64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
O trabalho docente frente as necessidades, particularidades e diferentes realidades do educando da turma do 1º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Castelo Branco |
Edyanne de Fátima Leitão Maciel 1 Licia Crystine Pereira Silva 1 |
1. Depto. de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão - UFMA |
INTRODUÇÃO: |
Neste trabalho, propõe-se uma análise pedagógico-reflexiva diante da minha prática docente realizada na turma do 1º ano do ensino fundamental no Centro Educacional Castelo Branco, escola privada na qual trabalho há sete anos. A turma do 1º ano, a qual estou lecionando este ano, antes mesmo de recebê-la, ou seja, de iniciar o trabalho docente com os educandos, já chegava a mim cheia de recomendações quanto aos alunos, pois, a turma que se formava por alunos da casa e alguns poucos novatos, era composta por crianças: inteligente, brava, com dificuldades na fala, vinda do interior e adotada que não sabia quase nada, reprovado e com lentidão no desenvolvimento cognitivo. É na verdade uma sala mista, em que cada aluno e aluna apresentam suas necessidades, suas particularidades e ainda pertencem a uma realidade diferente. O trabalho docente é uma tarefa árdua e complexa que não pode ser pensada de qualquer forma e nem tão pouco, pode se dá de forma fria e mecânica. A ação do professor, em especial com crianças requer uma atenção especial, um olhar minucioso, que permita conhecer cada aluno e aluna, e assim desenvolver um trabalho pedagógico interessante que aguce na criança o desejo e a vontade de construir conhecimentos e saberes de forma prazerosa e significativa. |
METODOLOGIA: |
O trabalho consiste, num estudo de caso, da turma do 1º ano do ensino fundamental do Centro Educacional Castelo Branco, composta por dez crianças, numa faixa etária de 6 e 7 anos, em que diante das necessidades, peculiaridades e diferentes realidades dos educandos, fez-se de fundamental importância uma investigação por meio de rodas de conversa, observação no relacionamento com os colegas e professora, participação de atividades livres e dirigidas, escritas, orais e lúdicas, que tinha como objetivo conhecê-los dentro de sua individualidade para que a metodologia pensada e realizada em sala de aula, fosse uma ação pedagógica que os contemplassem significativamente no processo de ensino-aprendizagem. |
RESULTADOS: |
A pesquisa possibilitou conhecer os educandos e assim desenvolver e direcionar um trabalho pedagógico de acordo com as suas necessidades, peculiaridades e diferentes realidades dos mesmos. Ou seja, as rodas de conversa, e a forma como se deu toda a investigação, permitiu que alunos e docente estabelecessem uma relação de confiança e amizade, evitando assim uma visão preconceituosa sobre o outro e ainda rotulada diante das possibilidades e limitações que poderiam vir a ter durante o processo de ensino aprendizagem. Quanto a algumas problemáticas apontadas no início do ano letivo, como dificuldades na fala e lentidão no desenvolvimento cognitivo, estas foram analisadas, compartilhadas e esclarecidas aos pais dos alunos, numa perspectivas de que estes buscassem auxílio de um profissional especializado para as crianças e assim contribuíssem para o desenvolvimento dos educandos. As atividades realizadas em sala permitem sempre o diálogo aberto, trazendo as vivências dos alunos para sala de aula, o que lhes permite exercitar a fala, a compreensão, a leitura de forma lúdica e descontraída. |
CONCLUSÃO: |
O trabalho docente hoje, mesmo diante de tantas transformações históricas e sociais, ainda se caracteriza, como uma ferramenta de fundamental importância e relevância na sociedade atual. Embora desvalorizada e mal remunerada, é o trabalho do professor em cumprimento de sua função social que aguça e fomenta nos sujeitos novas ideias e ações que proporcionam mudanças na realidade em que vivemos, contudo, não são todos os professores que demonstram essa postura e interesse quanto ao que lhe é de dever. Diante dessa perspectiva, compreende-se que muitas das vezes está sim nas mãos do professor fazer com que seu aluno tenha bons resultados na vida, se este lhe olha e lhe percebe como sujeito único e dotado de necessidades e peculiaridades. Sabe-se também, que as nossas escolas públicas, diferente do que fora exposto no presente trabalho, que voltou-se para uma turma com dez alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola privada de São Luís, estas são superlotadas e com poucas condições de infraestrutura básica para garantir um bom ensino e aprendizado. Porém, percebe-se que o diferencial do trabalho docente está numa educação mais aberta, que permita o aluno se expressar das mais diversas formas, sem limitar-se as aprendizagens tão somente mecânicas e rotineiras da escola. |
Palavras-chave: Trabalho docente, Educandos, Aprendizagem significativa. |