64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 2. Engenharia Agrícola - 4. Engenharia de Água e Solo
LIXIVIAÇÃO DE CÁLCIO (Ca2+), EM LISIMETRO DE DRENAGEM, NA PRESENÇA DE UM POLIMERO HIDROABSORVENTE SUBMETIDOS A DUAS LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO
Marcio Roberto da Silva Melo 1
Adriano dos Santos Moura 2
João Aldifax Cezar de Albuquerque Filho 3
Anildo Monteiro Caldas 4
Aurelino Matos do Amaral 5
Stefan Kangussu Prado 6
1. Prof. Assistente I da Universidade Federal Rural da Amazônia/ Campus Paragominas
2. Graduando de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia/ Paragominas
3. Prof. Associado I da Universidade Federal Rural de Pernambuco
4. Prof. Assistente I da Universidade Federal Rural de Pernambuco
5. Graduando de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia/ Paragominas
6. Graduando de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia/ Paragominas
INTRODUÇÃO:
Na atualidade, a tendência do agronegócio mundial tem sido por práticas de cultivo que reduzem riscos e custos atentando para o melhor aproveitamento dos recursos naturais evitando assim seu desperdício. A lixiviação de íons provenientes da solução do solo ou de fertilizantes deve ser uma constante preocupação. Estudos demonstram que as perdas de nutrientes por lixiviação e escorrimento superficial, sob diversas condições de solo e clima, foram entre 60 e 85% dos fertilizantes aplicados, exceto para fósforo (P), sendo potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg), perdidos predominantemente por lixiviação (85 a 95%). No sentido de aperfeiçoar a utilização dos recursos do solo, os condicionadores sintéticos foram produzidos com o intuito de aumentar a capacidade de retenção de água e nutrientes pelo solo, contribuindo para melhorar o rendimento das culturas. Desta forma, este estudo objetivou avaliar a lixiviação de Ca2+ em lisímetros de drenagem, na presença de um polímero hidroabsorvente denominado de Hidratassolo®
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada, na área experimental do Departamento de Tecnologia Rural, localizada no Campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife – PE. A estação lisimétrica foi constituída por 40 lisímetros de drenagem interligados individualmente a um sistema de drenagem especifico, com a finalidade de captar e quantificar todo o efluente recolhido no laboratório de coleta. Os tratamentos foram dispostos num esquema fatorial 5 x 2, cindo níveis de hidratassolo (H0 = 0; H1 = 4; H2 = 8; H3 = 12 e H4 = 16 dg. kg-1 de solo seco), e duas lâminas de irrigação (com base na evapotranspiração estimada pelo método do tanque Classe A), onde L1 e L2 corresponderam a 0,6.ETo e 1,20.ETo. Os dados referentes a concentrações de cálcio (Ca2+) foram analisados no sistema computacional SAEG e interpretados por meio das significâncias das análises de variância e regressão, considerando-se o nível de probabilidade de 5% pelo teste F.
RESULTADOS:
De acordo com os dados obtidos, o fator dose de hidratassolo (H), exerceu efeito de forma significativa sobre o teor de Ca2+, contidos no material coletado, em nível de 1% de probabilidade, ou seja, observou-se uma redução linear da concentração de cálcio, em função da variação crescente de doses de hidratassolo (H). Para cada dose do polímero foram obtidos teores de cálcio de 16.33, 14.45, 11.61, 11.16, e 8.12 mmolc.dm-3 respectivamente em H0; H1; H2; H3 e H4. Assim, a maior dose de hidratassolo (H4) apresentou os menores resultados para a concentração de cálcio no material de análise, com decréscimo de 50,40% com relação ao tratamento testemunha. Com relação ao fator laminas de irrigação, não foi observada influência significativa sobre as concentrações de Ca2+ no material lixiviado.
CONCLUSÃO:
A adoção do polímero hidroabsorvente na dose H4 se mostrou mais eficiente na redução das perdas de cálcio por lixiviação, o que demonstra ser o polímero uma alternativa para retenção deste nutriente no solo.
Palavras-chave: Polímero hidroabsorvente, lisímetro de drenagem, cálcio.