64ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
A INFLUÊNCIA DOS PROGRAMAS DO GOVERNO FEDERAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: um estudo de caso |
Camila Fernanda Pena Pereira 1 Silvana Martins de Araújo 2 |
1. Estudante de pós graduação – UFMA 2. Profª. Msc./ Orientadora: Depto de Educação Física – UFMA |
INTRODUÇÃO: |
A política educacional brasileira protagonizada pelo governo federal através do Ministério da Educação tem sistematizado programas sociais que trazem a idéia da Educação Integral, que objetiva educar utilizando os dois turnos em todo o país, sendo o Mais Educação, o programa possivelmente pioneiro nesse contexto. Mas as dificuldades de implantação dessa proposta demandam reestruturações que vão além dos escritos em relação ao assunto abordado, pois as escolas públicas apresentam dificuldades que correspondem desde o espaço físico até os elevados índices de evasão escolar, refletindo também na disciplina Educação Física, onde nessa área, o fascínio pelo esporte e os discursos salvacionistas fazem com que a disciplina fique remetida ao tradicionalismo histórico de ser reconhecida como algo que pouco tem a acrescentar para a formação humana. A intenção em realizar esta pesquisa se dá no intuito de fazer dos programas sociais instrumentos de relevância social. Com isso, objetivou-se nesse estudo identificar se as aulas de Educação Física têm sofrido diretamente influências/interferências dos programas do governo federal Segundo Tempo e Escola Aberta, através da realização de um estudo de caso em uma escola da rede municipal de São Luis-MA. |
METODOLOGIA: |
Esta pesquisa pauta-se num olhar crítico que vise transformar a realidade, estando assim fundamentada pela concepção histórico - critico da Educação. Para tanto, esse estudo combinou-se com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo caracterizado como um estudo de caso em uma escola da rede municipal de São Luís do Maranhão, onde se buscou as teorias das questões sobre Educação Integral, Educação Física e programas sociais, através de buscas via internet, livros, anais de eventos, periódicos especializados e documentos relacionados à área educacional e da Educação Física. Os instrumentos de pesquisa foram: entrevista realizada com cem por cento (100%) dos coordenadores dos programas e cinqüenta por cento (50%) dos professores de Educação Física da escola. Além de questionários com cinqüenta por cento (50%) dos monitores do programa Escola Aberta, setenta e cinco por cento (75%) dos monitores do programa Segundo Tempo e quarenta por cento (40%) dos alunos (as) integrantes dos programas. |
RESULTADOS: |
Quanto ao funcionamento dos programas, a maior parte dos sujeitos da pesquisa reconhece sua existência, porém a ausência de consonância entre ambos apresenta desarticulação e fragilidades em termos de relevância social para o público participante. Sobre as atividades e horários, foi possível perceber que o Programa Segundo Tempo ocorre durante a semana e o Escola Aberta aos finais de semana, em horários que por vezes coincidem com as atividades formais da escola, neste caso, da educação física. A respeito dos recursos humanos os próprios sujeitos investigados revelaram falhas no critério de seleção dos monitores, pois alguns são escolhidos ao por indicação e quanto à coordenação das atividades comprovou-se um acúmulo de funções entre os professores envolvidos, sem haver uma equilíbrio de tarefas. Das interferências dos programas sociais para a disciplina educação física, notou-se que grande parte dos integrantes de ambos os programas não percebem interferências para a disciplina, exceto a coordenadora do programa Escola Aberta que interpreta de forma positiva tal problemática. Em contrapartida, as críticas geradas partiram da professora de educação física, que coloca em pauta a concorrência estabelecida com a disciplina, invertendo as prioridades do “primeiro tempo”. |
CONCLUSÃO: |
Conclui –se a partir dessa construção, que os programas sociais do governo federal não influenciam diretamente na disciplina educação física, porém suas ações interferem na inversão das prioridades, ou seja, na oferta de subsídios para o professor ter condições de qualificar a disciplina no âmbito escolar. Muitas vezes oferecendo pré-requisitos de trabalho melhores do que aqueles encontrados no ensino regular. |
Palavras-chave: Programas sociais, Esporte Educacional, Educação Física Escolar. |