64ª Reunião Anual da SBPC |
B. Engenharias - 1. Engenharia - 7. Engenharia de Transportes |
SISC-RAD – SISTEMA DE CONTROLE E SEGURANÇA DE TRANSPORTE DE MATERIAIS RADIOATIVOS |
Igor Gomes da Costa dos Santos 1 Jorge Lúcio Rodrigues das Dores 2 |
1. Departamento de Zoologia e Animais Peçonhentos - UFBA 2. Prof. Orientador - Departamento de Zoologia e Animais Peçonhentos - UFBA |
INTRODUÇÃO: |
Uma pequena parcela da energia produzida no Brasil provem de usinas nucleares. A matéria prima base para produção de energia em usinas como essas é o urânio-235 processado e enriquecido. A extração e processamento do mineral formando o composto chamado Yellowcake acontece em Caetité/BA, onde existe a maior jazida de urânio das Américas. Uma vez por ano esse composto é transferido para o porto de Salvador/BA, de onde é transportado para que o urânio seja enriquecido na Holanda. O Yellowcake é levado em um comboio de caminhões por mais de 700 Km de rodovia, e apesar de todo o transporte ser normatizado por uma instituição federal, ainda assim existem diversas falhas no mesmo, o que expõe ao risco pessoas envolvidas direta e indiretamente nesse procedimento.Em 2007, os caminhões ficaram expostos em uma avenida pública de Salvador por não poderem entrar no porto de Salvador, pois o mesmo não possui condições normativas e estruturais para armazenar o Yellowcake até a chegada do navio, expondo mais uma vez um grande contingente de pessoas a um risco de contaminação. |
METODOLOGIA: |
Para o desenvolvimento da presente pesquisa foi realizada uma compilação bibliográfica aprofundada em livros, artigos científicos, sites institucionais, documentos e materiais empresariais relacionados a indústria de produção mineral urinífera. Além desses, também foram estudadas as normas e parâmetros da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e as normas e leis internacionais da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para o transporte de combustíveis nucleares. Após a análise bibliográfica, foi feito o estudo da geomorfologia do trajeto de Salvador até Caetité para o desenvolvimento de uma linha férrea de Comboio Elétrico de Alta Velocidade em levitação magnética (MagLeV) que tem como proposta o transporte do Yellowcake. Para a segurança e monitoramento do transporte foi desenvolvido um sistema de mediação de radiação durante todo o trajeto que encaminha todos os dados em tempo real das condições do transporte, para caso de acidente seja realizada uma intervenção radiológica e com uma biorremediação no solo em caso de vazamento. Para o projeto também foi realizado um estudo de custo da construção do sistema. |
RESULTADOS: |
Segundo a proposta do projeto, o composto Yellowcake será armazenado em containers do tipo B, conforme as normas CNEN-NE e posicionados corretamente nos vagões do trem eletromagnético, levando em consideração o centro de gravidade do recipiente. O trem percorrerá 730 Km de rodovias Estaduais e Federais de Caetité/BA até Salvador/BA. O trem possuirá um sistema de Sistema de Posicionamento Gobal (GPS) e todo o trajeto contará com arcos de medição do nível de radiação colocados na ponte que sustenta o trilho do trem e mandará em tempo real as condições para a central de monitoramento geral localizada em Caetité/BA. Em cidades estratégicas serão colocadas centrais de radioproteção que farão a intervenção radiológica, em caso de um vazamento ou acidente durante o trajeto. Será utilizada a técnica da biorremediação do solo em caso de vazamento do composto, que permitindo a recuperação do mesmo. O trem viajará a uma velocidade média de 300km/h, o que reduz substancialmente o tempo de deslocamento para 2 horas e 40 minutos. Isso torna o transporte mais eficiente e mais seguro, já que o trem percorrerá uma via exclusiva e será monitorado em todo o seu trajeto. |
CONCLUSÃO: |
Com base, nos dados obtidos podemos considerar que existe uma grande demanda de extração do urânio para as próximas décadas acarretando o transporte do elemento em suas variadas formas. A forma de transporte proposto nesse trabalho é considerada segura e rápida. Estes benefícios no transporte ocasionam uma possível aceitação das pessoas em relação ao urânio, pois a tecnologia e procedimentos recomendados propõe o despertar de tal acessão junto com as regras e leis já existentes, para o transporte do elemento radioativo, que objetivam a condução segura. Para o caso deste procedimento apresente um acidente durante o seu trajeto, o trabalho propõe a remediação, diminuindo a área afetada e o impacto deste vazamento, através de um biorreator e fitorremediação. E a proposta de um trem por levitação magnética diminui o tempo do trajeto, substituí o veículo utilizado atualmente na condução que ocorre anualmente de Caetité a Salvador. A aplicação de ciências naturais e exatas neste trabalho auxilia na aplicação da solução mais pertinente o problema exposto. Sugerimos a implantação desse transporte seja realizada com base na proposta do trabalho para que os objetivos de transporte rápido e seguro sejam cumpridos atendendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas em todos os aspectos que margeiam o manejo do Urânio. |
Palavras-chave: Combustível Nuclear, Segurança, Transporte. |