64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Natalia Sousa de Castro 1
Estela Mare Aguiar Braga 2
Kerly Cristina Oliveira Lessa 3
Maria Eugenia Dutra Pereira 4
Maria Inês da Conceição Nascimento 5
Thelma Helena Costa Chahine 6
1. Curso Pedagogia/ Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão.
2. Curso Pedagogia/ Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão.
3. Curso Pedagogia/ Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão.
4. Curso Pedagogia/ Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão.
5. Curso Pedagogia/ Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão.
6. Profa. Dr./ Orientadora - Pedagogia - UFMA
INTRODUÇÃO:
A linguagem na educação infantil apresenta diversos aspectos, dar-se através da imaginação, representação, simbolismo e ludicidade. Esta linguagem, ao mesmo tempo em que comunica algo, permite uma grande extensão de possibilidades, desde que, a criança tenha acesso às especificidades de cada uma delas, apropriando-se e desfrutando de cada uma de maneira particular e coletiva. Dessa forma, escola deve criar condições para interferir no desenvolvimento da dessas competências tornando possível o acompanhamento individual, adotando uma atitude de constante reflexão a respeito dos resultados obtidos nas intervenções do trabalho docente. A imitação, a brincadeira, o movimento e a música perpassarão todas as áreas como mobilizadores construtores do conhecimento, possibilitando diversas formas da criança se relacionar com o mundo.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva. Os participantes foram 05 professoras da Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevista semi-estruturada e observação não participante. O local da realização da pesquisa foi a Escola Comunitária Centro Educacional Vila Embratel, localizada em uma área carente da cidade de São Luís – Ma. Após a Coleta de Dados, os resultados foram analisados visando o alcance dos objetivos da pesquisa, com procedimentos qualitativo-quantitativo.
RESULTADOS:
Os dados demonstram que os professores proporcionam as crianças situações para manifestação de diferentes linguagens, através do desenho, da música, da escrita. Importante ressaltar que essas diferentes linguagens são aplicadas também no ensino de matemática e das noções de espaço. Na escola são feitos projetos que visam o desenvolvimento dessas linguagens na criança, sendo que estes não se restringem apenas aos alunos da escola, mas é oferecida a toda a comunidade local.
CONCLUSÃO:
Percebeu-se que a contextualização e a interdisplinaridade são princípios pedagógicos essenciais no planejamento e na prática de atividades que abrangem as múltiplas linguagens na escola pesquisada. Os professores da Escola Comunitária Centro Educacional Vila Embratel operacionalizam atividades lúdicas que envolvam múltiplas linguagens para as crianças da Educação Infantil, visando seus desenvolvimentos e a busca de suas autonomias e identidade.
Palavras-chave: Múltiplas linguagens, Crianças, Professor.