64ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação |
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A CRIAÇÃO DE VÍDEOS COMO UM INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE CODÓ (MA) |
Alexsandro Learte Santos 1 Francisco da Conceição Silva 1 Idovaldo Cunha da Silva 1 Larissa Thaís Chagas da Silva 1 Ângelo Rodrigo Bianchini 2 |
1. Licenciatura em Informática - Campus VII - Codó – UFMA 2. Professor Dr./Orientador – Departamento de Informática – UFMA |
INTRODUÇÃO: |
Os recursos tecnológicos veem se tornando cada vez mais parte de nosso cotidiano. Podemos ver que o computador está presente em quase todos os lugares. Assim, torna-se vital que o indivíduo se aproprie do conhecimento necessário sobre estes recursos para a promoção das máximas possibilidades do desenvolvimento humano. Sabemos que a escola é um dos elementos importantes na mediação do conhecimento, uma vez que o ser humano a frequenta desde os primeiros anos de vida. Diante disso, este trabalho procurou compreender, em uma perspectiva histórico-cultural, como se dá essa mediação ao utilizar a tecnologia, com ênfase na criação e edição de vídeos, como um instrumento pedagógico no ensino da língua portuguesa em uma escola pública estadual. Os discentes participantes fizeram pesquisas e produções textuais para a elaboração de vídeos, referentes à realidade de Codó, como: saúde publica e sistema educacional, que contribuiu para a ampliação de seus conhecimentos de leitura e escrita e sua criticidade em relação à realidade em que vive. Para tanto, o projeto contou com a participação dos professores de língua portuguesa. Os resultados deste trabalho permitiram um melhor entendimento de como tem ocorrido a inclusão dos discentes em relação à tecnologia e sua aplicação na área pedagógica. |
METODOLOGIA: |
As ações iniciais deste trabalho envolveram o estudo da teoria histórico-cultural e a sistematização e intencionalização das atividades a serem desenvolvidas, em colaboração com os docentes e discentes de uma escola pública estadual. As atividades foram organizadas, inicialmente, a partir de 04 (quatro) grupos compostos por 05 (cinco) discentes cada, tendo como critério de seleção a zona de desenvolvimento real do uso da informática básica. Os grupos participaram de um curso inicial sobre a utilização do software de edição de áudio e vídeo Sony Vegas 7.0, totalizando uma carga horária de 32 horas/aula. Em virtude do processo de reforma no qual se encontrava a escola no momento de desenvolvimento do trabalho, as atividades foram transferidas para o laboratório de informática da Universidade Federal do Maranhão - Campus VII - Codó. Na sequencia, cada grupo elaborou um tema referente à cidade de Codó, como, por exemplo, saúde pública, sistemas carcerário e educacional. Em seguida, procederam com levantamento e coleta de dados para a elaboração dos vídeos, através de reportagens, fotografias e produção textual. Neste momento, a presença do professor de língua portuguesa foi de grande importância, no sentido de proporcionar condições para a elaboração de textos nos temas tratados. |
RESULTADOS: |
A partir das atividades realizadas neste trabalho observou-se que: - Os discentes tiveram acesso aos recursos tecnológicos propostos pelo projeto, através do uso do software e de computadores; - Foram proporcionadas situações de aprendizagem, por meio de temáticas, a fim de que os alunos se apropriassem de conhecimentos da língua portuguesa, com auxílio da tecnologia; - Os alunos conseguiram, em sua maioria, utilizar os recursos disponibilizados para a criação de vídeos e produção textual, tais como: software, computadores, internet e editor de texto. -Foi promovida a interdisciplinaridade através dos temas abordados, que entendemos ser um fator importante para a apropriação dos conhecimentos em uma perspectiva colaborativa. Algumas dificuldades impossibilitaram a plena aplicação deste trabalho, como: - Reforma do prédio da escola, em pleno ano letivo, inviabilizando o uso de suas instalações para o desenvolvimento das atividades, forçando a escola a remanejar os alunos para prédios provisórios. - Evasão dos alunos, devido à dificuldade de locomoção para o Campus da universidade, o que ocasionou o encerramento das atividades com apenas sete discentes; Vale resaltar ainda que as atividades foram desenvolvidas em paralelo ao período regular de aula dos discentes, em horários opostos. |
CONCLUSÃO: |
A utilização dos recursos tecnológicos como uma prática pedagógica para o processo de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa neste trabalho viabilizou contribuições para a apropriação do conhecimento aos discentes. Pôde-se averiguar esta situação através das atividades de leitura e escrita, pesquisas na internet para os temas propostos e na criação e edição dos vídeos. A elaboração dos vídeos focou questões sociais, sugeridas neste projeto, que buscou desenvolver o senso crítico dos discentes em relação à realidade que os cercam. Frente ao exposto, o trabalho contribuiu para ampliar a compreensão de como vem ocorrendo a introdução dos recursos tecnológicos no âmbito escolar e sua utilização. Percebemos ainda a necessidade de capacitação técnico-pedagógica dos recursos tecnológicos na educação para os docentes, afim de que possam fazer melhor uso das tecnologias disponíveis na escola no seu trabalho educativo. Assim, faz-se necessário a criação de políticas públicas para garantir o acesso dos discentes aos recursos tecnológicos embasados pedagogicamente, uma vez que proporcionam a motivação necessária para as atividades de aprendizagem. |
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural, Língua portuguesa, Recursos Tecnológicos. |