64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia |
A GEOGRAFIA NA LITERATURA DE CORDEL: UM RETRATO DAS QUESTÕES SÓCIOESPACIAIS |
Marly Sousa Sampaio Filha 1,3 Irecer Portela Figueiredo Santos 2,3 |
1. Graduanda de Geografia 2. Profa. Msc./ Orientadora - Depto. de Geociências - UFMA 3. PIBID - Geografia/ UFMA |
INTRODUÇÃO: |
O percurso traçado pelos professores de geografia no processo de ensino-aprendizagem é marcado por várias práticas metodológicas que associadas a técnicas desenvolvidas tentam direcionar os alunos a um aprendizado abrangente na visão de mundo, além de propiciarem o elo para a aproximação da teoria com a prática e um ensino pautado na interdisciplinaridade. Assim, a Literatura de Cordel com sua abundância de folhetos temáticos e biografias pode ser utilizada como uma via de análise do contexto sócioespacial por conter uma leitura de mundo e do cotidiano fazendo lembrar a Geografia Crítica. Diante disso, a presente pesquisa focaliza uma análise dos aspectos sócioespaciais contidos na Literatura de Cordel correlacionados ao conhecimento geográfico e sua diversidade na dinâmica da realidade de uma sociedade multifacetada proporcionando um elo com a prática pedagógica. |
METODOLOGIA: |
Para o desenvolvimento do estudo foi realizada a pesquisa qualitativa, pautada no suporte bibliográfico contextualizando por meio do levantamento dos folhetos da literatura de cordel, fomentando o seu conceito, a origem, o histórico e compreensão na diversidade dos temas abordados. Além disso, o enfoque da temática possibilitou possíveis associações na identificação dos diferentes tipos de cordéis e o elo nas múltiplas abordagens geográficas que podem direcionar a ampliação do conhecimento e facilitar a assimilação dos conteúdos que os professores de Geografia trabalham em sala de aula. |
RESULTADOS: |
Durante a pesquisa foi detectado que as práticas docentes estão interligadas às reflexões, ao estudo e pesquisas nas mais diversas formas de conteúdos. Essa ligação proporciona discussões referentes ao uso de técnicas e metodologias no ensino-aprendizagem da Geografia ministrada nas escolas. No destaque das temáticas que envolvem os aspectos e questões sócioespaciais podendo gerar situações de análises voltadas à sistêmica histórica e cotidiana da sociedade. Dessa forma, na consistência da dinâmica educacional a utilização da literatura popular (poesia popular), a Literatura de cordel contribui com uma diversidade de assuntos, principalmente da cultura nordestina, retratando por meio de suas estrofes, rimas e oração acontecimentos políticos, o sistema econômico brasileiro, as histórias de amor, as biografias de políticos que são rimadas demonstrando o lado das classes sociais e várias questões sócioespaciais. Assim, o educador da área geográfica encontra muitas situações relacionadas com o envolvimento entre o espaço geográfico e sua representação e compreensão através da literatura popular, sendo possível ampliar conteúdos como sertão, emigrações, miséria, classes sociais e problemáticas ambientais contribuindo para enriquecimento didático pedagógico. |
CONCLUSÃO: |
Na ótica da construção e reconstrução do saber a mediação do educador no processo de ensino-aprendizagem torna-se essencial para a existência do incentivo a transformação social. O uso da Literatura de Cordel como mais uma forma de produção e método de direcionar a compreensão e análise da consciência social na formação do cidadão por meio do estudo da Geografia tende a ser algo bastante produtivo na busca de novos conhecimentos sócioespaciais. Logo a dinamização das aulas pode atrair o aluno aos assuntos trabalhos, fazendo com que este possa adquirir também a percepção de temáticas mais voltadas ao cotidiano. Portanto, no ambiente escolar há grandes possibilidades de ocorrerem conexões entre a Geografia e a Literatura de Cordel de modo a demonstrar toda a conjectura da realidade nos conteúdos geográficos apresentados no ambiente escolar e facilitando a compreensão destes. |
Palavras-chave: cotidiano, Literatura de Cordel, Sócioespacial. |