materiais didáticos a serem utilizados nas escolas e nos bairros, com informações básicas sobre o meio ambiente. A expectativa é de que o trabalho iniciado em uma escola e junto aos moradores do entorno da escola seja multiplicado e ampliado para os outros bairros, para que as informações produzidas atinja o maior número possível de pessoas. Para isso, a equipe conta com a colaboração da direção da escola, das lideranças comunitárias, bem como dos meios de comunicação locais para a divulgação do trabalho e de informações sobre a questão ambiental.
CONCLUSÃO:
Um grande desafio está a nossa frente para a redução do lixo em nossa sociedade. Por isso a tomada desse projeto nos possibilita um despertar de consciência com o cuidado e manuseio do lixo motivando e sensibilizando as pessoas, não só do bairro em questão, mas do grupo envolvido, da comunidade acadêmica e da sociedade interagindo no desdobramento do projeto. Além de contribuir para melhoria nas condições de higiene, saúde e do meio ambiente vale ressaltar que apesar das grandes dificuldades encontradas ainda temos a esperança que as pessoas podem mudar seus hábitos, transformando o mundo e em especial o lugar onde vive.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Sensibilização, Consciência.