64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
EFEITO INIBITÓRIO DO EXTRATO AQUOSO DE CARQUEJA (Baccharis trimera) SOBRE Colletotrichum sp. DA HELICÔNIA (H. psittacorum)
Ana Dulce Botelho Baia 1
Christiane Almeida da Costa 2
Monique Bezerra Nascimento 2
Râmison Flávio Carneiro e Souza 2
Francisco Carlos Oliveira 4
Iris Lettiere do Socorro Santos da Silva 3
1. Acadêmico do curso de Agronomia da UFRA; Bolsista REUNI/ UFRA
2. Acadêmico do curso de Agronomia da UFRA; Bolsista PIBIC-CNPQ
3. Profa Dra.Orientadora-Laboratório de Fitopatologia, Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA
4. Engenheiro Agrônomo,M.Sc., Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA
INTRODUÇÃO:
As helicônias vêm apresentando crescente comercialização no mercado internacional, devido à exuberância de suas cores e formas. As inflorescências pendentes são mais valiosas, devido às dificuldades de seu cultivo, menor produção e maior custos de manuseio e embalagens (Castro, 1995). As condições de temperaturas, umidade e precipitação são de fundamental importância para uma excelente qualidade das plantas ornamentais. Essas condições também propiciam a suscetibilidade das plantas e a ocorrência fúngica, as quais podem afetar inflorescências, flores, folhas, pseudocaules, rizomas e raízes. No Brasil, os estudos sobre problemas fitossanitários de plantas ornamentais têm sido objeto de diversos trabalhos (Pitta, 1995; Almeida et al., 1997), no entanto, os estudos sobre plantas ornamentais tropicais são ainda escassos. Uma das alternativas ao uso de defensivos químicos é a utilização de extratos vegetais como defensivos naturais, pois possuem propriedades fungicidas e antioxidantes. Tendo em vista a propriedade inibitória dos extratos vegetais sobre desenvolvimento de fungos patogênicos, o presente trabalho teve como objetivo avaliar “in vitro” o efeito inibitório do extrato vegetal aquoso de carqueja Baccharis trimera (Less.) DC sobre o crescimento micelial de Colletotrichum sp. isolado da planta ornamental Helicônia (H. psittacorum).
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado no Laboratório de Pesquisa de Fitopatologia da Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém-PA, e constou da repicagem de discos de 0,7 cm de diâmetro, retirados de colônia do patógeno de Colletotrichum sp, com cinco dias de idade, isolado de lesões foliares da planta ornamental Helicônia (H. psittacorum), e repicados para o centro de cada placa contendo as dosagens de 0, 2, 4, 6, 8 e 10%, de acordo com o tratamento, de extrato aquoso de carqueja Baccharis trimera (Less) DC, incorporadas ao meio de cultura Batata-Dextrose-Ágar (BDA) fundente em placas de Petri de 9 cm de diâmetro.
Para determinar o controle, discos miceliais foram repicados sobre placa contendo apenas meio BDA, e, em cada tratamento, precedeu-se 5 repetições. Estas foram incubadas a 25 oC±2 sob fotoperíodo de 12 h e as avaliações foram realizadas por mensuração da média dos diâmetros perpendiculares entre si do crescimento micelial, utilizando-se um paquímetro, quando as colônias das placas testemunhas (0%) atingiram as bordas das mesmas. Os ensaios foram repetidos uma vez e os valores do crescimento micelial foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
O extrato aquoso de carqueja (Baccharis trimera) apresentou maior inibição sobre o crescimento micelial de Colletotrichum sp nas dosagens ≥ 2%. O gênero Baccharis, incluído na tribo Astereae da família Asteraceae, é constituído por cerca de 500 espécies. Uma das mais importantes é Baccharis trimera (Less.) DC, também denominada Baccharis genistelloides var. trimera (Less.) Baker, com grande utilização na medicina tradicional e na produção de fitoterápicos (Ritter et al., 2002; Nunes et al., 2003; Pereira et al., 2004). Seus registros ou comprovações de seus efeitos fitoterápicos sobre microorganismos fitopatológicos obtidos neste trabalho podem ser norteadores para verificação de efeito inibitório a outros microrganismos, bem como, despertar os estudos a respeito desta planta medicinal.
CONCLUSÃO:
O extrato aquoso de carqueja apresenta efeito fungicida “in vitro” sobre o crescimento micelial de Colletotrichum sp. isolado da planta ornamental Helicônia (H. psittacorum).
Palavras-chave: Baccharis trimera , Colletotrichum sp, contole alternativo.