64ª Reunião Anual da SBPC |
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 6. Genética |
MONTAGEM DO CARIÓTIPO HUMANO: UMA ATIVIDADE DIDÁTICA ALTERNATIVA E DE FÁCIL APLICAÇÃO |
Orquídea de Fátima Furtado 1 Priscila Marlys Sá Rivas 2 Daniel Dantas Campelo 3 Jaqueline Diniz Pinho 4 |
1. Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI / UEMA 2. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP 3. Departamento Tecnologia de Alimentos- IFMA 4. Profa. Msc./Orientadora - Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI / UEMA |
INTRODUÇÃO: |
Atualmente assuntos ligados à genética como clonagem, células tronco, organismos transgênicos, teste de paternidade, sequenciamento do Genoma Humano, são abordados a todo instante nos meios de comunicação, sendo de grande importância na sociedade, entretanto nas escolas o ensino da genética ainda é pouco explorado, devido à dificuldade dos alunos em compreenderem o conteúdo e conceitos, também por parte dos docentes em não utilizar métodos acessíveis para o ensino da disciplina. Além disso, a maioria dos livros didáticos utilizados no ensino médio apresenta temas da genética de forma errônea levando aos discentes dúvidas e incorretas interpretações. Logo, alguns conteúdos dentro da genética ainda encontram-se distante do entendimento dos alunos do ensino médio somente no campo teórico, por exemplo, a estrutura dos cromossomos, a composição do cariótipo, assim como sua dinâmica nos mecanismos de divisão celular. Devido a isto, faz-se necessário a elaboração de modelos visuais com utilização de materiais simples e baratos. Este trabalho teve como objetivo aplicar uma atividade prática sobre o cariótipo humano utilizando material alternativo e de fácil aplicação. |
METODOLOGIA: |
A metodologia adotada foi uma atividade prática, sendo antes ministrada uma aula teórico-ilustrativa, sobre a estrutura dos cromossomos, a qual facilitou os procedimentos realizados pelos próprios alunos durante a atividade. Primeiro a turma foi dividida em grupo e instruída a confeccionar um cariótipo utilizando os seguintes materiais: canudos de plásticos coloridos, tesoura sem ponta, régua milimetrada, barbante, cartolina de cor clara e pinceis. Os cromossomos foram divididos em grupos A, B, C, D, E, F e G, sendo que os grupos foram diferenciados pelas cores dos canudos, pelo tamanho que apresentavam, e a localização dos centrômeros indicada pela localização do barbante. Em seguida, o professor sorteou o tipo de cariótipo para cada grupo confeccionar: feminino, masculino, síndrome de Down, síndrome de Turner ou Klinefelter. Durante a atividade foi utilizada como fonte de pesquisa para a confecção dos distintos cariótipos os livros DNA – Segredos e Mistérios (FARAH, 2007), Genética Humana (BORGES-OSÓRIO & ROBINSON, 2001) e Introdução a Genética (GRIFTHS et al, 2008). |
RESULTADOS: |
Ao final da atividade cada grupo colou os cromossomos confeccionados em cartolinas e expôs aos demais grupos o seu determinado cariótipo, sendo que os demais alunos tentaram adivinhar qual o indivíduo que possuía aquele cariótipo (homem, mulher, portador da síndrome Down, Turner ou Klinefelter). Ao final, os alunos foram instigados a identificar as características (tamanho e posição dos centrômeros) dos cromossomos de cada grupo, identificar os cromossomos que determinam o sexo e a diferença estrutural entre eles, assinalar em qual etapa do ciclo celular a célula se encontra e apresentar uma justificativa. No final o professor pediu que cada grupo relatasse a importância do processo de duplicação celular antes da divisão e para encerrar a atividade prática solicitou uma demonstração dos cromossomos durante a metáfase. |
CONCLUSÃO: |
Conclui-se que modelos visuais, ainda que simples e baratos, podem fornecer suporte na elaboração e no desenvolvimento de atividades práticas auxiliando o aprendizado dos alunos e tornando o ensino de genética mais atrativo. Neste trabalho, a atividade prática proposta para o ensino do cariótipo humano teve êxito quando ao final das tarefas os alunos conseguiram compreender a estrutura dos cromossomos, a composição do cariótipo e sua dinâmica nos mecanismos de divisão celular. |
Palavras-chave: Cariótipo, Modelos Alternativos, Didática. |