64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA PARA PROMOVER A SENSIBILIZAÇÃO AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS EM ÁREA DE ASSENTAMENTO RURAL EM CHAPADINHA-MA |
Aldenise Silva Vieira 1 Aurilana Almeida Ramos 2 Tianyara Silva Monteles 3 Fernanda Silva dos Santos 4 Andréa Martins Cantanhede 5 |
1. Graduada em Ciências Biológicas-UFMA/CCAA 2. Graduanda em Ciências Biológicas-UFMA/CCAA 3. Graduanda em Ciências Biológicas- UFMA/CCAA 4. Graduanda em Ciências Biológicas- UFMA/CCAA 5. Profa. Dra./ Orientadora -Ciências Biológicas -UFMA/CCAA |
INTRODUÇÃO: |
O Brasil apresenta uma diversidade biológica bastante expressiva. Porém, a biodiversidade não somente do Brasil, mas de todo o mundo está cada vez mais ameaçada, devido principalmente a ações antrópicas. Nesse sentido, as questões sobre o Meio Ambiente com ênfase nos problemas ambientais vêm ganhando destaque em vários ramos seja na Política, em nosso cotidiano ou na Educação. Um dos caminhos para minimizar os efeitos dessa crise, sem dúvida, é a Educação Ambiental. A comunidade Riacho Fundo está localizada na zona rural do município de Chapadinha-MA, a 247 km da capital São Luís, próxima aos assentamentos rurais Barroca da Vaca, Folha Larga e Tamboril. Os problemas ambientais na região compreendem principalmente, a falta de saneamento, falta de educação sanitária ambiental, uso e ocupação dos solos, lixo, principalmente em relação à poluição e dragagem do rio Munim, super-exploração dos recursos naturais, caça e pesca predatória, além de queimadas. Assim, a notória degradação ambiental que a comunidade vem apresentando reforça a necessidade de implantação de um programa de Educação Ambiental na localidade. Diante do exposto, surgiu a necessidade de verificar o nível de sensibilização e conhecimento dos alunos da Escola Euridice Almeida na localidade de Riacho Fundo, sobre as questões ambientais e desenvolver atividades prático-educativas voltadas para uso sustentável dos recursos naturais e consequentemente da melhoria da qualidade de vida. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada na escola Euridice Almeida e seu anexo do Ensino Médio (Dro Paulo Ramos) entre os meses de maio a novembro de 2011. Para a obtenção dos dados foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e de formulação livre aos alunos do Ensino Fundamental Maior da escola Euridice Almeida e seu anexo do Ensino Médio, Dro Paulo Ramos, no mês de agosto de 2011. Nas entrevistas foram registradas informações como: dados sócio-econômicos, questões ambientais, animais silvestres que ocorrem na região e outros aspectos etnoecológicos. Além disso, atividades prático-educativas foram desenvolvidas entre os meses de agosto a novembro de 2011 na escola. Os procedimentos de sensibilização constaram de itinerários interpretativos e 04 palestras intituladas respectivamente: MEIO AMBIENTE: A NOSSA CASA , O DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS, LIXO: SERÁ QUE UM DIA FICAREMOS SOTERRADOS POR ELE? e EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA QUE?. Essas atividades foram realizadas com a participação de discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão-UFMA/CCAA. A pesquisa-ação foi de natureza quali-quantitativa e os dados obtidos foram analisados utilizando as ferramentas do Excel, 2007, além da análise de correspondência utilizando o programa Software Statistica 6.0. As avaliações foram realizadas durante as atividades educativas, com base na participação e nas discussões/reflexões durante a apresentação dos temas. |
RESULTADOS: |
Os resultados da pesquisa incluíram informações obtidas através de 92 entrevistas aplicadas aos alunos da escola Euridice Almeida e seu Anexo Dro Paulo Ramos, 63 entrevistas aplicadas aos alunos do Ensino Fundamental Maior e 29 aos alunos do Ensino Médio. Os resultados da pesquisa mostraram que há uma grande carência em relação ao conhecimento científico dos alunos sobre assuntos relacionados às questões ambientais. Com a análise dos dados por estatística multivariada, verificou-se, com valor de 22,6% de inércia, que no Ensino Fundamental os alunos definiram corretamente o conceito “Meio Ambiente”, que recebem mais informações sobre temas relacionados à Educação Ambiental e que estão mais envolvidos em projetos de Educação Ambiental, comparados aos alunos do Ensino Médio. Com relação aos conhecimentos sobre a “Fauna Silvestre”, foi possível observar com valor de 24,3 % de inércia, que os alunos do Ensino Médio souberam melhor definir Animais Silvestres em relação aos alunos do Ensino Fundamental. Em relação à “Extinção” foi possível verificar com um valor de 18,1% de inércia que os alunos do Ensino Fundamental não sabem o que é Extinção e não conhecem as espécies ameaçadas de extinção, diferentemente dos alunos do Ensino Médio. Ao final das atividades pr foi possível perceber que além dos alunos, os professores e diretor se envolveram fortemente nas atividades demostrando grande motivação na continuidade do projeto de Educação Ambiental na escola. |
CONCLUSÃO: |
Diante dos resultados apresentados a respeito da sensibilização e conhecimento dos alunos da escola de rede pública Euridice Almeida nos níveis Fundamental e Médio sobre as questões ambientais, conclui-se que há uma grande carência em relação ao conhecimento destes sobre Meio Ambiente, apesar de conseguirem relacionar alguns aspectos ao conhecimento empírico. É interessante, portanto, que o presente diagnóstico sirva como base para a realização de novos trabalhos, visando minimizar as dificuldades existentes na inserção da Educação Ambiental nas escolas e acima de tudo propor estratégias com o intuito de refletir sobre nossas ações em relação à preservação do Meio Ambiente. |
Palavras-chave: Meio Ambiente, Atividades prático-educativas, Ambiente escolar. |