64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância |
O MODELO DE TUTORIA DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. |
Lourena Maria Domingos da Silva 1 Mirley Nádila Pimentel Rocha 1 Hermínio Borges Neto 1, 2 Antonia Lis de Maria Martins Torres 1, 3 Fernanda Cintía Costa Matos 1 Raianny Lima Soares 1 |
1. Laboratório de Pesquisa Multimeios/ FACED/UFC 2. Prof. Dr. / Orientador - Depto. de Estudos Especializados - FACED/UFC 3. Profa. Ms/ Orientadora - Depto. de Estudos Especializados - FACED/UFC |
INTRODUÇÃO: |
Estamos inseridos em um contexto educacional repleto de desafios, no que se refere à Educação a Distância, podem ser utilizados outros espaços de aprendizagem, a exemplo dos Ambientes Virtuais, que de acordo com Almeida (2003, p.331). “Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos”.No entanto, conforme os Referencias de Qualidade para a Educação Superior a Distância (MEC,2007), não há um modelo único de EaD. Os programas podem apresentar diferentes desenhos e múltiplas combinações de linguagens e recursos educacionais e tecnológicos (p.7). Neste sentido, no presente trabalho apresentamos o modelo de tutoria utilizado na disciplina de Educação a Distância, do curso presencial de Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir da experiência como monitoras/formadoras dessa disciplina. |
METODOLOGIA: |
A população amostra deste relato contou com a participação de dois professores vinculados a UFC, e sete formadoras, uma delas é graduada em letras, outra pedagoga, e as demais são estudantes de graduação do curso de pedagogia, todas vinculadas a UFC. Os dados foram verificados a partir da descrição do modelo de organização no qual esta equipe trabalha. Essa organização tem inicio, com os planejamentos das atividades da disciplina que acontece antes de iniciar o semestre. Nesse momento, toda a equipe de formadoras e professores se encontra pelo menos duas vezes por semana para pensar, organizar e preparar as atividades que serão desenvolvidas ao longo do semestre, bem como a organização e estudo do material didático a ser utilizado. Nesse período também é elaborado a tabela de avaliação. Há ainda a preparação dos ambientes virtuais TelEduc e Moodle, nos quais acontecerão todas as atividades da disciplina. Com o inicio das aulas, a equipe continua com encontros semanais para: avaliar o desenvolvimento dos alunos, discutir acerca do andamento da disciplina e fazer possíveis ajustes. Ao longo do semestre as formadoras se revezam na manutenção dos ambientes e no atendimento online que acontece através da ferramenta MM Online. |
RESULTADOS: |
Com a preparação antecipada da disciplina, logo no primeiro dia de aula os alunos ficam conhecendo os ambientes virtuais, as metodologias a serem trabalhadas, todas as atividades do semestre, material didático e as formas de avaliação. Com a divisão dos grupos, cada formadora atua no acompanhamento dos alunos individualmente, verificando seu desempenho nas atividades propostas, avaliando com base na tabela de avaliação, buscando agir como mediadoras para um processo colaborativo de ensino e aprendizagem, que de acordo com Masetto (2000,p.144), "Mediação pedagógica corresponde à atitude, ao comportamento do professor que se coloca como facilitador, incentivador, ou motivador da aprendizagem, que se apresenta com a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem." A atuação das formadoras é compreendida em uma participação diária nos ambientes virtuais, acompanhado, dando feedback aos alunos, enviando correios com noticias da disciplina e respondendo a solicitações ou possíveis dúvidas. Nos plantões virtuais na ferramenta MM Online a equipe alterna na escala que compreende em atendimentos virtuais. E ainda se reúnem semanalmente para discutir o andamento da disciplina. Desta forma, a equipe tem mais acesso a necessidade dos alunos e ao seu desenvolvimento. |
CONCLUSÃO: |
A partir deste trabalho podemos constatar a importância do modelo de tutoria adotado pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios, para uma atuação eficaz no processo de mediação pedagógica, que ocorre com intuito de promover aprendizagens colaborativas, na construção do conhecimento em grupo, de forma coletiva, onde um complementa a ação do outro. Verificou-se ainda durante esse relato a importância no papel do tutor a distância que atua como sujeito ativo dentro de uma prática pedagógica, participando da organização da disciplina a partir da escolha de conteúdo, cronograma, atividades, processos de avaliação relacionados ao ensino e aprendizagem, junto com os docentes da disciplina. |
Palavras-chave: Educação a Distância, Tutoria, Mediação. |