64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DA FAMÍLIA MELASTOMATACEAE DA ÀREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DO INHAMUM
Ediane Soares Martins 1
Helenice de Magalhães Costa 1
Gonçalo Mendes da Conceição 2
1. Depto. de Química e Biologia Universidade Estadual do maranhão(CESC/UEMA)
2. Prof. Dr./ Orientador. Depto. de Química e Biologia CESC/UEMA
INTRODUÇÃO:
A família Melastomataceae agrupa cerca de 170 gêneros e aproximadamente 4.600 espécies, distribuídas nas zonas tropicais e subtropicais do mundo. Melastomataceae é uma das famílias mais numerosas entre as Angiospermas, é pantropical e no Brasil está representada por cerca de 68 gênero e 1.500 espécies, distribuindo-se desde o Amazonas e Região Centro-Oeste até o Rio Grande do Sul, ocorrendo praticamente em todas as formações vegetacionais, exceto na caatinga senso stricto. As Melastomataceae caracterizam-se morfologicamente por apresentarem folhas simples com nervaçãoacródoma basal ou supra basal. Na classificação mais recente das angiospermas a família Melastomataceae está incluída no cladoRosídeas e na ordem Myrtales. Atualmente, a família está subdividida em três subfamílias: Memecyloideae,Astronoideae, com apenas uma tribo cada, e Melastomoideae, composta por onze tribos, sendo Melastomeae, Miconieae e Microlicieae consideradas as mais importantes para o Brasil. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento das espécies de Melastomataceae existentes na Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum.
METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas nos meses de março, abril, maio, junho, julho e agosto de 2010, na Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum com frequência quinzenal. Foram coletados os espécimes no período reprodutivo, ou seja, contendo flores, frutos ou botões florais. As coletas foram realizadas ao longo da margem do riacho do Inhamum, margem direita e esquerda e da lagoa Soledade, sendo que a principal área de coleta foram os campos úmidos, principalmente as veredas e áreas úmidas próximas a pequenos córregos. Todo material foi fotografado e processado ao final de cada coleta, os exemplares foram colocados em prensas de madeiras entre folhas secas e limpas de jornal, papelão e levadas a secar em temperatura ambiente. Na ficha de campo foram anotadas, informações como altura aproximada da planta, cor da flor, fruto e/ou botão floral, hábito de crescimento, local da coleta e outros caracteres dos espécimes, considerados importantes, e posteriormente anotados nas etiquetas das exsicatas. Após a secagem do material, foram preparadas as exsicatas e montadas sobre cartolina no tamanho padrão do Herbário. A identificação botânica foi realizada pelo prof. Renato Goldenberg da Universidade federal do Paraná. Todo material foi incorporado ao Herbário de Biologia Vegetal do CESC/UEMA.
RESULTADOS:
Foram analisados 34 espécimes da família Melastomataceae da Área de Proteção Ambiental do Inhamum distribuídos em 9 gêneros e 10 espécies. O gênero mais representativo foi Miconia, com duas espécies: Miconiaalbicans (Sw.) Triana e Miconiachamissois (Sw) Triana, os demais gêneros Aciotis, Clidemia, Desmocelis, Henriettella, Macairea, Rhynchanthera,Tibouchinae e Tococa apresentam apenas uma espécies cada. Dos espécimes analisadas, 20% foram identificados, somente ao nível taxonômico de gênero e 80% ao específico. Na Área de Proteção Municipal do Inhamum, o gênero Miconia apresentou o maior número de espécies, sendo este mesmo gênero o mais abundante da tribo Miconieae e um dos maiores gêneros neotropicais, com aproximadamente 1.056 espécies conhecidas. As espécies Miconiaalbicans (Sw) Triana e Miconiachamissois (Sw.) Trina foram encontradas, com o hábito de crescimento arbustivo e com diferente período de floração e frutificação. TococaguianensisAubl. é coletada com mais frequência em Mata de galeria, sempre com crescimento arbustivo e com muitas formigas em estruturas presentes na sua base foliar.
CONCLUSÃO:
Foram encontradas 10 espécies distribuídas em 9 gêneros sendo o gênero Miconiao mais representativo, com duas espécies e os demais gêneros apresentam uma única espécies cada. As espécies coletadas foram encontradas com diferentes hábitos de crescimento (herbáceo, subarbustivo, arbusto, e arbóreo) e nas mais diversas formações vegetacionais. Nos solos úmidos encontrou-se o maior número de espécies. Dessa forma o estudo realizado, promoveu o conhecimento das principais espécies de Melastomataceae existentes na Área de Proteção Ambiental Municipal do
Inhamum, destacando aspectos importantes sobre a família, que poderão ser utilizadas para subsidiar trabalhos posteriores e promover a conservação de espécies encontradas na área.
Palavras-chave: Melastomataceae,, Coleta, Gênero..