64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A CRIAÇÃO DE VÍDEOS COMO UM INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE CODÓ (MA)
Alexsandro Learte Santos 1
Francisco da Conceição Silva 1
Idovaldo Cunha da Silva 1
Larissa Thaís Chagas da Silva 1
Ângelo Rodrigo Bianchini 2
1. Licenciatura em Informática - Campus VII - Codó – UFMA
2. Professor Dr./Orientador – Departamento de Informática – UFMA
INTRODUÇÃO:
Os recursos tecnológicos veem se tornando cada vez mais parte de nosso cotidiano. Podemos ver que o computador está presente em quase todos os lugares. Assim, torna-se vital que o indivíduo se aproprie do conhecimento necessário sobre estes recursos para a promoção das máximas possibilidades do desenvolvimento humano.
Sabemos que a escola é um dos elementos importantes na mediação do conhecimento, uma vez que o ser humano a frequenta desde os primeiros anos de vida.
Diante disso, este trabalho procurou compreender, em uma perspectiva histórico-cultural, como se dá essa mediação ao utilizar a tecnologia, com ênfase na criação e edição de vídeos, como um instrumento pedagógico no ensino da língua portuguesa em uma escola pública estadual.
Os discentes participantes fizeram pesquisas e produções textuais para a elaboração de vídeos, referentes à realidade de Codó, como: saúde publica e sistema educacional, que contribuiu para a ampliação de seus conhecimentos de leitura e escrita e sua criticidade em relação à realidade em que vive. Para tanto, o projeto contou com a participação dos professores de língua portuguesa.
Os resultados deste trabalho permitiram um melhor entendimento de como tem ocorrido a inclusão dos discentes em relação à tecnologia e sua aplicação na área pedagógica.
METODOLOGIA:
As ações iniciais deste trabalho envolveram o estudo da teoria histórico-cultural e a sistematização e intencionalização das atividades a serem desenvolvidas, em colaboração com os docentes e discentes de uma escola pública estadual.
As atividades foram organizadas, inicialmente, a partir de 04 (quatro) grupos compostos por 05 (cinco) discentes cada, tendo como critério de seleção a zona de desenvolvimento real do uso da informática básica.
Os grupos participaram de um curso inicial sobre a utilização do software de edição de áudio e vídeo Sony Vegas 7.0, totalizando uma carga horária de 32 horas/aula. Em virtude do processo de reforma no qual se encontrava a escola no momento de desenvolvimento do trabalho, as atividades foram transferidas para o laboratório de informática da Universidade Federal do Maranhão - Campus VII - Codó.
Na sequencia, cada grupo elaborou um tema referente à cidade de Codó, como, por exemplo, saúde pública, sistemas carcerário e educacional. Em seguida, procederam com levantamento e coleta de dados para a elaboração dos vídeos, através de reportagens, fotografias e produção textual. Neste momento, a presença do professor de língua portuguesa foi de grande importância, no sentido de proporcionar condições para a elaboração de textos nos temas tratados.
RESULTADOS:
A partir das atividades realizadas neste trabalho observou-se que:
- Os discentes tiveram acesso aos recursos tecnológicos propostos pelo projeto, através do uso do software e de computadores;
- Foram proporcionadas situações de aprendizagem, por meio de temáticas, a fim de que os alunos se apropriassem de conhecimentos da língua portuguesa, com auxílio da tecnologia;
- Os alunos conseguiram, em sua maioria, utilizar os recursos disponibilizados para a criação de vídeos e produção textual, tais como: software, computadores, internet e editor de texto.
-Foi promovida a interdisciplinaridade através dos temas abordados, que entendemos ser um fator importante para a apropriação dos conhecimentos em uma perspectiva colaborativa.
Algumas dificuldades impossibilitaram a plena aplicação deste trabalho, como:
- Reforma do prédio da escola, em pleno ano letivo, inviabilizando o uso de suas instalações para o desenvolvimento das atividades, forçando a escola a remanejar os alunos para prédios provisórios.
- Evasão dos alunos, devido à dificuldade de locomoção para o Campus da universidade, o que ocasionou o encerramento das atividades com apenas sete discentes;
Vale resaltar ainda que as atividades foram desenvolvidas em paralelo ao período regular de aula dos discentes, em horários opostos.
CONCLUSÃO:
A utilização dos recursos tecnológicos como uma prática pedagógica para o processo de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa neste trabalho viabilizou contribuições para a apropriação do conhecimento aos discentes. Pôde-se averiguar esta situação através das atividades de leitura e escrita, pesquisas na internet para os temas propostos e na criação e edição dos vídeos. A elaboração dos vídeos focou questões sociais, sugeridas neste projeto, que buscou desenvolver o senso crítico dos discentes em relação à realidade que os cercam.
Frente ao exposto, o trabalho contribuiu para ampliar a compreensão de como vem ocorrendo a introdução dos recursos tecnológicos no âmbito escolar e sua utilização.
Percebemos ainda a necessidade de capacitação técnico-pedagógica dos recursos tecnológicos na educação para os docentes, afim de que possam fazer melhor uso das tecnologias disponíveis na escola no seu trabalho educativo. Assim, faz-se necessário a criação de políticas públicas para garantir o acesso dos discentes aos recursos tecnológicos embasados pedagogicamente, uma vez que proporcionam a motivação necessária para as atividades de aprendizagem.
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural, Língua portuguesa, Recursos Tecnológicos.