64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO PARA DETERMINAÇÃO SIMULTÂNEA DE SULFONAMIDAS EM MEL DE ABELHAS AFRICANIZADAS DA REGIÃO DO ALTO TURI (MA), COMO CONTRIBUIÇÃO PARA PRODUÇÃO DE MEL ORGÂNICO.
Thiessa Maramaldo de Almeida Oliveira 1
Teresa Cristina Rodrigues dos Santos Franco 2
Adeilton Perreira Maciel 3
1. Depto. de Tecnologia Química, Universidade Federal do Maranhão – UFMA
2. Profa. Dra. / Co-oorientadora – Depto. de Tecnologia Química - UFMA
3. Prof. Dr. / Orientador – Depto. de Tecnologia Química – UFMA
INTRODUÇÃO:
A apicultura no Brasil é uma atividade que tem se desenvolvido pelo crescimento da demanda de seus produtos no mercado interno e, principalmente, no mercado externo. A produção e a comercialização de mel é uma fonte de renda alternativa para os produtores rurais e, em algumas regiões do país, é a principal atividade remuneradora. Um dos problemas dessa atividade é a contaminação do mel por substâncias utilizadas na agricultura ou, ainda, por compostos utilizados na prevenção e controle de doenças nas colméias como é o caso das sulfonamidas. As sulfonamidas são antimicrobianos e em abelhas são usadas na prevenção e tratamento da doença Loque Americana e isso conduz à presença de resíduos de sulfonamidas no mel que tem como LMR permitido 100 µg.kg-1. No Maranhão, ainda não se dispõe de laboratórios especializados em análise de resíduos em mel. Sabendo disso, o presente trabalho visa desenvolver um método para avaliar a presença de resíduos de sulfonamidas nos méis da região do Alto Turi, propiciando a valorização e maior aproveitamento comercial do mel da região. Ressalta-se, ainda, a importância deste estudo na sustentabilidade e manutenção da biodiversidade devido à polinização realizada pelas abelhas ao recolher matérias-primas para seus produtos.
METODOLOGIA:
Solventes para análises cromatográficas: acetonitrila e metanol grau HPLC de pureza 99,8% Merck, ácido acético glacial PA da Merck, água deionizada obtida de um sistema de deionização Puritech Microprocessado 220, modelo Permution. Para preparação das amostras de mel foi utilizado ácido clorídrico e hidróxido de sódio PA Merck. Os cartuchos de extração em fase sólida foram do tipo ABS-ELUT Nexus 60mg/3mL Varian, e as membranas de filtração de solventes, porosidade 0,45 μm e diâmetro 47 mm, da Merck. A secagem das amostras foi feita com Gás Nitrogênio (N2) da White Martins grau de pureza 5,0 analítico. Os padrões das sulfas foram Sigma – Aldrich: sulfatiazol, sulfadiazina, sulfadimidina, sulfacloropiradazina e sulfadimetoxina. As análises foram efetuadas em HPLC – DAD da Varian. O tratamento das amostras de méis foram feitas através de hidrólise ácida com ácido clorídrico 2 mol.L-1 e ajuste de pH para 4,5. A extração foi feita em cartuchos SPE e condicionado com acetronitrila, água e tampão acetato de sódio 0,05 mol.L-1 pH=4,5. Eluição com 5 mL de acetonitrila e reconstituição com tampão pH=4,5 e 1% de metanol. Separação cromatográfica em coluna analítica C18 e fase móvel acetonitrila/água. O método analítico foi avaliado segundo recomendações da ANVISA.
RESULTADOS:
Para estabelecimento das condições cromatográficas foram analisados alguns parâmetros: comprimento de onda e seleção da coluna. As sulfonamidas são anfotéricas e isso dificulta sua separação em coluna de C8 por isso a coluna analítica C18 Phenomenex foi selecionada. O melhor comprimento de onda foi 278 nm. No tratamento das amostras de méis a hidrólise ácida e aquecimento no banho ultra som por 45 minutos à 40°C, mostraram-se etapas importantes para quebra das ligações entre açúcares e sulfonamidas e diminuição dos interferentes no extrato. O volume para reconstituição do eluato também foi avaliado. Teste com volume de 200, 500 e 1000 µL foram avaliados levando em consideração as recuperações. Resultados satisfatórios foram obtidos com 500 µL. Para determinação dos limites de detecção e quantificação, foram construídas curvas analíticas com soluções em concentrações variando de 0,1 a 2,5 µg. mL-1, o método mostrou-se linear nessa faixa. Os coeficientes de correlação obtidos variaram de 0,996 a 0,999 para as sulfas em estudo. Os limites de detecção e de quantificação foram calculados conforme procedimentos estatísticos convencionais e resultados considerados satisfatórios para o propósito do método. As recuperações variaram de 50-120%, o que para matrizes complexas é satisfatório.
CONCLUSÃO:
Os parâmetros avaliados no processo de validação, tais como: seletividade, limite de detecção, limite de quantificação, linearidade, precisão e exatidão indicaram que a metodologia desenvolvida é eficiente para a extração dos resíduos de sulfonamidas com limites de detecção abaixo dos LMR estabelecidos para detecção das sulfas em mel. A simplicidade e a rapidez do método proposto torna-o adequado para análises de rotina de resíduos de sulfonamidas em mel. A aplicação do método em amostras de méis de abelha da Região do Alto Turi - MA tem fundamental importância na obtenção do SIF internacional, o que alavancaria o valor comercial e a procura por esse produto visto que se comprovaria a condição de qualidade dos mesmos em relação a resíduos de sulfonamidas.
Palavras-chave: Mel, Resíduos, Sulfonamidas.