64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
EDUCAÇÃO PARA O MEIO AMBIENTE – SENSIBILIZAÇÃO E AÇÃO |
Luana Maria Oliveira 1 Maynnã Barros do Amaral 1 Karine Lopes Ribeiro Gonçalves 1 Samara dos Anjos da Costa 1 Andrezza Romênia Lima de Abreu 1 Alice Melo Ribeiro 6 |
1. Graduanda - Faculdade UnB Planaltina - FUP/UnB 2. Graduanda - Faculdade UnB Planaltina - FUP/UnB 3. Graduanda - Faculdade UnB Planaltina - FUP/UnB 4. Graduanda - Faculdade UnB Planaltina - FUP/UnB 5. Graduanda - Faculdade UnB Planaltina - FUP/UnB 6. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Ciências Biológicas - IB/ UnB |
INTRODUÇÃO: |
A questão ambiental, apesar de ser um assunto bastante intensivo, no sentido de ser abordado pela mídia com todos os seus aspectos quase que frequentemente é um importante fator que desafia a preservação da qualidade de vida da população nas diversas cidades. Ressalta-se então a importância do processo educativo, pois o mesmo pode conduzir a formação de atores sociais que conduzirão uma transição em direção a sustentabilidade ambiental. A educação ambiental abre a possibilidade de novos conhecimentos, metodologias e habilidades numa perspectiva disciplinar. A prática docente realizada pelos discentes de Ciências Naturais da Universidade de Brasília - UnB nas aulas de CN por meio do projeto de pesquisa PRODOCÊNCIA/CAPES (Programa que visa à melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas da região de Planaltina/Distrito Federal) buscou inserir a problemática do meio ambiente na escola, sensibilizando toda a comunidade escolar, fazendo com que os alunos deixassem de ser meros expectadores e virassem construtores do seu próprio conhecimento. As aulas foram planejadas com temas relacionados ao meio ambiente que levassem os alunos a investigação, estimulando-os assim a se tornarem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos por meio do projeto fora do âmbito escolar. |
METODOLOGIA: |
De forma dinâmica foi utilizado técnicas/métodos de ensino em educação ambiental que teve como participantes ativos, alunos de turmas do 6º ano/ 5ª série e 7º ano/6ª série do ensino fundamental de uma escola pública da região de Planaltina-DF. Uma vez por semana cada turma, em uma aula de ciências naturais cedida pelo professor, participava de uma série de atividades com a temática voltada para o meio ambiente. A proposta foi desenvolver atividades dinâmicas interdisciplinares por meio de debates, oficinas, vídeos, jograis, teatros e atividades de campo com os alunos, onde os mesmos pudessem posteriormente vir a serem multiplicadores das informações adquiridas com o projeto, disseminando assim as aprendizagens para a comunidade escolar. Os temas foram desenvolvidos de forma analítica e crítica, a fim de sensibilizar os alunos acerca das realidades socioambientais do nosso país, bem como fazer com que os mesmos entrem em contato com conceitos que estão nos centros dos debates, sobre a prevenção de todas as formas de vida do planeta. |
RESULTADOS: |
Os alunos envolvidos no projeto mudaram seus hábitos, modificando seu comportamento perante as causas ambientais com atitudes que vão desde reciclar, economizar e reduzir até se informar e se envolver em discussões ambientais em busca de soluções, além disso, houve uma melhora significativa no desempenho disciplinar dos alunos, com os conhecimentos adquiridos nas áreas da geologia, química e astronomia os alunos passaram a obter uma melhor compreensão sobre o funcionamento do planeta Terra e puderam relacionar seus conhecimentos com as demais áreas educacionais. Entre outros resultados significativos temos a desenvoltura dos alunos com trabalhos manuais, desenhos, textos e pinturas que em um momento posterior se tranformou em materiais de utilização dentro da própria escola como, por exemplo, um calendário que foi distribuído entre toda a comunidade escolar e pais dos alunos. Outro resultado que é importante ser citado foi a divulgação de todos os trabalhos no livro “Tragetórias das licenciaturas da UnB” A experiência do Prodocência em Foco. Todas as atividades e depoimentos dos licenciados participantes do projeto encontram-se registrado nesse livro que foi lançado após o fechamento da primeira etapa do programa Prodocência da Universidade de Brasília. |
CONCLUSÃO: |
É perceptível na comunidade escolar a necessidade por parte dos professores e alunos quanto à educação ambiental. Esta necessidade está relacionada à falta de renovação de conhecimento e a falta da formação continuada. Por isso, cada vez mais, o ensino torna-se pesaroso e entediante. Quando realizamos ações de intervenção, trazendo novidades para a sala, é notável a mudança comportamental dos alunos em relação ao conhecimento, mostrando-se mais ativos no processo de ensino aprendizagem. É importante perceber quão relevante é, para a comunidade escolar, a presença de licenciandos em sua estrutura. Da mesma forma também é necessário à valorização da escola como instituição de ensino e como auxiliadora na formação de novos docentes, através dos estágios e projetos de extensão, como o Prodocência. Com um ensino bem estruturado, formado por professores capacitados e com uma visão mais ampla sobre a educação ambiental é possível despertar nos alunos o interesse pela preservação e cuidado com o nosso planeta. Através da educação ambiental formaremos indivíduos críticos com autonomia intelectual para tomar decisões que levem em consideração o bom funcionamento do sistema Terra. |
Palavras-chave: Educação ambiental, sensibilização, ação.. |