64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 4. História e Filosofia da Ciência
ELETRICIDADE: A (R)EVOLUÇÃO ENERGÉTICA
Mayara Almeida de Barros 1
Hamilton Perez Soares Corrêa 2
1. Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – UFMS
2. Prof. Dr/Orientador – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – UFMS
INTRODUÇÃO:
Atualmente é impossível conceber um mundo sem eletricidade, mas nem sempre foi assim. Muitos cientistas trabalharam incansavelmente entre o final do século XIX e o inicio do século XX, período de grandes descobertas e inventos nesta área. Nikola Tesla e Thomas Edison são importantes personagens desta história, em seus laboratórios surgiram inventos que mudaram a realidade da época e ditam hábitos até os dias de hoje. A famosa “Guerra das Correntes”, travada entre eles, trouxe inúmeros benefícios à sociedade. Com o objetivo de investigar as contribuições de Tesla e Edison para tal revolução energética, contextualizando seus inventos com a época relacionada e estabelecendo as relações entre o seu fazeres científicos e os processos tecnológicos desenvolvidos no período, resgatamos alguns elementos históricos desse momento e apresentamos no formato de crônica histórica.
O resgate da história contribui para o estudo das ciências físicas, o fazer científico e a base do entendimento de conceitos, além de incentivar uma visão crítica sobre os processos pelos quais a ciência passa e suas relações com a sociedade.
METODOLOGIA:
Inicialmente, foi feito um estudo da História da Eletricidade e do Magnetismo anterior a Tesla através de pesquisa e leitura de livros e artigos, que relatam da origem das observações dos primeiros fenômenos elétricos e magnéticos, até o final do século XIX e início do século XX, quando os tratados de Maxwell estabelecem a base experimental e teórica do Eletromagnetismo.
Para o levantamento histórico e bibliográfico de Tesla e Edison, foi feito um levantamento dos materiais de época, impressos, jornais, livros, artigos, manuais, entre outros, disponíveis eletronicamente na WEB. A partir da leitura deste acervo, uma análise foi elaborada, tendo como foco estabelecer as relações entre os trabalhos desenvolvidos, principalmente, por Tesla em seus laboratórios e a aplicação na industria da geração elétrica.
Para a elaboração desta crônica histórica, foram utilizados entre outros os textos de Lourenço (2008), Penner (1995) e O'Neill (1994).
Além de outros materiais que permitiram a confirmação e a validação dos argumentos apresentados, baseado nos preceitos teóricos presentes nos trabalhos de Matthews (1994).
RESULTADOS:
Ao final do século XIX, surgiram inventos que impulsionaram e aceleraram o consumo de bens industriais, levando a uma avalanche de patentes e uma intensa batalha na geração de energia.
Nikola Tesla e Thomas Edison, protagonistas do seu tempo, criaram em seus laboratórios inventos que mudaram a realidade da época. A popularização e disseminação da iluminação, por meio da lâmpada elétrica, foi apenas uma parte de toda a revolução, um sistema de geração e distribuição de eletricidade em grande escala precisou ser criado, peça por peça.
Edison desenvolveu um sistema de geração e transmissão de energia elétrica baseado em corrente contínua (CC). Em contrapartida, Tesla, ex-funcionário de Edison, criou um sistema de geração e transmissão baseado em corrente alternada (CA). Tesla fazia demonstrações públicas para provar a eficiência do sistema de CA. Edison, que viu seu império da CC desafiado, seguiu à 'guerra', que ficou conhecida como “Guerra das Correntes”.
Durante anos, Edison insistiu que o sistema de CA era ineficaz e perigoso. Tesla e Westinghouse, famoso empresário americano defensor da CA, acabaram vitoriosos, convencendo a todos que CA era uma tecnologia superior. Guerra vencida, este sistema de geração é utilizado até os dias de hoje em todo mundo.
CONCLUSÃO:
Tesla foi grande inventor, cientista e pioneiro em muitos campos. Entre sua vasta contribuição para a ciência e tecnologia, podemos citar as invenções:
· do Motor de Indução de Corrente Alternada, considerado uma das dez maiores invenções de todos os tempos.
· dos principais componentes do sistema elétrico,
· da bobina de indução de alta tensão e alta frequência (Bobina de Tesla), que posteriormente foi utilizada em rádio, televisão e outros equipamentos eletrônicos,
Considerado Pai do Rádio e dos Modernos Sistemas Elétricos de Transmissão, registrou mais de 700 patentes e previu a possibilidade da comunicação interplanetária através de satélites. Sua visão incluía a exploração de energia solar e do poder do mar. Taxado de louco por muitos, seu legado foi enorme, não só na quantidade como na qualidade, sua importância para ciência e tecnologia do século XX é inestimável, muito do que consumimos em eletroeletrônico hoje tem em seus componentes contribuições diretas e indiretas de sua genialidade. Vivemos o início do século XXI e ainda dependemos de seus inventos, em grande parte gerados no final do XIX. Durante muito tempo ainda ouviremos falar o nome de Tesla, personagem que nos deixou em 1943, em um pequeno apartamento do Hotel New Yourker , para ocupar um grande lugar na história.
Palavras-chave: Nikola Tesla, Thomas Edison, energia.