64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO E PERMANÊNCIA DOS CALOUROS DOS CURSOS DE LICENCIATURA E SERVIÇO SOCIAL: O CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA
Raphaela Pagliaro Borges 1
Stella Luiza Gabriel Tristão 2
Monique Pontes Galache 3
Váldina Gonçalves da Costa 4
1. Departamento de Ciências Biológicas – UFTM
2. Departamento de Matemática – UFTM
3. Departamento de Química – UFTM
4. Profª Drª/Orientadora – Departamento de Matemática - UFTM
INTRODUÇÃO:
Muitos pesquisadores têm observado que os estudantes estão chegando ao ensino superior com poucos conhecimentos matemáticos. (CABRAL e BALDINO, 2004; COSTA, 2009, 2011). O processo seletivo, vestibular, forma de ingresso em grande parte das universidades e, em especial, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM, pouco tem selecionado os estudantes, pois a demanda por alguns cursos é baixa. Sabe-se que desde a Educação Básica, a Matemática, é considerada por grande parte dos estudantes como uma disciplina difícil, o que também contribuiu para a motivação do estudo. Com o objetivo de amenizar as dificuldades em Matemática dos estudantes dos cursos de Licenciatura e Serviço Social e contribuir para a formação, adaptação e permanência deles no ensino superior, propôs-se o curso de Matemática Básica.
METODOLOGIA:
Inicialmente fez-se um levantamento junto aos professores que ministram aulas de matemática nos cursos de Licenciatura e Serviço Social para detectar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos nos primeiros períodos da graduação, para a definição dos temas a serem abordados no curso de Matemática Básica, que seria oferecido duas vezes por semana, com carga horária semanal de 4h e total de 46h. Em seguida, houve a divulgação do curso na UFTM. As aulas foram preparadas em grupo e juntamente com a professora tutora. Foram utilizados como recursos slides, quadro branco, material didático impresso, caderno de campo e e-mail para dúvidas.
RESULTADOS:
Os resultados evidenciam que as aulas ministradas pelo grupo com o auxílio da tutora contribuíram não só para a formação dos cursistas, mas para a iniciação do grupo na docência. As dificuldades apresentadas pelos cursistas eram relativas a temas elementares da Educação Básica e foram ao longo do curso sendo esclarecidas. Ressalta-se que um dos diferenciais do curso foi o material didático que os cursistas recebiam. Esse material trazia como referência conteúdos de livros didáticos da Educação Básica que eram selecionados com o grupo, bem como os métodos de aplicação e o material pedagógico a ser utilizado. Os cursistas também relataram que ter participado do curso contribuiu para a sua permanência na universidade frente a tantas dificuldades apresentadas em matemática.
CONCLUSÃO:
O curso contribuiu como complemento, a fim de amenizar as rupturas de conteúdos básicos de Matemática, que por vários motivos acabaram sendo acumulados no decorrer da vida escolar e, estavam prejudicando a vida acadêmica dos alunos dos primeiros períodos dos cursos da UFTM. Para o grupo, essa oportunidade de poder estar ora como professor e ora como aluno, acarreta uma visão de praticamente dois mundos que aos “primeiros olhos” aparentam ser completamente distintos, e por sinal, tem uma proximidade de estranhamento que acresce a cada contato com os dois lados, culminando em um único aspecto, formação objetiva de um professor consciente.
Palavras-chave: Prática docente, Matemática básica, Formação de professores.