64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
RELATÓRIOS DE PRESIDENTE DE PROVÍNCIA: FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Irajane Cantanhede Nunes 1
Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro 2
César Augusto Castro 3
1. Centro de Ciências Sociais – UFMA
2. Profa. Dra. - Depto de Biblioteconomia – UFMA
3. Prof. Dr. / Orientador – Depto de Biblioteconomia – UFMA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é uma indexação dos Relatórios de presidente de província do Maranhão do século XIX, especificamente os que se referem à década de 1840. Transcrever e analisar esses documentos oficiais, que se constituem como fontes primárias de informação, as quais objetivam relatar os acontecimentos da província durante cada ano. Utilizando as fontes que indicam a base, o ponto de apoio, o repositório dos elementos que definem os fenômenos cujas particularidades se buscam compreender. Objetivando nesta pesquisa a criação de instrumentos de busca como: índices alfabéticos de assuntos e resumos informativos, para recuperação de dados. Assim esta pesquisa propõe fornecer instrumentos para o auxilio de pesquisas em História e especialmente em História da educação.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada nessa pesquisa se condiciona a dois processos: o primeiro está relacionado com a pesquisa documental, que inicia a partir da transcrição, leitura técnica e mapeamento de todos os assuntos contidos nos relatórios, e em seguida o preenchimento de uma ficha de análise para cada ano do documento, aqui denominada de “Ficha de Análise da Instrução Pública da década de 1840”, composta pelos seguintes campos: 1º - Referência (elementos de identificação: onde, quando, quem e o quê escreveram); 2º - Índice alfabético de assunto (relacionar os assuntos em ordem alfabética, dando sua localização no documento); 3º - Resumo (síntese dos assuntos referentes a instrução pública provincial); o segundo processo consiste em uma pesquisa bibliográfica, que busca teorias em autores como: Lancaster (2004) que trabalha os conceitos e aplicações da indexação e dos resumos; Dias e Naves (2007) que tratam sobre analise de assunto; Faria Filho (2002) que fala da importância dos relatórios como instrumento de pesquisa em história da educação; e Fugita et al. (2009) que coloca a indexação como uma operação essencial na recuperação da informação.
RESULTADOS:
De acordo com a análise dos documentos, verificamos assuntos como: Administração da justiça; Câmaras municipais; Catequese e civilização de índios; Comércio e navegação; Corpo policial; Culto público; Finanças; Guarda nacional; Iluminação; Instrução pública; Obras públicas; Polícia; Recolhimento de Educandas; Santa Casa de Misericórdia; Tranquilidade pública; entre outros. Examinamos também nomes de presidentes de província como: Luis Alves de Lima, que relatava sobre os mapas de frequência de alunos e sobre os que não havia recebido, relatava que esse tipo de situação denunciava a falta de zelo dos professores, falava também sobre a sistematização do ensino no Liceu, visando sua melhoria. Nessa perspectiva entende-se que a documentação estudada contribui para o entendimento da História da educação e das instituições que são citadas ao longo de suas redações, das quais podemos citar além do Liceu, Recolhimento de Nossa Senhora de Anunciação e Remédios; Asilo de Santa Tereza; Casa dos Educandos Artífices e Seminário Episcopal.
CONCLUSÃO:
A recuperação da informação está ligada diretamente ao tratamento inicial dado a ela, consistindo em um processo destinado a identificar, descrever ou caracterizar o conteúdo informativo de um documento, o qual se conceitua como indexação. A partir dessa afirmativa, analisaram-se os relatórios de presidente de província, criando um índice alfabético de todos os assuntos encontrados e um resumo sobre a Instrução pública para cada ano da documentação. Com isso, constatamos que os presidentes de província apresentavam ao longo de suas redações o interesse de relatar acontecimentos sobre a educação, informações que podem ser constatadas na leitura dos resumos indicativos, que aqui privilegiamos o ano de 1840 – (falta de zelo dos professores em geral e sistematização do ensino no Liceu); e o ano de 1841 – (a educação pública andava lentamente e havia melhorias no Liceu). Conclui-se que este estudo se estabelece como instrumento de contribuição para pesquisas na área da História da educação, principalmente as que usam a comparação de documentos como base, como é o caso das que se utilizam da História cultural. Essa pesquisa faz parte do Núcleo de estudos e documentação em história da educação das práticas leitoras (NEDHEL), da Universidade Federal do Maranhão.
Palavras-chave: Índice alfabético de assuntos, Resumos informativos, Instrução pública.