64ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social |
PROGRAMA MULHERES MIL: AJUDANDO A TRANSFORMAR A REALIDADE DAS MULHERES COM A INCLUSÃO SOCIAL. |
Andreza da Rocha Costa 1 Eurídice Sarges da Slva 1 Anaryê Ybotira Gonçalves Rocha 2 |
1. Discente do Curso Técnico em Eventos - IFPA Breves 2. Profa. Esp. Eixo Hospitalidade e Lazer - IFPA Breves |
INTRODUÇÃO: |
A desigualdade social é problema que deve ser tratado através de um trabalho de conscientização humana numa realidade onde estão aliados ao preconceito vivido pelas mulheres e projetos direcionados a estas pessoas se fazem necessários. O município de Breves possui um dos menores IDH do país, devido à falta de oportunidades de emprego e desenvolvimento humano. No caso das mulheres a situação é mais grave devido estarem mais vulneráveis em razão de problemas como gravidez precoce, prostituição e etc que, por consequência, aumentam também os casos de violência contra as mesmas. O Programa Mulheres Mil foi implantado na rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em 2007 tendo como principal objetivo a formação profissional e tecnológica oferecendo diversas atividades direcionadas às possíveis oportunidades de qualificação profissional, educação cidadã e conquista de emprego encontrado na região, volta-se àquelas que vivem nesta situação de vulnerabilidade, moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano. Este trabalho tem como objetivo mostrar as mudanças ideológica e econômica ocorridas na vida das mulheres que participam do programa, percebendo através das suas expectativas em relação ao Programa Mulheres Mil. |
METODOLOGIA: |
Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, bibliográfica e documental realizadas no período de dezembro de 2011 a março de 2012, durante o processo de seleção e ingresso das alunas do Programa. As referências bibliográficas utilizadas foram extraídas do portal Mulheres Mil; site do Ministério da Educação, plano de trabalho do município; além disso, também foram usados arquivos ofertados durante o treinamento do programa, documentos da Secretaria Municipal de Educação – SEMED e arquivos da própria instituição. As visitas de campo proporcionaram a obtenção de coleta de relatos, imagens e elaboração de relatórios internos que foram desenvolvidos de forma simples durante a realização das atividades. Vale ressaltar que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Breves está organizado em 4 turma de 25 alunas, uma delas corresponde ao município de Ponta de Pedras e que os registros não foram incluídos na demanda deste trabalho; sendo que as demais turmas encontram-se em Breves (1 turma na sede municipal, 1 turma no rio Jupatituba e 1turma no rio Caruaca). |
RESULTADOS: |
Segundo KAMIO e SASSI (2010) a inclusão social consiste na adequação da sociedade e de infraestruturas eliminando todas as barreiras físicas, problemáticas e atitudinais para que estes tenham acesso a serviços, espaços, informações e bens necessários ao seu desenvolvimento pessoal, social, educacional e profissional visão semelhante aos objetivos do programa. Além disso, o conceito de transformação é apresentado como qualquer outro significado de indique mudança de um estado para outro, neste caso o foco a mudança da realidade das alunas a partir do contato com o programa. Entendendo o processo de transformação da realidade a partir de determinados atos, mudanças de pensamentos e atitudes das mulheres em relação ao cotidiano dentro da influência que o programa proporciona o que é percebido por meio da forma que cada uma se expressa, indicando uma visão de oportunidade perante aos diversos contextos oferecidos (social, familiar, econômico, educacional etc). O programa possui diversas metas distintas que se traduzem pela questão da inclusão social, já que as alunas são oriundas de um processo desgastante que as distanciou da rotina enquanto cidadã criando um círculo vicioso onde a cada passo dado são encontradas dificuldades maiores limitando-as ao acesso e crescimento pessoal. |
CONCLUSÃO: |
Dentro do processo de entendimento do conceito dos termos “inclusão social” e “transformação”, se notam que ambos são relacionados diretamente ao programa já que as metas objetivadas são sintetizadas a partir de tais transformações na vida de cada aluna. Durante as visitas se percebe que as mulheres demonstram grande interesse em relação ao programa e criam expectativas positivas, já que a maiorias delas foram inseridas num processo de exclusão por diversos fatores, dentre estes um dos pontos mais marcantes em relação ao curso é colocado sobre a expectativa de retorno à sala de aula depois de tanto tempo, isso faz com que busquem participar das atividades propostas e algumas ainda estão procurando se inserir diretamente na organização de suas comunidades, fortalecendo o vinculo familiar e se apoderando de seus deveres e direitos. Com isso, a inclusão das mulheres no programa mostra a possibilidade de melhorar sua qualidade de vida e de suas famílias. Por tanto se encontram mudanças positivas fundamentada nas expectativas e no tipo de interesse de cada uma delas, levando em consideração o sentimento de fazer parte de uma “sociedade” que oferece oportunidades, inclusive de emprego, e desenvolvimento pessoal. |
Palavras-chave: Expectativa, Transformação, Inclusão Social. |