64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
O PORTAL PONTOCIÊNCIA: EXPERIMENTOS PARA ENSINO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA |
Janaina dos Santos Garcia 1 André Alves Carvalho 1 Adlane Vilas-Boas 1 Alfredo Luís Mateus 1 |
1. Aluna de Graduação - Instituto de Ciências Biológicas - UFMG 2. Aluno de Graduação - Instituto de Ciências Biológicas - UFMG 3. Profa. Dra./Orientadora - Depto. Biologia Geral - ICB - UFMG 4. Prof. Dr./Orientador – Colégio Técnico – UFMG |
INTRODUÇÃO: |
A partir da constatação que o ensino de ciências no Brasil tradicionalmente foca em teorias conceitos e fórmulas se distanciando de uma abordagem centrada nos fenômenos e na experimentação foi criado em julho de 2008 o Portal pontociência. Trata-se assim, de um portal colaborativo na internet (http://www.pontociencia.org.br) com o objetivo de criar uma comunidade virtual que disponibiliza material de qualidade para o ensino e a divulgação da ciência. O portal possibilita aos usuários compartilhar roteiros de experimentos nas áreas de ciências naturais, especialmente, química, física e biologia. Esses roteiros contem instruções passa a passo para replicação dos experimentos com fotos e vídeos, além da explicação da ciência por trás da prática. Parte da produção de experimentos é realizada pela equipe do projeto e parte se devem a inúmeras contribuições de professores, alunos e entusiastas. Neste trabalho avaliamos os acessos ao portal ao longo de um ano de maneira a relacionar o seu uso com área do conhecimento e finalidade das visitas. |
METODOLOGIA: |
Para esta pesquisa foram avaliados os acessos ao portal através da ferramenta Google Analytics desde seu lançamento com uma atenção para o período de Janeiro de 2011 a Janeiro de 2012. Esta ferramenta permite quantificar o número de acessos ao portal, a frequência com que usuários vistam as páginas, entre outras informações. A análise durante este período visou a observar em quais períodos do ano ocorrem mais visitas numa tentativa de correlacionar o uso do portal com o período letivo. Através de ferramentas de administração do pontociência foi possível determinar o número de experimentos e suas visualizações separadas por área do conhecimento. |
RESULTADOS: |
Desde sua criação em 2008, o Portal pontociência recebeu 1.239.060 visitações. No período de janeiro de 2011 a janeiro de 2012, houve 534.869 acessos, ou seja, 43% do total ocorreu neste intervalo. No período ocorreram 1.657.558 visualizações de páginas (média de 3 páginas/visita). Isto pode ser relacionado com o aumento do número de usuários cadastrados e de conteúdo do portal com consequente crescimento da visibilidade. No período estudado as visualizações de experimentos foram distribuídas por área da seguinte maneira: química com 149.615 visualizações, seguida pela física com 75.285, e biologia com 20.019 visualizações. Atualmente são mais de 700 experimentos cadastrados sendo as áreas de química e física as de maior contribuição em número de experimentos. Observou-se que existe um público que acompanha o portal já que 23.958 visitas (4%) são de usuários que retornaram ao portal mais de nove vezes durante o período e que passaram a acompanhar o lançamento de novo conteúdo. Verificou-se também que nos períodos de férias escolares o número de acessos diminui de uma média de 49.829 visitas em período letivo para 19.470 em janeiro e julho. Assim sendo, inferimos que as visitações são feitas por professores e alunos durante o período de aulas como recurso educacional. |
CONCLUSÃO: |
Apesar de existirem no Brasil iniciativas com objetivos semelhantes, ou seja, uso da internet para disseminar conteúdo educacional e contribuir para formação continuada de professores, como por exemplo o Portal do Professor do MEC, acreditamos que o Portal pontociência tem cumprido seu papel como uma referência para usuários em busca destes recursos. Os dados colhidos nesta pesquisa apontam para a necessidade de conhecer mais profundamente o perfil do usuário e a finalidade do uso do portal o que deverá ser feito a partir de questionários semi-estruturados com usuários cadastrados. Atualmente existem mais de 10 mil usuários cadastrados e alguns destes poderão ser, no futuro, contactados para auxiliar nesta análise. |
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino de Ciências, Divulgação científica. |