64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
Comunicação e Cultura de paz: O blog como ferramenta de expressão dos jovens da Vila Embratel
Rosemeri Teixeira Barros 1
Vera Lúcia Rolim Salles 2
1. Autora - Depto de Comunicação Social - UFMA
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Comunicação Social - UFMA
INTRODUÇÃO:
A primeira etapa, concluída em Janeiro de 2012, do projeto de Pesquisa Meios de Comunicação e a Cultura de Paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, tinha como objetivo principal promover o protagonismo juvenil, através de linguagens audiovisuais e artísticas baseado nos valores da cultura de paz, logrando a democratização da comunicação e a possibilidade de difundir a opinião dos jovens sobre seu próprio bairro, a Vila Embratel, que vive o estigma de violento, reforçado principalmente pela mídia local. Para alcançar este objetivo o projeto trabalhava por meio de oficinas que visavam identificar o imaginário de paz dos jovens antes e depois do projeto aprofundar, com estes, conteúdos relacionados aos valores da cultura de paz. Uma destas oficinas foi a de blog da qual participaram doze jovens, esta oficina ofereceu indicadores que evidenciam a importância da continuidade do projeto, pois em um curto período de tempo os jovens passaram a se posicionar e reconhecer como protagonistas de seus espaços e agentes de transformação para uma nova realidade pautada nos valores da cultura de paz.
METODOLOGIA:
O projeto, também chamado de Comunicapaz, utiliza a metodologia da pesquisa-ação que implica, além da pesquisa, o desenvolvimento de ações que possam combater, em colaboração com todos os envolvidos, um problema social identificado, neste caso o estigma da violência vivenciado pelos jovens moradores da Vila Embratel. Assim a oficina de blog surge com a possibilidade de estabelecer um local de fala para os jovens e também de promover os valores da cultura de paz, utilizando os meios de comunicação de forma educativa com vistas a expressar um outro olhar sobre o bairro. A oficina de Blog aconteceu nos dias 9 e 23 de outubro de 2010, foi ministrada pelo artista gráfico Jonilson Bruzaca, que ao iniciar a oficina firmou um acordo de convivência no qual os jovens sugeriram “regras” baseadas nos princípios da Cultura de Paz como respeito ao outro, diálogo e solidariedade, e repassou assuntos como internet, imagem e correio eletrônico, enfatizando a criatividade dos jovens resultando na criação de dez blogs que foram interligados ao blog do Comunicapaz com o objetivo de estabelecer uma rede colaborativa de cultura de paz.
RESULTADOS:
A oficina resultou na produção de dez blogs que tratavam de diversos temas como futebol, religião, música, amor e reflexão, porém todos baseados na cultura de paz, estes blogs foram interligados ao blog do projeto com o intuito de formar a rede colaborativa virtual. Isto não foi possível devido aos problemas de acesso à internet que os jovens enfrentavam, no questionário aplicado com estes jovens identificou-se que 78% acessam a internet em “lan house”, este serviço é pago e a maioria dos jovens segundo a pesquisa não possui ocupação profissional tornando raro seu acesso a este espaço e como conseqüência a dificuldade de manuseio de computadores. Além disso, alguns jovens conseguiram manter seus blogs atualizados e suas postagens permitem o vislumbre de vários resultados como a tomada de uma postura cidadã por parte dos jovens, como constatado neste depoimento: “O jovem na sociedade não deve ser só mais um individuo com direitos e deveres, mas sim, um cidadão ciente de que cada passo que ele dá em busca de algo melhor é uma vitoria alcançada, pois ao procurar a mudança eles encontraram o caminho para um novo mundo. A mudança não começa com um ato. mas com o simples fato de, primeiramente o individuo mudar em seu interior. A VIDA SÒ MUDA QUANDO VOCÊ MUDA.”(Edileuza Ribeiro)
CONCLUSÃO:
Apesar da influência da mídia no imaginário dos jovens moradores do bairro da Vila Embratel também é possível perceber que a partir da metodologia utilizada pelo Projeto os jovens se sentiram protagonistas e agentes na construção de uma sociedade pautada nos valores da cultura de paz. Assim, é o que se constata nesta postagem de um dos participantes da oficina de blog Vários nomes, vários homens, negros, ativistas, verdadeiros combatentes, contribuíram sim de alguma forma com a mudança. Conquistaram direitos, expressão, dignidade .lutaram contra o preconceito racial e social. Fizeram a parte deles, cabe a nós fazer a nossa também... ''. Na oficina de Blog percebeu-se também que as expressões dos sonhos, das idéias desses jovens são semelhantes às de qualquer outro grupo de jovens nesta faixa etária independente do local onde vivem. Possibilitar as estes jovens um espaço de fala e diálogo eleva sua auto-estima e confiança como afirma a fala de Geane uma das jovens do Comunicapaz: “Eu não me acho ser uma pessoa especial, me dizem às vezes somente para levantar meu astral, ou então eu preciso confiar mais em mim. Devo começar uma revolução em mim, rever minhas idéias, opiniões, crenças e atitudes.”
Palavras-chave: blog, Cultura de paz, Jovens.