H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 2. Artes Plásticas |
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MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ARTE: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO VISUAL À DISTÂNCIA |
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Meire Assunção Sousa Araujo 1
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1. Professora tutora/ Núcleo de Educação a distancia-UFMA
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INTRODUÇÃO: |
Trabalho de Mediação pedagógica a distancia desenvolvido pela equipe pedagógica do Programa Pró-Licenciatura ao trabalhar o uso das Tecnologias Contemporaneas nas escolas relacionando-os aos conteúdos das Artes Visuais, visando um reconhecimento da importância desses novos recursos tecnológicos para o processo de ensino direcionado à Arte além da apreciação, produção e Contextualização Histórica de Animações em stop-motion e diversas manifestações artísticas que envolvem a tecnologia no processo de criação. |
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METODOLOGIA: |
Para a execução dessa viência educativa, contamos com recursos, métodos e ferramentas disponibilizadas no Ambiente Virtual de aprendizagem, tais como: Fóruns e tarefas. Os atores envolvidos neste processo educativo foram os professores tutores e formadores do programa Federal Pró- licenciatura, bem como os alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais, durante o módulo Laboratório de Arte e Tecnologia. Os cursistas estudaram abordagens relacionadas de modo mais amplo a Arte e tecnologias, além disso, eles conheceram conteúdos mais específicos das Artes Visuais ao pesquisar sobre o surgimento da Animação bem como as suas mais variadas técnicas. Dando continuidade ao processo de ensino, os alunos pesquisaram sobre a aplicabilidade da utilização da Animação como conteúdo e como recurso didático na esfera educativa. Para finalizar, os professores-alunos produziram uma animação a partir da técnica Stop-motion. |
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RESULTADOS: |
A animação produzida integrou um vídeo documentário que os alunos produziram a partir da pesquisa de um artista local. Porém, apesar de termos alcançados os objetivos de fazer com que os alunos conhecessem Animação como manifestação artística, experimentassem algumas de suas técnicas e percebessem como recurso visual educativo e sensibilizador, notamos ao avaliar os trabalhos que eles apresentaram algumas falhas que decorrem de ordem técnica, a exemplo disso tivemos de quatro trabalhos finalizados, dois apresentaram problemas quanto a velocidade da Animação não pois foram feitas as configurações do programa Movie Maker de forma adequada no tocante ao tempo de passagem de uma imagem para outra, acarretando problemas quanto a ilusão de movimento que só é alcançada se as imagens forem passadas em certa velocidade. Essa falha ocorreu não por falta de orientação quanto a Edição de imagens e configurações do programa utilizado, pois em um dos encontros presenciais da disciplina o professor, realizou tais esclarecimentos, mas pela falta de experiementação em ativides dessa natureza. |
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CONCLUSÃO: |
Essa vivência educativa integrou aspectos vitais da Arte/Educação Contemporânea que devem ser continuamente revistos e refletidos nas mais diversas esferas do conhecimento direcionados aos processos cognitivos em Arte que convivem com o emergente uso das tecnologias contemporâneas associados aos conhecimentos artísticos. Desse modo, essa experiência figurou-se como algo bastante relevante, pois nota-se que foram alcançados objetivos educacionais ao perceber que, através de um trabalho consistente e colaborativo, com alunos da Educação a distancia foram vivenciados, entre outros elementos, três pilares essenciais em qualquer experiência educativa, a saber: conhecer, refletir e produzir conhecimentos no âmbito das Arte Visuais. |
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Palavras-chave: Tecnologias, Animação; stop-motion |