64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 2. Genética de Microorganismos
Origem e dispersão do Vírus Linfotrófico de Células T Humana (HTLV) no Sul da Bahia
Lucas Pereira de Souza Santos 1
Milena Magalhães Aleluia 2
Sandra Rocha Gadelha Mello 3
1. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC – BA)
2. Doutoranda do Programa de Patologia Humana e Experimental da UFBA/FIOCRUZ
3. Profa Dr. / Orientadora Departamento de Ciências Biológicas - UESC
INTRODUÇÃO:
Estima-se que cerca de 15 a 20 milhões de pessoas estejam infectadas em todo o mundo pelo HTLV-1. Com relação ao Brasil, estudos indicam que há cerca de 2,5 milhões de infectados pelo HTLV-1, o que torna o país o maior em número absoluto de portadores do vírus. Tal infecção encontra-se presente em todas as regiões brasileiras, sendo que Salvador/Bahia constitui a região com a maior prevalência. Esse vírus está associado a graves patologias neurológicas e hematológicas, podendo ser transmitido pelo leite materno, relações sexuais e, transfusões de sangue. Quanto à origem do retrovírus no continente americano, bem como no Brasil, duas hipóteses são discutidas atualmente: a primeira descreve a migração pré-histórica de populações infectadas através do estreito de Bhering, trazendo o vírus do norte da Ásia para o continente Americano; a outra hipótese sugere que africanos introduziram o vírus no continente americano durante o comércio de escravos. Alguns estudos tentam explicar a origem do HTLV no Brasil e, embora, algumas hipóteses tenham sido traçadas, pouco foi esclarecido e em alguns locais não se tem informação alguma, a exemplo de grande parte da Bahia.
METODOLOGIA:
A partir do sangue total foi feito a extração do DNA genômico com o kit Qiagen, Para a realização do seqüenciamento viral e das análises filogenéticas, como o vírus está integrado no DNA genômico da célula, foi necessário extrair o DNA e em seguida realizar um PCR, utilizando primers específicos para o vírus, que amplificam uma região de 476 pares de base (pb) referentes às regiões LTR3´ e LTR5´ do genoma viral, estas são as regiões mais utilizadas em todo o mundo para realização de subtipagem e análises filogenéticas . Em seguida, todos os produtos do PCR foram purificados com o kit da Promega para posterior sequenciamento. Além disso, as cargas provirais foram determinadas por PCR em tempo real. Por fim promovemos o alinhamento da região LTR dos isolados do HTLV em estudo juntamente com outras sequências do GenBank/EMBL foi realizado através do programa DAMBE e BioEdit, que utilizam o algóritmo ClustalX. As edições foram feitas no programa GenDoc. As Análises filogenéticas Neighbor-joining (NJ) e maximum-likelihood (ML) foram desenvolvidas através do programa PAUP*, versão 4.0.2b, utilizando o modelo de substituição nucleotídica selecionado pelo “Model Test”. A árvore foi visualizada através do programa TreeView 1.4.
RESULTADOS:
Neste sentido buscamos investigar a origem e circulação do HTLV no Sul da Bahia em parturientes HTLV positivas a partir da subtipagem da região LTR do genoma viral. Todos os vírus subtipados foram classificados como HTLV-1aA (subtipo cosmopolita, subgrupo transcontinental), que é o mesmo encontrado em maior prevalência no continente americano, bem como, descrito em recentes análises realizadas em algumas outras cidades da Bahia, como por exemplo, Salvador, Cruz das Almas e Feira de Santana, onde as amostras HTLV positivas foram agrupadas,em sua maioria, no cluster da América Latina. Nesses últimos estudos, foi sugerida, ainda, uma introdução pós-colombiana do vírus na Bahia
CONCLUSÃO:
Os dados encontrados em nosso trabalho ajudam a corroborar a hipótese de que a origem do HTLV na Bahia e no sul desse estado seja a mesma. Sabendo-se ainda que a etnia tenha sido citada como um fator de risco ou fator relacionado à maior prevalência da infecção HTLV, estudos que visem analisar a ancestralidade da população infectada, permitirão um maior entendimento sobre a dinâmica viral e sobre a introdução do HTLV na Bahia.
Palavras-chave: HTLV, Origem, Sul da Bahia.