64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
A CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Janecleide Alves Gondim 1
Jerffania Maria da Mota e Silva 1
Mariane Lemos Cassiano 1
Francisca Maria Gomes Cabral Soares 1
Silvia Maria Costa Barbosa 1
1. Janecleide Alves Gondim /Aluna de graduação -Depto. de Educação - UERN RN
2. Jerffania Maria da Mota e Silva/Aluna de graduação -Depto. de Educação - UERN RN
3. Mariane Lemos Cassiano/Aluna de graduação -Depto. de Educação - UERN RN
4. Francisca Maria Gomes Cabral Soares -Profª. Ms./ Depto. de Educação/UERN
5. Silvia Maria Costa Barbosa - Profª. Drª./ Depto. de Educação/UERN
INTRODUÇÃO:
O presente estudo tem como objetivo discutir a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) na construção da identidade escolar, por meio da participação coletiva. Este trabalho foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e de campo vinculado a uma abordagem teórico e prática que nos proporcionou conhecer questões que norteiam o PPP, sua construção e a participação coletiva dos integrantes do espaço escolar. Nesse processo, percebemos que por ser um documento de extrema importância para a instituição escolar, deve ser construído com seriedade e compromisso, pois além de nortear o rumo educacional da escola também traz segurança. Sendo assim é fundamental a participação de toda a comunidade e seus representantes legais, locais e municipais, pois somente assim os pais se sentirão comprometidos com a escola e com a educação de seus filhos, e os educadores com os sujeitos e a prática de ensino-aprendizagem. Dessa forma o referido documento constitui e fortalece a identidade escolar.
METODOLOGIA:
Expandimos a reflexão aqui apresentada com base em experiências vivenciadas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID), em duas escolas estaduais da cidade de Mossoró/RN e uma pesquisa bibliográfica, sendo Gadotti (1994), Vasconcelos (2004) e Veiga (2004), alguns dos autores que fundamentaram as discussões, tornando possível a criação deste texto. Sob a perspectiva desses autores o Projeto Político Pedagógico deve ser um instrumento de renovação e transformação da realidade escolar.
RESULTADOS:
Após as discussões ficou evidente que o Projeto Político Pedagógico possui a função de romper o isolamento dos diferentes segmentos da escola, buscando pela participação coletiva e efetiva de alunos, pais, funcionários e comunidade, não só na sua elaboração, mas, constantemente, na observação crítica do cotidiano escolar, assim concretizando a identidade da escola. Ainda Por meio da reflexão feita, percebemos que a construção do Projeto Político-Pedagógico não é uma ação simples, implica diversos enfrentamentos pessoais e coletivos, sendo fundamental para o sucesso do processo uma equipe articuladora forte e embasada teoricamente, mas que não se considere detentora/dona do saber
CONCLUSÃO:
Diante do exposto afirmamos que além de nos dar subsídios para repensar o Projeto Político Pedagógico este estudo nos fez refletir sobre o envolvimento de toda a escola e seus segmentos no processo de construção, revitalização e organização do trabalho escolar. Percebemos assim, que instituir na escola uma cultura de reflexão acerca do seu fazer implica dispor-se para conflitos e rotinas de estudo o que demanda um trabalho em equipe e fortalecimento da prática pedagógica na escola.
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico, Identidade escolar, Participação.